Chamada de Artigos para Dossiê: "Bastardos" do nosso tempo: reflexões sobre a estigmatização às diferenças.
CHAMADA PARA ARTIGOS
Prezados e Prezadas,
A REVISTA MACAMBIRA torna pública a chamada para publicação de artigos no Dossiê: "Bastardos" do nosso tempo: reflexões sobre a estigmatização às diferenças.
Sobre o Dossiê
A proposta do referido Dossiê retoma a “problemática do bastardo” tratada e aprofundada nas primeiras páginas da obra do filósofo Jean-Paul Sartre, intitulada: Reflexões sôbre o racismo (1965). Ali, o francês estrutura um ensaio analítico acerca do judeu – o “bastardo amaldiçoado”, e, em outro ensaio faz uma análise psicológica sobre o negro – o “bastardo vítima do colonialismo”. Nesse aspecto, o referido dossiê, espera agrupar estudos que estejam preocupados em vocalizar as existencialidades dos “bastardos” e “bastardas” situados(as) no nosso tempo, a saber: mulheres, LGBTQIA+, negros(as), povos do campo/roça, povos indígenas e demais povos tradicionais, judeus(judias), pessoas com deficiência, pessoas idosas (velhice), imigrantes e religiosos de matriz africana. Há entre essas existências relações imediatas entre as subjetividades, o contexto social e as experiências de subjugação, afinal, apoiando-nos nos estudos do antropólogo Kabengele Munanga (2003) todas as formas de estigmatização se igualam (FANON, 2008; MUNANGA, 2003; SOUZA, 2022).
Sobre a Revista
A REVISTA MACAMBIRA é uma publicação eletrônica e periódica de caráter científico, com registro no ISSN 2594–4754, criada, em 2017, pelo Laboratório de Políticas Públicas, Ruralidades e Desenvolvimento Territorial (LaPPRuDes), grupo de pesquisa do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano (IF BAIANO), registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A REVISTA MACAMBIRA tem como objetivo divulgar produção científica original voltada às seguintes temáticas: Agroecologia, Educação do Campo, Educação em Agroecologia, Educação Ambiental, Educação e Trabalho, Educação e Diversidade, Políticas Públicas, Estudos Agrários e Identidade Camponesa, Economia Solidária e Desenvolvimento, e temas relacionados. Prefixo DOI: 10.35642 Qualis: B1 (2017-2020). Site: http://revista.lapprudes.net/index.php/RM/about
Organizadores
Antonio José de Souza - Teólogo/Historiador. Doutor em Família na Sociedade Contemporânea pela Universidade Católica do Salvador (UCSal). Secretaria Municipal de Educação de Itiúba (BA). Laboratório de Políticas Públicas, Ruralidades e Desenvolvimento Territorial (LaPPRuDes-IFBaiano).
Elaine Pedreira Rabinovich - Psicóloga Clínica. Pós-Doutora em Psicologia Socioambiental pela Universidade de São Paulo (USP). Universidade Católica do Salvador (UCSal). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Família, (Auto)Biografia e Poética (Fabep-UCSal).
Ana Maria Anunciação da Silva - Pedagoga. Mestre em Educação e Diversidade (UNEB). Secretaria Municipal de Educação de Ichu (BA). Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA-IFBaiano).
E-mail para contato: revistamacambira.lapprudes@gmail.com
Cronograma
- 20 de novembro de 2023 – Início do recebimento dos artigos. A submissão deverá ser realizada exclusivamente via site. O artigo deve atender aos parâmetros estabelecidos pela REVISTA MACAMBIRA, que podem ser consultados nas diretrizes aos autores/as:
http://revista.lapprudes.net/index.php/RM/about/submissions
- Término do recebimento dos artigos - PRORROGADO até 30/06/2024.
Qualquer dúvida, por favor, contate-nos: revistamacambira.lapprudes@gmail.com
Agradecemos, desde já, a sua colaboração.
Referências:
FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Tradução de Renato da Silveira. Salvador: EDUFBA, 2008.
MUNANGA, Kabengele. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. In: SEMINÁRIO NACIONAL RELAÇÕES RACIAIS E EDUCAÇÃO-PENESB, 2003, 3., Rio de Janeiro. Anais[...]. Rio de Janeiro: [s. n.], 2004. Disponível em: https://www.geledes.org.br/wp-content/uploads/2014/04/Uma-abordagem-conceitual-das-nocoes-de-raca-racismo-dentidade-e-etnia.pdf. Acesso em: 28 jun. 2023.
SARTRE, Jean-Paul. Reflexões sôbre o racismo. Tradução de J. Guinsburg. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1965.
SOUZA, Antonio José de. Tornar-se negrogay: a história de vida de um homem-professor situado e “sitiado”. – Salvador, 2022. 183 f. Tese (Doutorado) - Universidade Católica do Salvador. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Doutorado em Família na Sociedade Contemporânea. Linha de Pesquisa: Contextos Familiares e Subjetividade.