Inspirações para educação infantil do campo

Autores

  • Raíra Dipaula Moreira de Castro Silva dipaularaira@gmail.com
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Bom Jesus da Lapa

Resumo

Gostaria de apresentar para vocês o material: “Inspirações para a Educação Infantil do Campo”. Essas ideias foram produzidas e organizadas com muito carinho e tem como intuito colaborar junto com vocês educadoras (es) no processo de planejamento e aplicação de atividades com as crianças campesinas na comunidade em que atuam. As informações aqui dispostas são frutos dos resultados encontrados no meu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, que foi desenvolvido no Programa de Especialização em Educação do Campo (IF Baiano - Campus Bom Jesus da Lapa), a pesquisa realizada está intitulada como: “Educação Infantil do Campo: um estudo sobre as propostas curriculares em uma escola do campo”, cujo objetivo foi analisar como as propostas curriculares de uma escola campesina abordam a educação infantil do campo, e para alcançar algumas respostas ficaram definidos os seguintes objetivos específicos: (i) elencar os desafios encontrados pela escola para viabilizar a inserção das famílias na educação infantil do campo; (ii) identificar por meio de questionário com as professoras a associação do conhecimento popular e teórico na educação infantil do campo; (iii)analisar de que forma os documentos e propostas metodológicas contemplam as discussões da educação infantil do campo na escola e (iv) propor práticas pedagógicas que auxiliem as professoras no fortalecimento dos saberes/fazeres da comunidade na escola.
As proposições estão organizadas em 10 eixos centrais que podem se desdobrar em outras temáticas. Os tópicos estão estruturados da seguinte forma como: 1. Eu sou... (origem e realidade da criança campesina); 2. Onde estou? (traços específicos da comunidade); 3. O que me representa? (simbologias locais); 4. Que história me rodeia? (percurso histórico da família/comunidade); 5. De onde a comida vem? (localização, plantação, modos de produção e comercialização de produtos); 6. Do que me alimento? (alimentação proveniente da comunidade); 7. Que bichinhos são esses? (reconhecimento de animais típicos); 8. Que plantinhas são essas? (reconhecimento de plantas típicas); 9. Que tempinho bom! (relevância do clima e fenômenos naturais); 10. Eu sou grande ou pequeno? (grandezas e medidas). Mediante o estudo e análise das evidências encontradas sentimos a necessidade de criar um produto que oferecesse: orientações/dicas sobre a Educação Infantil do Campo, sugestões de atividades, vídeos, dinâmicas, curiosidades, experimentos, textos, bem como propor a indicação de artigos acadêmicos e livros que auxiliassem nas etapas de delineamento do Plano de Curso da escola, assim como no momento de construção de metodologias e práticas do (a) professor (a).
Provavelmente vocês devem estar curiosas (os) para saber como surgiu o meu interesse por essa área de pesquisa. O desejo em me aprofundar por esse tema surgiu a partir das inquietações diárias, por ser filha de uma professora do campo e neta de agricultoras campesinas sempre transitei no ambiente rural, seja ele escolar ou não. E esses momentos fizeram com que eu criasse um vínculo forte com o campo, essa relação profunda repercutiu em vários âmbitos da minha vida. O sentimento de pertencimento aflora de maneira intensa e me incentiva a buscar/compartilhar todo o conhecimento possível.

Biografia do Autor

Raíra Dipaula Moreira de Castro Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Bom Jesus da Lapa

Especialista em Educação do Campo do Instituto Federal Baiano do Campus de Bom Jesus da Lapa.

capa

Publicado

2023-06-29