Edições anteriores

  • Cadernos Macambira (fluxo contínuo)
    v. 9 n. 1 (2024)

    Edição em fluxo contínuo do ano de 2024 para a publicação de artigos e relatos de experiências.

  • Cadernos Macambira
    v. 8 n. especial3 (2023)

  • Cadernos Macambira: Anais do II Seminário do Curso de Pós-Graduação em Ciências Ambientais
    v. 8 n. 2 (2023)

    Cadernos Macambira (2525-6580) v. 8 n. 2 (2023): Anais do II Seminário do Curso de Pós-Graduação em Ciências Ambientais. DOI: 10.59033/cm.v8i2

  • Cadernos Macambira: Anais da Semana de Biologia do IF Baiano Campus Santa Inês
    v. 8 n. 1 (2023)

    Cadernos Macambira (2525-6580) v. 8 n. 1 (2023): Anais da Semana de Biologia do IF Baiano Campus Santa Inês. DOI: 10.59033/cm.v8i1 

  • Cadernos Macambira: Anais do I CONGRESSO BRASILEIRO DE INCLUSÃO ESCOLAR e II ENCONTRO DO GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO ESCOLAR
    v. 7 n. 3 (2022)

    Cadernos Macambira (2525-6580) v. 7 n. 3 (2022): Anais do I Congresso Brasileiro de Inclusão Escolar (CBINE) e II Encontro do Grupo de Pesquisa em Educação Especial na perspectiva da Inclusão Escolar (GPEEPED)DOI: 10.59033/cm.v7i3

     

  • Cadernos Macambira: Anais do V SEMINÁRIO DE PESQUISA, EXTENSÃO, INOVAÇÃO E CULTURA DO TERRITÓRIO DO SISAL
    v. 7 n. 2 (2022)

    A Cadernos Macambira é um periódico multidisciplinar, indexado e de acesso aberto que, desde 2016, tem se dedicado a publicizar resumos, relatos de experiências e artigos apresentados em eventos das mais diversas naturezas. Nesse ano de 2022, iniciaremos com a publicações de outros artigos de interesse da comunidade científica em números dedicados a temas especificos e/ou de interesses voltados as perpectivas do Laboratório de Políticas, Públicas Ruralidades e Desenvolvimento Territórial e/ou dos seus parceiros.

    Nesse terceiro número do ano de 2022 são publicados os Anais do V Seminário de Pesquisa, Extensão, Inovação e Cultura do Território do Sisal (Seminário do Sisal), evento realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Serrinha, com o propósito de divulgar os resultados dos projetos de pesquisa, ensino e extensão além possibilitar a discussão de temáticas e propostas inovadoras.

    O V Seminário do Sisal foi realizado nos dias 19, 20, 21 e 22 de outubro de 2022, por servidores e estudantes do IF Baiano, Campus Serrinha, em celebração ao Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação e contou com mais quatro eventos em sua grade de programação, a saber: eventos em sua grade de programação,  a saber: II Semana do Cooperativismo e Feira da Economia Solidária (II SEMCOOP), I Semana de Inovação Social, I Workshop de Alimentos e ações do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), trazendo como temática o  “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”, proposto pelo Ministério da Ciência e Tecnologia para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

    Além dos trabalhos apresentados no evento e que compoem esse número, durante o evento também aconteceram mesas temáticas, palestras, rodas de conversa, minicursos, exposições fotográficas, literária e de ilustração botânica e apresentações culturais.

    Todos os trabalhos aqui publicados são de excluisiva responsabilidade de seus autores e o processo de avaliação dos mesmos é de responsabilidade da comissão científica do evento.

    Convidamos a toda a comunidade interessada nas temáticas apresentadas a realizarem a leitura e compartilhamento dos trabalhos publicados, assim como, os interessados em publicar os anais de eventos conosco, podem entrar em contato através do email: cadernosmacambira@gmail.com.

  • Cadernos Macambira
    v. 7 n. especial (2022)

    A revista Cadernos Macambira é um periódico multidisciplinar do Laboratório de Políticas Públicas, Ruralidades e Desenvolvimento Territorial - LaPPRuDes, registrada sob o ISSN 2525-6580, que tem por função principal publicar artigos, resumos e relatos de experiência apresentados em eventos nas diferentes áreas do conhecimento, apoiados ou organizados pelo LaPPRuDes, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IF BAIANO, ou mesmo por instituições e grupos parceiros.

    Esta edição especial é fruto da parceria estabelecida entre o LaPPRuDes e a Coordenação do Curso Superior em Tecnologia de Gestão de Cooperativas do Instituto Federal Baiano, Campus Serrinha, com o objetivo de publicar artigos resultantes de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).

  • Cadernos Macambira: Anais do I Seminário do Curso de Pós-Graduação em Ciências Ambientais
    v. 6 n. 2 (2021)

    Cadernos Macambira ISSN 2525-6580 - V. 6, Nº 2, 2021. 

    Anais do I Seminário do Curso de Pós-Graduação em Ciências Ambientais.

    26 a 28 de abril de 2021.

    Serrinha, BA.

     

  • Cadernos Macambira: Anais do IV SEDIRD e I Encontro do Grupo de Pesquisa em Educação Especial na perspectiva da inclusão escolar
    v. 6 n. 1 (2021)

    Está edição trás os Anais do IV SEDIRD e I Encontro do Grupo de Pesquisa em Educação Especial na perspectiva da inclusão escolar realizado on-line de 06 a 08 de outro de 2020. 

  • Cadernos Macambira: Anais do I Congresso Internacional Online de Educação Profissional, Territórios e Resistências - I CIEPTER
    v. 5 n. 2 (2020)

    A revista CADERNOS MACAMBIRA é um periódico científico indexado, de abrangência multidisciplinar com foco na divulgação de ANAIS de eventos científicos nas diferentes áreas do conhecimento, apoiados ou organizados pelo Laboratório de Políticas Públicas, Ruralidades e Desenvolvimento Territorial - LaPPRuDes, pelo IF Baiano, ou mesmo por instituições e grupos parceiros. Nesse sentido, são aceitos resumos simples e expandidos, relatos de experiências de ensino, pesquisa e /ou de extensão.

    Nessa edição, são publicados os relatos de experiência apresentados no I Congresso Internacional Online de Educação Profissional, Territórios e Resistências - I CIEPTER, que idealizado pelo professor Heron Souza, motivado por suas experiências do Laboratório de Políticas Públicas, Ruralidades e Desenvolvimento Territorial - LaPPRuDes / IFBAIANO e pelo desenvolvimento do estágio pós-doutoral no Programa de Educação e Contemporaneidade - PPGEduC na Universidade do Estado da Bahia.

    Tratou-se de um congresso gratuito realizado online, de caráter científico, a distância e buscou fomentar o diálogo entre educadores e sujeitos diretamente envolvidos com a Educação Profissional no Brasil e no mundo, especificamente sobre as experiências, práticas, desafios e estratégias que caracterizam os territórios de resistência na construção de um projeto emancipador de educação para o trabalho, calcado na perspectiva crítica, dialógica, problematizadora. Entendendo a "politicidade" da educação e seu caráter de não neutralidade. 

    Desejamos a todas e a todos uma boa leitura e convidamos também a conhecer e realizar submissão de seus trabalhos à REVISTA MACAMBIRA através do site revista.lapprudes.net.

    Aos interessados em publicar os anais de eventos conosco, pode entrar em contato através do email: cadernosmacambira@gmail.com

    Editores

  • CADERNOS MACAMBIRA: Anais da I SEMBIO – Semana de Biologia do Instituto Federal Baiano Campus Serrinha
    v. 5 n. 1 (2020)

    A revista CADERNOS MACAMBIRA é um periódico científico indexado de abrangência multidisciplinar e com foco na divulgação de ANAIS de eventos científicos nas diferentes áreas do conhecimento, apoiados ou organizados pelo Laboratório de Políticas Públicas, Ruralidades e Desenvolvimento Territorial - LaPPRuDes, pelo IF Baiano, ou mesmo por instituições e grupos parceiros. Nesse sentido, são aceitos resumos simples e expandidos, relatos de experiências de ensino, pesquisa e /ou de extensão.

    Nessa edição, temos a honra de publicar e publicizar à comunidade acadêmica e demais interessados a produção científica apresentada durante a I SEMBIO: Semana de Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano campus Serrinha, realizada pelo Centro Acadêmico de Licenciatura em Ciência Biológicas: Chales Darwin no IF Baiano Campus Serrinha, nos dias 24 e 25 de outubro de 2019. Todos os trabalhos aqui publicados foram avaliados pela comissão científica do evento e são de responsabilidade de seus autores.

    Os trabalhos científicos são aqui apresentados em formato de resumo simples e estão organizados e quatro eixos temáticos, a saber: Eixo 1: Biologia Geral; Eixo 2: Botânica; Eixo 3: Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade; e Eixo 4: Zoologia. Estes trabalhos foram apresentados durante a I SEMBIO em formato de comunicação oral.

    Desejamos a todas e a todos uma boa leitura e convidamos também a conhecer e realizar submissão de seus trabalhos à REVISTA MACAMBIRA através do site revista.lapprudes.net.

    Aos interessados em publicar os anais de eventos conosco, pode entrar em contato através do email: cadernosmacambira@gmail.com

  • CADERNOS MACAMBIRA: Anais da 6ª Jornada de Agroecologia da Bahia
    v. 4 n. 2 (2019)

    A revista CADERNOS MACAMBIRA é um periódico científico indexado, de abrangência multidisciplinar com foco na divulgação de ANAIS de eventos científicos nas diferentes áreas do conhecimento, apoiados ou organizados pelo Laboratório de Políticas Públicas, Ruralidades e Desenvolvimento Territorial - LaPPRuDes, pelo IF Baiano, ou mesmo por instituições e grupos parceiros. Nesse sentido, são aceitos resumos simples e expandidos, relatos de experiências de ensino, pesquisa e /ou de extensão.

    Nessa edição, temos a honra de publicar e publicizar à comunidade acadêmica, militante e engajada nas questões concernentes à Agroecologia, movimentos sociais, agricultura camponesa, políticas públicas dentre outras temáticas a produção científica apresentada durante a VI Jornada de Agroecologia da Bahia, promovida pela Teia dos Povos e realizada no Território Indígena Payayá no município de Utinga, na Chapada Diamantina, entre os dias 16 a 20 de outubro de 2019. Todos os trabalhos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.

    Vale ressaltar que a Jornada é um importante espaço de divulgação, debates e reflexões sobre a agroecologia no estado da Bahia, na qual práticas, saberes tradicionais e científicos dialogam, constituindo-se em uma trama de articulação dos povos. A Teia dos Povos durante esses últimos anos vem construindo a união dos povos e movimentos sociais, dentre os quais: povos indígenas, comunidades tradicionais, assentados da reforma agrária, movimentos sociais, pequenos e médios agricultores, grupos de agroecologia e extensão, bem como estudantes, pesquisadores, dentre outros.

    Nos trabalhos aqui apresentados, os leitores e leitoras podem contemplar e discutir as temáticas da 6ª Jornada, a saber: Água, Terra e Território; 2. Mulheres, Ancestralidade e o Bem viver; 3. Educação, Juventude e Alteridade; 4. Economia, Etnodesenvolvimento e Democracia. Estes eixos temáticos foram foco de amplo debate crítico com resumos expandidos e relatos de experiências apresentados no modelo rodas de prosa e exposição de pôsteres.

    Desejamos a todas e a todos uma boa leitura e convidamos também a conhecer e realizar submissão de seus trabalhos à REVISTA MACAMBIRA através do site revista.lapprudes.net.

    Aos interessados em publicar os anais de eventos conosco, pode entrar em contato através do email: cadernosmacambira@gmail.com

  • Cadernos Macambira: Anais do II Seminário de pesquisa, extensão, inovação e cultura do Território do Sisal
    v. 4 n. 1 (2019)

    A revista CADERNOS MACAMBIRA é um periódico científico indexado, de abrangência multidisciplinar com foco na divulgação de ANAIS de eventos científicos nas diferentes áreas do conhecimento, apoiados ou organizados pelo Laboratório de Políticas Públicas, Ruralidades e Desenvolvimento Territorial - LaPPRuDes, pelo IF Baiano, ou mesmo por instituições e grupos parceiros. Nesse sentido, são aceitos resumos simples e expandidos, relatos de experiências de ensino, pesquisa e /ou de extensão.

    Nesta edição, trazemos aos autores e leitores os ANAIS do II Seminário do Sisal - Seminário de pesquisa, extensão, inovação e cultura do Território do Sisal, que ocorreu entre os dias 27, 28 e 29 de novembro de 2018, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Serrinha, localizado a Estrada Vicinal de Aparecida, s/n, Bairro Aparecida, Serrinha – Bahia, CEP: 48700-000.

    O II Seminário do Sisal congregou quatro eventos concomitantes, a saber: 1) III Mostra de Alimentos de Origem Vegetal, desenvolvida por estudantes e professores do Curso de Técnico em Agroindústria do IF Baiano Campus Serrinha, vinculado ao Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja); 2) III Intercâmbio do PRONERA – IF BAIANO / EFASE ? EFASF, que reuniu estudantes do IF Baiano Campus Serrinha com estudantes vinculados ao Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA desenvolvido pelo IF Baiano em parceria com a Escola Família Agrícola do Sertão (EFASE) localizada em Monte Santo e com a Escola Família Agrícola do Sertão do São Francisco (EFASF), localizada em Paratinga; 3) I Mostra de Saúde do Campus Serrinha, organizada pela Coordenação de Assuntos Estudantis (CAE); e o 4) II Show de Talentos do Campus Serrinha.

    Neste Anais são apresentados aos leitores as propostas de minicursos e oficinas realizadas durante os eventos, os RESUMOS EXPANDIDOS apresentados no formato de banner, os Projetos Profissionais dos Jovens (PPJ) desenvolvidos por estudantes vinculados ao PRONERA e as propostas de projetos integradores apresentadas por estudantes dos cursos Técnico em Agroecologia e Técnico em Agroindústria.

    Desejamos a todas e a todos uma boa leitura e convidamos também a conhecer e realizar submissão de seus trabalhos à REVISTA MACAMBIRA através do site revista.lapprudes.net.

    Aos interessados em publicar os anais de eventos conosco, pode entrar em contato através do e-mail: cadernosmacambira@gmail.com

  • Cadernos Macambira: Anais do I Seminário de pesquisa, extensão, inovação e cultura do Território do Sisal
    v. 3 n. 2 (2018)

    O Cadernos Macambira é periódico eletrônico que tem como propósito publicar artigos, resumos e relatos de experiência apresentados em eventos nas diferentes áreas do conhecimento, apoiados ou organizados pelo Laboratório de Políticas Públicas, Ruralidades e Desenvolvimento Territorial – LaPPRuDes, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IF Baiano, e por instituições e grupos parceiros.

    Neste número, a Cadernos Macambira traz 19 resumos expandidos apresentados em formato de Poster durante a realização do I SEMINÁRIO DE PESQUISA, EXTENSÃO, INOVAÇÃO E CULTURA DO TERRITÓRIO DO SISAL –  I SEMINÁRIO DO SISAL, no período de 24 a 26 de outubro de 2017.

    Realizado em conjunto com a V Mostra de Iniciação Científica do IF Baiano – V MIC no Campus Serrinha, o Seminário do Sisal teve endo como objetivo proporcionar um espaço para divulgação e reflexão da produção cientifica, tecnológica, extensionista, inovadora e cultural realizada por pesquisadores docentes, estudantes dos níveis médio e superior no Território do Sisal, em especial aos estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Serrinha e profissionais de áreas relacionadas.

    Durante o evento foram realizados apresentações culturais, dialógos, trocas de experiências e reflexões nas diversas área do conhecimento. Convidamos agora, aos leitores da Cadernos Macambira a experimentarem um pouco disso através da leituras dos resumos aqui apresentados.

    Para maiores informações sobre como publicar os ANAIS do seu evento na Cadernos Macambira, entre em contato com nossa equipe, através do email cadernosmacambira@gmail.com

  • Cadernos Macambira: Anais do Curso de Formação Continuada em Educação do Campo da UFRB
    v. 3 n. 2 (2018)

    O propósito da Cadernos Macambira é publicar artigos, resumos e relatos de experiência apresentados em eventos nas diferentes áreas do conhecimento, apoiados ou organizados pelo Laboratório de Políticas Públicas, Ruralidades e Desenvolvimento Territorial - LaPPRuDes, pelo IF Baiano, ou mesmo por instituições e grupos parceiros.

     

    Neste volume 3, número apresentamos aos leitores os Anais do Curso de Formação Continuada em Educação do Campo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), promovido pelo Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade, localizado em Feira de Santana.  São cinco artigos, 02 relatos de experiência e cinco resumos expandidos.

     

    Desejamos a todos os leitores boa leitura e para maiores informações acessem o sítio: http://revista.lapprudes.net

  • Cadernos Macambira: III Simpósio de Agroecologia da Bahia (SAB)
    v. 2 n. 2 (2017)

    O propósito da Cadernos Macambira é publicar artigos, resumos e relatos de experiência apresentados em eventos nas diferentes áreas do conhecimento, apoiados ou organizados pelo Laboratório de Políticas Públicas, Ruralidades e Desenvolvimento Territorial - LaPPRuDes, pelo IF Baiano, ou mesmo por instituições e grupos parceiros.

     

    Neste número e no anterior a Cadernos Macambira traz o Anais do Simpósio de Agroecologia da Bahia – BA realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – Campus Seabra, de 14 a 16 de dezembro de 2016. No número anterior foram publicados 16 artigos completos,  enquanto neste, estamos trazendo aos leitores 52 resumos expandidos e relatos de experiência.

     

    Desejamos a todos os leitores boa leitura e para maiores informações acessem o sítio: http://revista.lapprudes.net

  • Cadernos Macambira: Anais do III Simpósio de Agroecologia da Bahia (SAB)
    v. 2 n. 1 (2017)

    O propósito da Cadernos Macambira é publicar artigos, resumos e relatos de experiência apresentados em eventos nas diferentes áreas do conhecimento, apoiados ou organizados pelo Laboratório de Políticas Públicas, Ruralidades e Desenvolvimento Territorial - LaPPRuDes, pelo IF Baiano, ou mesmo por instituições e grupos parceiros.

     

    Nesse volume e no próximo a Cadernos Macambira traz o Anais do Simpósio de Agroecologia da Bahia – BA realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – Campus Seabra, de 14 a 16 de dezembro de 2016. Neste primeiro volume estão os 16 artigos completos apresentados enquanto no volume dois estarão os resumos expandidos e relatos de experiencia.

     

    Desejamos a todos os leitores boa leitura e para maiores informações acessem o sítio: http://revista.lapprudes.net

  • II Simpósio de Agroecologia UNEB CAMPUS XXII

    Cadernos Macambira: II Simpósio de Agroecologia UNEB Campus XXII
    v. 1 n. 2 (2016)

    A revista Cadernos Macambira tem por objetivo publicar artigos, resumos e relatos de experiência apresentados em eventos nas diferentes áreas do conhecimento, apoiados ou organizados pelo Laboratório de Políticas Públicas, Ruralidades e Desenvolvimento Territorial - LaPPRuDes, pelo IF Baiano, ou mesmo por instituições e grupos parceiros.

    Assim, é com imensa satisfação que a equipe de pesquisadores do LaPPRuDes disponibiliza as (aos) leitores, a agricultoras (es), camponesas (as), a estudantes, professores, extensionistas, pesquisadores e a quem possa interessar segundo número da revista Cadernos Macambira, trazendo os resumos apresentados no II Simpósio de Agroecologia, ocorrido de 27 a 29 de outubro de 2015, no Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias da Universidade Estadual da Bahia – UNEB, Campus XXII, em Euclides da Cunha – BA.

     O II Simpósio de Agroecologia foi coordenado pelos professores Adailson Feitoza e Poliana Gonçalves Guimarães da UNEB – Campus XXII e compuseram a comissão organizadora: Alan Dantas de Jesus, Alexandre Vasquez Caramelo, Erika Dantas de Macedo, Gustavo Carvalho Santos Cardozo, Izis Katarina Santana Mello, Jean Santana Miranda, Jildemar Santos de Morais, Jackson José dos Santos, Lilian Pestana, Rosângela Macedo de Jesus, Vanessa Rodrigues, Vilani Souza Santos e Wilza Fagundes Cerqueira.

    Incorporado ao II Simpósio de Agroecologia ocorreu o I Encontro de Agricultores Experimentadores do Estado da Bahia, proposta realizada pela Coordenação do Centro de Tecnologias Sociais do Semiárido – do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IF Baiano.

    Além destas instituições a Associação Regional de Convivência Apropriada ao Semiárido (ARCAS), o Centro de Tecnologias Sociais do Semiárido vinculado ao IF Baiano e Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia e Produção Orgânica, vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IF Piauí, estiveram envolvidos na organização do II Simpósio de Agroecologia.

    Durante o evento ocorreram minicursos, oficinas, palestras, mesas redondas nos quais se discutiu a Agroecologia e a geração/intercâmbio de conhecimentos entre acadêmicos e agricultores e agricultoras experimentadores do Estado da Bahia.

    Ocorreram também, durante o II Simpósio de Agroecologia o Prêmio Mandacaru de Fotografia, com o tema: Belezas do Sertão e a premiação para os melhores trabalhos apresentados, nas categorias resumo expandido e relato de experiência.  

    A Comissão Científica responsável pela avaliação dos resumos e relatos de experiências inscritos e apresentados no II Simpósio de Agroecologia, foi composta Aurélio José Antunes de Carvalho (IF Baiano), Claithiane Soares Oliveira (IF Baiano), Cleidianne Sousa Pereira Rodrigues (IF Baiano), Davi Silva da Costa (IF Baiano), Delfran Batista dos Santos (IF Baiano), Edilane Duarte (UNEB), Heron Ferreira de Souza (IF Baiano), Poliana Gonçalves Guimarães (UNEB), Rafael Mota da Silva (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB), Rérison Magno Pimenta Borges (UNEB) e Rubens Silva Carvalho (UNEB).

    Ao todo foram 23 trabalhos inscritos e apresentados, e dessa forma compõem este número da revista Cadernos Macambira, sendo 15 Resumos expandidos e 08 Relatos de Experiências desenvolvidas nas diferentes temáticas voltadas a Agroecologia.

    O trabalho premiado na categoria resumo expandido foi o trabalho: “Rizobactérias do semiárido na promoção de crescimento de plantas de milho (Zea mays L.)” de autoria de: Wilza Fagundes Cerqueira, Jildemar Santos de Morais, Jean Santana Miranda, Erika Dantas de Macêdo e Adailson Feitoza de Jesus Santos. Já na categoria relato de experiência o trabalho premiado foi: “Economia solidária e agricultura familiar: tecendo laços para a inserção de um comércio justo e sustentável” de autoria de: Bárbara Lourena de Sousa Santos Oliveira, Deborah Murielle de Sousa Santos, José de Jesus Cruz e Antônio Domingues Moreira.

    O LaPPRuDes informa ainda que o próximo número da revista Cadernos Macambira saíra ainda este ano com o Anais do III Simpósio de Agroecologia da Bahia, aguardem.

  • Cadernos Macambira: IV MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IF BAIANO - ILHÉUS-BA - - 18 a 21 de novembro de 2015.
    v. 1 n. 1 (2016)

    O Laboratório de Políticas Públicas, Ruralidades e Desenvolvimento Territorial - LaPPRuDes foi criado em Bom Jesus da Lapa no ano de 2013 pelos pesquisadores Davi da Silva Costa e Heron Ferreira de Souza, sendo cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e certificado pelo Instituito Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IF Baiano.

    Os objetivos LaPPRuDes são: 1) Desenvolver estudos e pesquisas relacionados as diferentes matizes que articulam políticas públicas, ruralidades e desenvolvimento; 2) Contribuir com as comunidades locais e os territórios baianos no que tange ao entendimento da relação das questões sociais, econômicas, educacionais e tecnológicas; 3) Promover estratégias de intervenções locais, a partir do diálogo com as comunidades, no âmbito dos pressupostos da tecnologia social.

    Para alcançar seus objetivos o LaPPRuDes desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão em diferentes Território do Estado da Bahia e está organizado em três linhas de pesquisa, sendo: 1) Educação do Campo, Educação Ambiental e Agroecologia; 2) Reforma Agrária, Identidades e Processos de (i) mobilidades e 3) Políticas Públicas, Trabalho e Desenvolvimento Territorial.

    Com o passar dos anos os pesquisadores e extensionistas sentiram a necessidade de ampliar as ações de divulgação científica de livre acesso para o meio acadêmico científico e demais pessoas interessadas em ciências, tecnologia e inovação, principalmente voltadas para Agroecologia, Economia Solidária, Educação do Campo e Ciência, Tecnologia e Inovação. Como culminância dessas ações foi planejado o lançamento de dois periódicos científicos, sendo a Cadernos Macambira o primeiro destes.

    O propósito da Cadernos Macambira é publicar artigos, resumos e relatos de experiência apresentados em eventos nas diferentes áreas do conhecimento, apoiados ou organizados pelo LaPPRuDes, pelo IF Baiano, ou mesmo por instituições e grupos parceiros.

    Em seu primeiro volume, a Cadernos Macambira traz vinte resumos expandidos, resultantes da seleção dos melhores trabalhos de iniciação científica desenvolvidos por estudantes do IF Baiano, e apresentados na IV Mostra de Iniciação Científica (MIC) do Instituto Federal Baiano.

    A IV MIC foi organizada pelo IF Baiano Campus Uruçuca, e teve como foco a popularização das ciências e a reflexão sobre à importância da indissociabilidade do Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação. O evento contou com a participação de 1.279 (um mil, duzentos e setenta e nove) inscritos e 226 (duzentos e vinte e seis) trabalhos submetidos nas diferentes áraes do conhecimento.

    Os trabalhos foram inscritos e apresentados na IV MIC em diferentes categorias, a saber: relatos de experiências de pesquisa ou extensão, relatos experimentais, projetos de pesquisa, revisão de literatura, pesquisa participante, todos associados ao tema do evento “Caminhos para uma sociedade criativa”.

    A Comissão Científica que se incumbiu de avaliar os resumos, conforme critérios definidos pela IV MIC, foi composta pelos professores Sayonara Cotrim Sabioni, Rísia Kaliane Santana de Souza, Diogo Antonio Queiroz Gomes, Rylvania Soares Dantas, José Carlos Dias, Cristiane Pereira Lima, Adéliton da Fonseca Oliveira e  Nielson Machado dos Santos os quais selecionaram os 20 (vinte) melhores trabalhos, que foram premiados e compõem este volume da Cadernos Macambira nas seguintes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias, com 17 (dezessete) trabalhos; Ciências Exatas e da Terra, com dois trabalhos e Letras, Linguística e Arte, com um trabalho.

    A construção de uma mente crítica e questionadora, diante da sociedade, é necessária para desenvolver no jovem, o espírito observador e receptivo, no mundo, que o cerca. Esta oportunidade é dada pela revista Macambira, como meio de socialização dos resultados de pesquisa e extensão e de outras formas de expressão, contribuindo para maior visibilidade à produção acadêmica pública, em nível de iniciação científica