PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO (POP) NA COOPAF: UMA EXPERIÊNCIA JUNTO AO GRUPO PRODUTIVO DA COMUNIDADE ALTO DE FORA NO MUNÍCIPIO DE SERRINHA - BAHIA

Autores

  • Ana Paula de Jesus Gomes pauladejesus06mmg@gmail.com
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Serrinha
  • Elaine de Lima Santos elaneelimaa@gmail.com
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Serrinha
  • Glauciane Pereira dos Santos glauciane1126@gmail.com
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Serrinha
  • Társyla Meireles da Silva tarsylameireles09@outlook.com
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Serrinha

Palavras-chave:

Agricultura Familiar, Cooperativismo, Procedimento Operacional Padrão – POP

Resumo

O presente projeto, cujo tema é, “Procedimento operacional padrão (POP) na COOPAF: uma experiência junto ao grupo produtivo da comunidade Alto de Fora no munícipio de Serrinha-Bahia” trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como base metodológica a pesquisa-ação. Para a cooperativa de produção que trabalha de forma coletiva e que tem como intuito de atender uma demanda social, é importante que busquem alternativas que contribuam para o melhoramento das ações realizadas no processo produtivo, ou seja, são necessárias medidas que mantenham as características organolépticas padrão dos produtos processados. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi demonstrar, por meio de revisão bibliográfica e pesquisa, a importância dos processos de gestão, utilizando o Procedimento Operacional Padrão (POP) como uma ferramenta de suporte na melhoria dos processos organizacionais. O procedimento operacional padrão (POP), contribuiu para que o grupo produtivo executasse com ainda mais presteza as etapas da higienização e organização de suas receitas, a fim de agregar valor aos seus produtos, quando forem comercializados, conseguindo estabelecer um produto com aspectos de qualidade e aparência mais equilibrada, mesmo sendo de forma coletiva.

Referências

BIAZOTI, André; ALMEIDA, Natália; TAVARES, Patrícia (ORGs.). Caderno de metodologias: inspirações e experimentações na construção do conhecimento agroecológico /– 1. Ed. – Viçosa: Universidade Federal de Viçosa, 2017. 84 p.: il. color. Disponível em: http://base.socioeco.org/docs/d630d9ab58ff88e3b2b3ae1b63e95fed.pdf. Acesso em: 20 de Novembro de 2019.

CAMARGO, Francisco Massoni de. Importância do Procedimento Operacional Padrão nas Empresas. Betalabs Blog. 2015. Disponível em: https://blog.betalabs.com.br/importancia-do-procedimento-operacional-padrao-nas-empresas/. Acesso em: 20 de Novembro de 2019.

PINHEIRO, José Walker de Matos. Procedimento Operacional Padrão – POP: Plataforma Escola1 (Portal do Aluno). Faculdade de Ciências Humanas e Sociais – AGES. Paripiranga / BA, 2016. Disponível em: https://www.faculdadeages.com.br/uniages/wp- content/uploads/2016/02/POP-Portal-do-Aluno-Acad%C3%AAmicos.pdf. Acesso em: 04 de dezembro de 2019.

Publicado

2022-04-11

Como Citar

Gomes, A. P. de J. ., Santos, E. de L. ., Santos, G. P. dos ., & Silva, T. M. da . (2022). PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO (POP) NA COOPAF: UMA EXPERIÊNCIA JUNTO AO GRUPO PRODUTIVO DA COMUNIDADE ALTO DE FORA NO MUNÍCIPIO DE SERRINHA - BAHIA. Cadernos Macambira, 7(1), 44–45. Recuperado de http://revista.lapprudes.net/index.php/CM/article/view/671