EMBARQUE NESSA TRIP: GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA O ATENDIMENTO PEDAGÓGICO DE DISCENTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERAL BAIANO

Autores/as

  • Larissa de Queiroz Santos lary.pedagoga@gmail.com
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano)
  • Camila Lima Santana e Santana camilalimasantana@gmail.com
    IF Baiano Campus Catu

Palabras clave:

Atendimento pedagógico, Gamificação, Educação Profissional, Ensino Médio Integrado, Moodle

Resumen

O Atendimento Pedagógico (AP) é parte das atribuições das equipes pedagógicas nos Institutos Federais. Visando a responder à necessidade institucional de ações para utilização no AP, a pesquisa almejou compreender as potenciais relações entre o AP e a gamificação e as implicações no acompanhamento de discentes no Ensino Médio Integrado (EMI), tomando o IF Baiano como lócus, a fim de desenvolver um produto educacional contributivo para o sucesso acadêmico desse público. O referencial teórico partiu dos conceitos de educação omnilateral, mediação, trabalho como princípio educativo e aprendizagem significativa para problematizar a categoria atendimento pedagógico, em diálogo com os conceitos de motivação, engajamento e estado de Flow para circunscrever a categoria gamificação. A metodologia se fundamentou na pesquisa-ação e envolveu pesquisa aplicada de natureza qualitativa. A ida a campo subdividiu-se em: aplicação de questionários, grupo focal e pesquisa documental. Nos resultados, foram observadas semelhanças entre as estratégias e instrumentos adotados pelas equipes de várias unidades da instituição, bem como fragilidades no AP, como falta de regulamentação institucional, limitações de tempo, espaço e formação continuada. Também foi detectado que a maioria dos atores da pesquisa já teve acesso ao conceito de gamificação, embora metade não tivesse participado de atividades que empregaram elementos de gamificação. Todos demonstraram interesse em aplicar estratégias gamificadas no AP e a maioria concordou com a criação de um ambiente virtual gamificado para o AP, revelando disponibilidade para utilizar, subsidiando a construção de uma solução gamificada para o AP, a partir da customização do AVA Moodle.

Biografía del autor/a

Larissa de Queiroz Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano)

Mestra no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo em associação com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Camila Lima Santana e Santana, IF Baiano Campus Catu

Realizou estágio pós-doutoral no CEIS XX da Universidade de Coimbra em parceria com a Universidade Aberta de Portugal. Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Pesquisadora e docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano.

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Publicado

2023-12-14

Cómo citar

Santos, L. de Q., & Santana, C. L. S. e. (2023). EMBARQUE NESSA TRIP: GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA O ATENDIMENTO PEDAGÓGICO DE DISCENTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERAL BAIANO. Cadernos Macambira, 8(especial1), 345–353. Recuperado a partir de http://revista.lapprudes.net/index.php/CM/article/view/1206