JUVENTUDES RURAIS DA COMUNIDADE DE RIBEIRA-ARACI/BA: PROLONGAMENTO DA ESCOLARIZAÇÃO E PROJETOS DE FUTURO
DOI:
https://doi.org/10.59033/cm.v8iespecial1.1152Palavras-chave:
juventudes rurais, escola, projeto de futuroResumo
O presente trabalho teve como objetivo analisar os fatores que interferem nas decisões de jovens rurais da comunidade da Ribeira- Araci/BA, tanto no sentido de prolongar a escolarização visando ampliar as possibilidades ocupacionais, como os que interferem na decisão do abando escolar. O estudo traça o perfil dos jovens e identifica o papel atribuído à escola na elaboração de projetos de futuro. Com abordagem qualitativa e análise das entrevistas narrativas dos jovens, dialogamos com autores como Pais (1990) para pensar as juventudes como uma construção histórica permeada por condicionantes, Marin (2019) que propõe a observação das juventudes rurais a partir da análise dos contextos histórico-sociais e Leão (2011), que consagra os projetos de vida como a capacidade individual dos jovens em elaborar projetos. Os resultados apontam que os jovens da Ribeira têm se esforçado para expandir suas redes e superar a escassez de certos recursos materiais, econômicos e simbólicos.
Referências
IBGE. Censo demográfico 2010: educação-amostra. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/araci/panorama. Acesso em: 23 nov. 2023.
LEÃO, Geraldo; DAYRELL, Juarez Tarcísio; REIS, Juliana Batista dos. Juventude, projetos de vida e ensino médio. Educ. Soc., Campinas, v. 32, n. 117, p. 1067-1084, out.-dez. 2011. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 01 dez.2021.
MARIN, Joel Orlando Bevilaqua. Juventudes Rurais: processos sociais e temáticas de pesquisa. In: MARIN, Joel Orlando Bevilaqua; FROEHLICH, José Marcos. Juventudes rurais e desenvolvimento territorial. Santa Maria: Ed. UFSM, 2019. p.35-66.
MENEZES, Isabela Gonçalves de. Jovens rurais no sertão sergipano: escolarização e identidades culturais. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, 2012.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 28 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
NASCIMENTO, Valdriano F. do; FARIAS, Isabel M.S. Procedimentos de acesso a narrativas na produção de dados em pesquisas com os cotidianos. In: ARAÚJO, Raimundo Dutra de e ARAUJO MACHADO, Francisco Antonio. Processos metodológicos na pesquisa em educação: dispositivos de produção e análise de dados em movimento. 1. Ed. Parnaíba: Acadêmica Editorial, 2020. (p.25-42).
SANTOS, Katiuscia da Silva. História da educação em Araci: elos entre a reminiscência da educação de jovens e adultos e a remanescente (in)visibilidade dos sujeitos na contemporaneidade. Dissertação (Mestrado Educação e Contemporaneidade) Universidade do Estado da Bahia, 2019.