CONEXÃO DE SABERES POR MEIO DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: A CONSTRUÇÃO DE TERRITÓRIO EDUCATIVO NO IF BAIANO, CAMPUS SERRINHA

Autores

  • Mariana Eloy dos Reis mariana.reis@ifbaiano.edu.br
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Reitoria, Salvador-BA

DOI:

10.59033/cm.v8iespecial1.1194

Palavras-chave:

Agroecologia, Educação profissional científica e tecnológica, Segurança Alimentar e Nutricional

Resumo

O relato se trata de uma pesquisa-ação desenvolvida no IF Baiano, Campus Serrinha, cujo objetivo foi apresentar a experiência de construção de ferramenta tencionadora de Território Educativo sinérgico na Educação Profissional e Tecnológica. A experiência contou com nove participantes (três estudantes, três servidores(a) e três agricultoras familiares), sequenciada em etapas, a saber: seleção e convite aos participantes, entrevistas individuais, reuniões do grupo de diálogo, articulação e execução da ação com o NEA Abelmanto, avaliação processual e final. O PNAE e a SAN foram eleitos como eixos mobilizadores dos debates, também suas intersecções com a agroecologia e a agricultura familiar, com problematizações centradas em necessidades da realidade concreta. Como resultado foram propostas de ações de qualificação do PNAE, bem como a ampliação dos conhecimentos das pessoas envolvidas. Foi possível, por meio da experiência, observar a construção coletiva de um Território Educativo, com elementos propulsores de políticas públicas e da educação integral.

Biografia do Autor

Mariana Eloy dos Reis, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Reitoria, Salvador-BA

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Catu. Nutricionista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano.

Referências

CAPORAL, Francisco Roberto. Extensão rural e agroecologia: Temas sobre um novo desenvolvimento rural, necessário e possível. Brasília: MDA, 2007.

CONSEA. Relatório final - Carta política manifesto, proposições e monções:

Comida de verdade no campo e na cidade. 5a CONFERÊNCIA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL +2 / CONSELHO NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL. Brasília: Presidência da República, 2015.

REIS, Mariana Eloy dos. Trilhas de aprendizagem: Caminhos para o território educativo na EPT por meio do Pnae. Produto Educacional (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Catu/BA, 2022.

SAQUET, Marcos Aurélio. O conhecimento popular na práxis territorial: Uma possibilidade para trabalhar com as pessoas. Agei – Geotema, Supplemento, 2019.

SANTOS, Aline de Oliveira Costa; MUTIM, Avelar Luiz Bastos; SOUZA, Heron Ferreira. Do ensino agrícola à educação profissional do campo? Notas de caminhos percorridos e territorialidades de resistência. In: SANTOS, Aline de Oliveira Costa; MUTIM, Avelar Luiz Bastos; SOUZA, Heron Ferreira. Educação profissional, territórios e resistências: Diálogos com Paulo Freire. v. 1. Recife, 2021.

Publicado

2023-12-07

Como Citar

Reis, M. E. dos . (2023). CONEXÃO DE SABERES POR MEIO DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: A CONSTRUÇÃO DE TERRITÓRIO EDUCATIVO NO IF BAIANO, CAMPUS SERRINHA. Cadernos Macambira, 8(especial1), 101–105. https://doi.org/10.59033/cm.v8iespecial1.1194