v. 1 n. 1 (2016): Cadernos Macambira: IV MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IF BAIANO - ILHÉUS-BA - - 18 a 21 de novembro de 2015.

					Visualizar v. 1 n. 1 (2016): Cadernos Macambira: IV MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IF BAIANO - ILHÉUS-BA - - 18 a 21 de novembro de 2015.

O Laboratório de Políticas Públicas, Ruralidades e Desenvolvimento Territorial - LaPPRuDes foi criado em Bom Jesus da Lapa no ano de 2013 pelos pesquisadores Davi da Silva Costa e Heron Ferreira de Souza, sendo cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e certificado pelo Instituito Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IF Baiano.

Os objetivos LaPPRuDes são: 1) Desenvolver estudos e pesquisas relacionados as diferentes matizes que articulam políticas públicas, ruralidades e desenvolvimento; 2) Contribuir com as comunidades locais e os territórios baianos no que tange ao entendimento da relação das questões sociais, econômicas, educacionais e tecnológicas; 3) Promover estratégias de intervenções locais, a partir do diálogo com as comunidades, no âmbito dos pressupostos da tecnologia social.

Para alcançar seus objetivos o LaPPRuDes desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão em diferentes Território do Estado da Bahia e está organizado em três linhas de pesquisa, sendo: 1) Educação do Campo, Educação Ambiental e Agroecologia; 2) Reforma Agrária, Identidades e Processos de (i) mobilidades e 3) Políticas Públicas, Trabalho e Desenvolvimento Territorial.

Com o passar dos anos os pesquisadores e extensionistas sentiram a necessidade de ampliar as ações de divulgação científica de livre acesso para o meio acadêmico científico e demais pessoas interessadas em ciências, tecnologia e inovação, principalmente voltadas para Agroecologia, Economia Solidária, Educação do Campo e Ciência, Tecnologia e Inovação. Como culminância dessas ações foi planejado o lançamento de dois periódicos científicos, sendo a Cadernos Macambira o primeiro destes.

O propósito da Cadernos Macambira é publicar artigos, resumos e relatos de experiência apresentados em eventos nas diferentes áreas do conhecimento, apoiados ou organizados pelo LaPPRuDes, pelo IF Baiano, ou mesmo por instituições e grupos parceiros.

Em seu primeiro volume, a Cadernos Macambira traz vinte resumos expandidos, resultantes da seleção dos melhores trabalhos de iniciação científica desenvolvidos por estudantes do IF Baiano, e apresentados na IV Mostra de Iniciação Científica (MIC) do Instituto Federal Baiano.

A IV MIC foi organizada pelo IF Baiano Campus Uruçuca, e teve como foco a popularização das ciências e a reflexão sobre à importância da indissociabilidade do Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação. O evento contou com a participação de 1.279 (um mil, duzentos e setenta e nove) inscritos e 226 (duzentos e vinte e seis) trabalhos submetidos nas diferentes áraes do conhecimento.

Os trabalhos foram inscritos e apresentados na IV MIC em diferentes categorias, a saber: relatos de experiências de pesquisa ou extensão, relatos experimentais, projetos de pesquisa, revisão de literatura, pesquisa participante, todos associados ao tema do evento “Caminhos para uma sociedade criativa”.

A Comissão Científica que se incumbiu de avaliar os resumos, conforme critérios definidos pela IV MIC, foi composta pelos professores Sayonara Cotrim Sabioni, Rísia Kaliane Santana de Souza, Diogo Antonio Queiroz Gomes, Rylvania Soares Dantas, José Carlos Dias, Cristiane Pereira Lima, Adéliton da Fonseca Oliveira e  Nielson Machado dos Santos os quais selecionaram os 20 (vinte) melhores trabalhos, que foram premiados e compõem este volume da Cadernos Macambira nas seguintes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias, com 17 (dezessete) trabalhos; Ciências Exatas e da Terra, com dois trabalhos e Letras, Linguística e Arte, com um trabalho.

A construção de uma mente crítica e questionadora, diante da sociedade, é necessária para desenvolver no jovem, o espírito observador e receptivo, no mundo, que o cerca. Esta oportunidade é dada pela revista Macambira, como meio de socialização dos resultados de pesquisa e extensão e de outras formas de expressão, contribuindo para maior visibilidade à produção acadêmica pública, em nível de iniciação científica

Publicado: 2016-09-09