O silenciamento histórico da Palestina: um desafio para a historiografia contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35642/rm.v8i1.1405

Palavras-chave:

Estigmas, Judeus-israelitas, Oriente Médio, Gaza

Resumo

O historiador Josué Berlesi (Unifesspa) fornece-nos um importante documento que evidencia o quanto a Palestina tem um passado negado por conta do monopólio do “Antigo Israel”. No escrito: O silenciamento histórico da Palestina: um desafio para a historiografia contemporânea, vê-se o passado e suas reverberações no atual conflito no Oriente Médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josué Berlesi, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)

Natural de Ijuí - RS, cursou licenciatura em História na UFRGS e mestrado e doutorado em Teologia na EST. Desde o início de suas atividades acadêmicas, dedica-se ao estudo da história antiga oriental. Atua como docente universitário na Amazônia desde 2010, atualmente lotado na unidade central da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) em Marabá, Pará, Brasil.

Referências

KENYON, K. M. Arqueología en Tierra Santa. Barcelona: Editorial Garriga. 1963.

Publicado

2024-09-30

Como Citar

BERLESI, Josué. O silenciamento histórico da Palestina: um desafio para a historiografia contemporânea. Revista Macambira, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 1–5, 2024. DOI: 10.35642/rm.v8i1.1405. Disponível em: https://revista.lapprudes.net/RM/article/view/1405. Acesso em: 6 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: “Bastardos” do nosso tempo: reflexões sobre a estigmatização às diferenças