EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TERRITÓRIOS E RESISTÊNCIAS: DIÁLOGOS COM PAULO FREIRE

Volume 1

Autores

  • Heron Ferreira Souza heronifbaiano@gmail.com
    Instituto Federal Baiano
  • Avelar Luiz Bastos Mutim amutim@hotmail.com
    Universidade do Estado da Bahia
  • Aline de Oliveira Costa Santos alineocsantos@gmail.com

Palavras-chave:

Dialógos, Educação profissional, Paulo Freire

Resumo

É com grande satisfação que apresentamos aos leitores e às leitoras este livro construído coletivamente por professores-pesquisadores e professoras-pesquisadoras a partir de interpretações críticas de experiências, estudos teóricos e epistemológicos e reflexões de investigações sobre processos pedagógicos, formativos e educativos que perpassam a relação trabalho e educação, considerando os diferentes contextos organizacionais, territoriais e socioculturais.
Ressaltamos que o livro busca traduzir, também, a práxis de grupos de pesquisas e redes de pesquisadores(as) comprometidos com a produção de conhecimento territorialmente situado, construído no diálogo com os povos originários e do campo, trabalhadores(as) associados(as) e sujeitos da educação profissional. Portanto, a práxis de pesquisa se dá de forma articulada com a práxis educativa dos sujeitos envolvidos e, ainda, como exercício crítico-reflexivo sobre a prática pedagógica na educação profissional ou sobre o movimento dinâmico entre o pesquisar, o agir e o educar (ensinar e aprender).
Os capítulos que compõem o livro decorrem das discussões provocadas com e/ou para o I Congresso Internacional Online de Educação Profissional, Territórios e Resistências – I CIEPTER. Vale demarcar que grande parte dos conferencistas aceitou o desafio de traduzir suas exposições orais nos textos aqui apresentados, aos quais reiteramos os nossos agradecimentos, sobretudo considerando o rebatimento desse período pandêmico sobre a nossa capacidade de produzir.

Biografia do Autor

Heron Ferreira Souza, Instituto Federal Baiano

Licenciado em Geografia, Doutor em Educação pela Unicamp, Pósdoutor em Educação e Contemporaneidade pela UNEB, Professor no Mestrado Profissional em Rede em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT / IFBAIANO. E-mail heronifbaiano@gmail.com

Avelar Luiz Bastos Mutim, Universidade do Estado da Bahia

Licenciado em Ciências Agrárias, mestrado e doutorado em Educação pela UFBA. Professor Titular no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade / PPGEduC - UNEB (mestrado e doutorado) e no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação / GESTEC – UNEB (mestrado profissional). E-mail amutim@hotmail.com.

Aline de Oliveira Costa Santos

Licenciada em Pedagogia, Doutora em Educação e Contemporaneidade pela UNEB. 

Capa

Publicado

2021-08-13