v. 1 n. 2 (2016): Cadernos Macambira: II Simpósio de Agroecologia UNEB Campus XXII

II Simpósio de Agroecologia UNEB CAMPUS XXII

A revista Cadernos Macambira tem por objetivo publicar artigos, resumos e relatos de experiência apresentados em eventos nas diferentes áreas do conhecimento, apoiados ou organizados pelo Laboratório de Políticas Públicas, Ruralidades e Desenvolvimento Territorial - LaPPRuDes, pelo IF Baiano, ou mesmo por instituições e grupos parceiros.

Assim, é com imensa satisfação que a equipe de pesquisadores do LaPPRuDes disponibiliza as (aos) leitores, a agricultoras (es), camponesas (as), a estudantes, professores, extensionistas, pesquisadores e a quem possa interessar segundo número da revista Cadernos Macambira, trazendo os resumos apresentados no II Simpósio de Agroecologia, ocorrido de 27 a 29 de outubro de 2015, no Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias da Universidade Estadual da Bahia – UNEB, Campus XXII, em Euclides da Cunha – BA.

 O II Simpósio de Agroecologia foi coordenado pelos professores Adailson Feitoza e Poliana Gonçalves Guimarães da UNEB – Campus XXII e compuseram a comissão organizadora: Alan Dantas de Jesus, Alexandre Vasquez Caramelo, Erika Dantas de Macedo, Gustavo Carvalho Santos Cardozo, Izis Katarina Santana Mello, Jean Santana Miranda, Jildemar Santos de Morais, Jackson José dos Santos, Lilian Pestana, Rosângela Macedo de Jesus, Vanessa Rodrigues, Vilani Souza Santos e Wilza Fagundes Cerqueira.

Incorporado ao II Simpósio de Agroecologia ocorreu o I Encontro de Agricultores Experimentadores do Estado da Bahia, proposta realizada pela Coordenação do Centro de Tecnologias Sociais do Semiárido – do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IF Baiano.

Além destas instituições a Associação Regional de Convivência Apropriada ao Semiárido (ARCAS), o Centro de Tecnologias Sociais do Semiárido vinculado ao IF Baiano e Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia e Produção Orgânica, vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IF Piauí, estiveram envolvidos na organização do II Simpósio de Agroecologia.

Durante o evento ocorreram minicursos, oficinas, palestras, mesas redondas nos quais se discutiu a Agroecologia e a geração/intercâmbio de conhecimentos entre acadêmicos e agricultores e agricultoras experimentadores do Estado da Bahia.

Ocorreram também, durante o II Simpósio de Agroecologia o Prêmio Mandacaru de Fotografia, com o tema: Belezas do Sertão e a premiação para os melhores trabalhos apresentados, nas categorias resumo expandido e relato de experiência.  

A Comissão Científica responsável pela avaliação dos resumos e relatos de experiências inscritos e apresentados no II Simpósio de Agroecologia, foi composta Aurélio José Antunes de Carvalho (IF Baiano), Claithiane Soares Oliveira (IF Baiano), Cleidianne Sousa Pereira Rodrigues (IF Baiano), Davi Silva da Costa (IF Baiano), Delfran Batista dos Santos (IF Baiano), Edilane Duarte (UNEB), Heron Ferreira de Souza (IF Baiano), Poliana Gonçalves Guimarães (UNEB), Rafael Mota da Silva (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB), Rérison Magno Pimenta Borges (UNEB) e Rubens Silva Carvalho (UNEB).

Ao todo foram 23 trabalhos inscritos e apresentados, e dessa forma compõem este número da revista Cadernos Macambira, sendo 15 Resumos expandidos e 08 Relatos de Experiências desenvolvidas nas diferentes temáticas voltadas a Agroecologia.

O trabalho premiado na categoria resumo expandido foi o trabalho: “Rizobactérias do semiárido na promoção de crescimento de plantas de milho (Zea mays L.)” de autoria de: Wilza Fagundes Cerqueira, Jildemar Santos de Morais, Jean Santana Miranda, Erika Dantas de Macêdo e Adailson Feitoza de Jesus Santos. Já na categoria relato de experiência o trabalho premiado foi: “Economia solidária e agricultura familiar: tecendo laços para a inserção de um comércio justo e sustentável” de autoria de: Bárbara Lourena de Sousa Santos Oliveira, Deborah Murielle de Sousa Santos, José de Jesus Cruz e Antônio Domingues Moreira.

O LaPPRuDes informa ainda que o próximo número da revista Cadernos Macambira saíra ainda este ano com o Anais do III Simpósio de Agroecologia da Bahia, aguardem.

Publicado: 2017-02-18