Plantas Alimentícias Não Convencionais: o uso da biodiversidade na alimentação

Série: Livretos de Extensão Tecnológica, volume 1

Autores

Palavras-chave:

PANC, Agroecologia, Conhecimento tradiconal

Resumo

A coletânea “Livretos de Extensão Tecnológica” do Núcleo de Estudos em Agroecologia – NEA Abelmanto tem por objetivo a divulgação de materiais construídos a partir de ações individuais e coletivas que se alinham as finalidade do núcleo, especialmente, a ditas nos no Art.3º, incisos VI “Sistematizar e socializar, a partir dos processos educativos e participativos, os conhecimentos e saberes re-construídos pelos sujeitos do campo”; e VII – “Disponibilizar o acervo produzido pelo NEA em ambiente virtual de livre acesso” .

A proposta desse e-book foi pensada para dar suporte, como material de apoio, as oficinas e ações do Projeto: Diálogos e saberes sobre plantas alimentícias não convencionais nas comunidades rurais de Serrinha, financiado através do Edital de extensão nº 02-2020/PROEX/CPPEX/IFBAIANO Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Extensão – PIBIEX modalidade superior - Edital de Extensão.

O e- book Plantas Alimentícias Não Convencionais: o uso da biodiversidade na alimentação trás resultados das experiências acumuladas, dos saberes e conhecimentos desenvolvidos por meios por meio de projetos de pesquisa, ensino e  extensão da equipe de pesquisadores, estudantes e colaboradores envolvidos nas ações com PANC do Nea Abelmanto, do LaPPRuDes e do Xerófilas desde 2016.

A organização está disposta em três partes, sem a primeira introdutória sobre as PANC, a segunda trás questões gerais e orientações sobre as PANC encontradas regionalmente, a terceira e última parte trás informações  sobre as principais espécies e receitas com formas de preparo e uso de cada uma.

Biografia do Autor

Erasto Viana Silva Gama, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Engenheiro Agrônomo (2007) e Mestre em Ciências Agrárias pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2011). Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico na área de Agroecologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Serrinha, onde ministra disciplinas no Curso Técnico em Agroecologia e na Pós-Graduação latu sensu em Inovação Social, com ênfase em economia solidária e agroecologia. Membro do Grupo de Pesquisas e Estudos sobre Lavoras Xerófilas - XERÓFILAS e do Laboratório de Políticas Públicas, Ruralidades e Desenvolvimento Territorial - LaPPRuDes, nesses grupos desenvolve ações de inovação, pesquisa e extensão relacionado a caatinga, comunidades tradicionais, lavouras e plantas xerófilas, panc, homeopatia e manejo de agroecossistemas.

Carla Teresa dos Santos Marques, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Serrinha

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2008) e mestrado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2011). Atualmente é professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agricultura Familiar e Agroecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Agroecologia, Agricultura Familiar, Plantas Alimentícias Não-Convencionais, Plantas Espontâneas e Plantas Medicinais

Edna Santana dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Serrinha

Técnica em Agroecologia (2019) e Granduanda de Tecnologia em Gestão de Cooperativas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Serrinha. 

capa

Publicado

2023-07-02