Palavras-chave:
EDITAL DE EXTENSÃO Nº 38/2023, IF Baiano, Extensão
Resumo
Este panfleto é a culminância do projeto de extensão intitulado “Ciência na Feira”, cujo objetivo foi popularizar o conhecimento científico, aumentando a percepção sobre o papel da ciência na sociedade e reconhecendo a importância da troca de saberes entre a academia e a comunidade da feira livre no município de Santa Inês, no estado da Bahia. Durante a execução do projeto, tanto bolsista quanto colaboradores, perceberam a importância de ter uma ficha que facilitasse a organização e sistematização das exposições. O projeto contou com financiamento do Edital de Extensão Nº 38/2023, PROEX/CPPEX/IF Baiano / PIBIEX – Modalidade Junior
Biografia do Autor
Jucilene Jesus Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IF Baiano – Campus Santa Inês
Discente do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Baiano, Campus Santa Inês. Membra do EnsiPeBio, Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Biodiversidade, do Grupo de Estudos Sócio Ambiental com Ênfase em Recursos Hídricos do vale do Jiquiriçá, GESARH e do Projeto de Extensão Ciências na Feira, Bolsista no projeto de pesquisa "Determinação do teor de pigmentos cloroplastídicos e vacuolares em pinhão-roxo sob estresse por irradiância" , IF Baiano. Participou como bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID (2018) e no Programa de Residência Pedagógica. (2020)
Romária Pereira Araújo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IF Baiano – Campus Santa Inês
Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2009), mestrado (2012) e doutorado (2017) em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Experiência na área de Fisiologia Vegetal Molecular. Experiência com o Ensino Básico e atua em Popularização Científica desde a graduação. Atualmente, atua no curso superior de Licenciatura em Ciências Biológicas e Bacharelado em Zootecnia no IF Baiano, Campus Santa Inês. Coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Coordena o Projeto de Extensão Ciência na Feira.
Rogério Soares Cordeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IF Baiano – Campus Santa Inês
Possui licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas (2001), mestrado (2010) e doutorado (2017) em Ensino de Biodiversidade, pela Universidade de Mogi das Cruzes - UMC no programa de Biotecnologia. Especialista em Ensino de Ciências pela Universidade do Oeste Paulista - Unoeste (2023). É professor efetivo do Instituto Federal Baiano (EBTT - IF Baiano), com atuação e experiência na Educação Básica e Superior. Faz parte do Colegiado e Núcleo Docente Estruturante da Licenciatura em Ciências Biológicas. Tem publicações, orientações, projetos de pesquisa, ensino e extensão nas áreas de Ensino de Ciências e Biologia; Biodiversidade e suas relações com a Sistemática Filogenética / Evolução; Análises de documentos relacionados à Educação Básica; Estratégias e Métodos de Ensino. É avaliador de revistas do ensino de Ciências e Biologia. É líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Biodiversidade - EnsiPeBio e pesquisador nos grupos cadastrados pelo CNPq: Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências (UFABC) e Grupo de Investigações em Etnobiologia e Ensino de Ciências (GIEEC-UEFS/UFBA). É membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e da Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio).
Edilaine Andrade Melo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IF Baiano – Campus Santa Inês
Possui doutorado em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018), mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe (2013), graduação em Ciências Biológicas Licenciatura também pela Universidade Federal de Sergipe (2010) e graduação em Tecnologia em Gestão de Turismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (2007). Tem experiência nas áreas de Botânica, Ecologia, Etnobotânica e Ensino de Ciências. Atualmente é professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano