DESENVOLVIMENTO DE TELHA BIO-ECOLÓGICA (M.D.)

Autores

  • PAOLA SILVA SANTOS teiadospovos.livre@gmail.com
    Centro Territorial de Educação Profissional do Médio Sudoeste da Bahia- CETEP/ITORORÓ
  • ANAMEIRE DE JESUS MARTINS anajmartins@yahoo.com.br
    Centro Territorial de Educação Profissional do Médio Sudoeste da Bahia- CETEP/ITORORÓ
  • NEUSETE MARIA DA SILVA PATÊS neuset.maria@yahoo.com.br
    Centro Territorial de Educação Profissional do Médio Sudoeste da Bahia- CETEP/ITORORÓ

Resumo

Este projeto consiste na construção de uma Telha Ecológica com características particulares e propriedades físicas similares a uma Telha convencional. Para a sua elaboração: usou-se o mecanismo de Desidratação Osmótica, a partir da salga dos subprodutos orgânicos de estado in natura para a obtenção posterior da matéria-prima necessária que, conjuntamente com outros elementos e o subproduto sólido (Solado de Borracha), obtém-se: um instrumento ecológico que dispõe acessibilidade aos novos caminhos alternativos vinculados à sustentabilidade. Todo conhecimento metodológico advém dos experimentos efetuados que, gradativamente, foram aprimorados com base em análises/observações e/ou comparações estabelecidas ao longo dos procedimentos. Portanto, após a definição dos materiais a serem utilizados e qual método à ser aplicado, intensificou-se os estudos para conteúdos bibliográficos voltados para o extrativismo vegetal (Látex) e pesquisas experimentais voltadas para a Desidratação Osmótica (Cloreto de Sódio). Além disso, os subprodutos orgânicos utilizados foram provenientes das feiras locais, e da agricultura familiar, localizados na região Sudoeste da Bahia, município de Itororó. A Telha Ecológica vincula-se a um problema global - acúmulo dos subprodutos sólidos residuais e seu descaso perante a nossa sociedade. Ligada também, às problemáticas direcionadas para o âmbito da extração dos recursos florestais e destinação incorreta dos seus residuais produtos que, majoritariamente, são provindos do Látex. Desta forma, o referido projeto, institui uma nova funcionalidade que, poderá ajudar na erradicação e/ou diminuição da poluição e danos ambientais. E por fim, deseja-se solucionar tais problemáticas apresentadas, por meio, da construção da Telha Bio-Ecológica (M.D.), que objetiva estimular o homem a construir um ambiente sustentável e (cons)ciente e que esta tecnologia seja difundida e sirva como ponto de partida para a criação de outras, que contribuam para nosso meio ambiente e sociedade.

Biografia do Autor

PAOLA SILVA SANTOS, Centro Territorial de Educação Profissional do Médio Sudoeste da Bahia- CETEP/ITORORÓ

Discente do Curso de Zootecnia do Centro Territorial de Educação Profissional do Médio Sudoeste da Bahia- CETEP/ITORORÓ.

ANAMEIRE DE JESUS MARTINS, Centro Territorial de Educação Profissional do Médio Sudoeste da Bahia- CETEP/ITORORÓ

Docente do Curso de Meio Ambiente do Centro Territorial de Educação Profissional do Médio Sudoeste da Bahia- CETEP/ITORORÓ.

NEUSETE MARIA DA SILVA PATÊS, Centro Territorial de Educação Profissional do Médio Sudoeste da Bahia- CETEP/ITORORÓ

Docente do Curso de Zootecnia Centro Territorial de Educação Profissional do Médio Sudoeste da Bahia- CETEP/ITORORÓ.

Downloads

Publicado

2021-08-27

Como Citar

SANTOS, P. S., MARTINS, A. D. J., & PATÊS, N. M. D. S. (2021). DESENVOLVIMENTO DE TELHA BIO-ECOLÓGICA (M.D.). Cadernos Macambira, 4(2), 180–181. Recuperado de http://revista.lapprudes.net/index.php/CM/article/view/327