Refletindo o currículo na ressignificação dos saberes para alunos diferentes

Autores

  • Rozana Ramos Neves damaydri@gmail.com
    NÚCLEO DE EDUCAÇÃO INFANTIL - NEI-CAp-UFRN
  • Blenda Carine Medeiros Dantas de Medeiros blendamedeiros@nei.ufrn.br
    NÚCLEO DE EDUCAÇÃO INFANTIL - NEI-CAp-UFRN

Palavras-chave:

Currículo, Inclusão, Necessidades Educacionais Especiais, Formação de professores

Resumo

O currículo é um eixo central para que a inclusão de fato aconteça na escola. Deste modo, o objetivo desse trabalho é trazer uma reflexão sobre a proposta pedagógica do Núcleo de Educação da Infância NEI-CAP-UFRN, considerando a importância da ressignificação do currículo e a formação de professores para que as crianças com Necessidades Educacionais Específicas sejam efetivamente atendidas e desenvolvam habilidades e competências em seus processos de estudo. Corroborando com a abordagem temática currículo, evidencia-se o trabalho desenvolvido nesta instituição, tendo como metodologia o Tema de Pesquisa. A metodologia desenvolvida nessa pesquisa será feita pela análise do projeto pedagógico produzidos pela equipe da Escola de Aplicação NEI-CAP-UFRN. Evidencia-se a perspectiva de organização dos conteúdos a serem trabalhados que respeita o interesse de estudo da criança, proporcionado e oportunizando uma exploração mais diversificada das atividades pedagógicas a serem desenvolvidas. Considera-se, aqui, a organização do currículo nas diferentes áreas do conhecimento. Identifica-se que a proposta pedagógica tem como objetivo um currículo no qual todos os alunos sejam atendidos, sem fazer diferenciação entre eles.

Biografia do Autor

Rozana Ramos Neves, NÚCLEO DE EDUCAÇÃO INFANTIL - NEI-CAp-UFRN

Professora EBTT no Núcleo de Educação Infantil NEI-CAp-UFRN, pedagoga, especialista em Neuropsicopedagogia Institucional E Educação Especial na Perspectiva da Inclusão, mestranda do curso de Pós - Graduação em Educação Especial.

Blenda Carine Medeiros Dantas de Medeiros, NÚCLEO DE EDUCAÇÃO INFANTIL - NEI-CAp-UFRN

Professora EBTT do Núcleo de Educação da Infância, colégio de aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora permanente do Mestrado Profissional em Educação Especial (PPGEEsp-UFRN). Pedagoga e Psicóloga. Doutora em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp-Assis).

Referências

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação, n° 9.394 de 20 de dezembro de 1996.

LOPES, Denise Maria de Carvalho. Brincos: brincadeira, linguagem e educação de crianças. In JALLES, Antonia Fernanda; ARAÚJO, Keila Barreto de. (Orgs.). Arte e cultura na infância. Natal, RN: EDUFRN, 2011. (Coleção Faça e Conte). p.71-87.

MICHELS, Maria Helena (Org.). A formação de professores de educação especial no Brasil: proposta em questão. Florianópolis: UFSC-CED-NUP, 2017.

MOURA, Marianne da Cruz. Educação infantil, rotina e organização da prática pedagógica: entre espaços, tempos e atividades. Monografia (Graduação em Pedagogia) Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Educação. Natal, 2008, 109p.

PLETSCH, Maria Denise; SOUZA, Flávia Faissal & ORLEANS, Luis Fernando. A diferenciação curricular e o desenho universal na aprendizagem como princípios para inclusão escolar. In: Revista Cultura e Educação Contemporânea, v 14, n 35, 2017.

PROPOSTA PEDAGOGICA, NEI-CAP-UFRN, 2022.

RÊGO, M. C. F. D. RÊGO, M. C. F. D. Recortes e relatos: a criança de 2 e 3 anos no espaço escolar. 1995. 179 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 1995.

ROLDÃO, M. do C. Diferenciação curricular revisitada: conceito, discurso e práxis. Porto Editora, Porto/Portugal, 2003.

Publicado

2023-01-30

Como Citar

Neves, R. R. ., & Medeiros, B. C. M. D. de . (2023). Refletindo o currículo na ressignificação dos saberes para alunos diferentes. Cadernos Macambira, 7(3), 140–144. Recuperado de http://revista.lapprudes.net/index.php/CM/article/view/798