Controle alternativo de <i>helicotvlenchus dihystera</i> na cultura da cebolinha e do cheiro verde

Autores

  • Pereira O. A, Albuquerque T. B, Crepo F.L.S, Monteiro J.A.H araujootavio1994@gmail.com
    Instituto Federal Baiano

Resumo

A cada ano vêm aumentando os problemas em função da ocorrência de fitonernatoides, o que demonstra a elevada capacidade desses microrganismos em causar danos a diversas espécies na agricultura. De acordo com Santos (20 1 6), estes microrganismos parasitam as raízes, provocando uma interferência nos processos fisiológicos da planta devido à modificação, paralisação ou à destruição de tecidos das raízes.
As perdas causadas por nematoides variam de 1 O a 30%, dependendo do nível de infestação da área, da cultura presente e do nematoide envolvido, podem atingir até 50-100% (SANTOS, 2016), sendo inúmeros os casos de perdas relatados por produtores de várias regiões do país e do mundo (CONAB. 20 1 6), dentre os quais casos identificados nas áreas de produção de hortaliças no povoado Campestre, localizado na Zona Rural do município de Coca! (P1).
São muitas as vantagens do modelo alternativo. dentre elas o baixo custo, quando comparados com métodos de controle químico. Os óleos essenciais e extrato aquoso de várias espécies vegetais se configuram corno promissores nematicidas, sendo os nernatoides um dos agentes limitantes para o cultivo da cebolinha e do coentro (SALGADO & CAMPOS, 2003). De acordo com Ghini e! ai. ( 1 998), outro método muito importante e eficaz no manejo dos fitonematoides é o emprego do coletor solar.

Downloads

Publicado

2019-02-22

Como Citar

Monteiro J.A.H, P. O. A. . A. T. B. C. F. (2019). Controle alternativo de &lt;i&gt;helicotvlenchus dihystera&lt;/i&gt; na cultura da cebolinha e do cheiro verde. Cadernos Macambira, 2(2). Recuperado de http://revista.lapprudes.net/index.php/CM/article/view/174