Educação Especial Inclusiva e a formação inicial em pedagogia na visão de profissionais da área

Authors

  • Jussara de Paula da Silva Moura sara.bji@hotmail.com
    UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO - Campos dos Goytacazes
  • Cristiana Barcelos da Silva cristiana.silva@uemg.br
    UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS - unidade Carangola

Keywords:

Educação Especial, Inclusão, Alunos com necessidades especiais, Pedagogia

Abstract

Este artigo apresenta os resultados de um estudo realizado apresentado ao curso de Licenciatura em Pedagogia que teve por objetivo analisar a formação dos professores para a educação inclusiva. A metodologia utilizada para a realização deste estudo foi qualitativa exploratória, com apoio de uma revisão de literatura e utilização de questionário, destinado a ex-alunos do curso presencial e a distância do curso superior em Pedagogia, com o intuito de conhecer a realidade para identificar sua percepção quanto a qualidade do curso, a fim de entender sua visão a respeito do tema. O apoio teórico contou com autores como Sassaki, Mantoan, Gatti, Cavalari, entre outros. Os resultados encontrados revelam que, se faz urgente que os currículos dos cursos de formação sejam revistos, abrindo espaço para mais disciplinas voltadas à inclusão, pois só assim será possível a construção de uma educação de qualidade e verdadeiramente para todos.

Author Biography

Cristiana Barcelos da Silva, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS - unidade Carangola

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS - unidade Carangola

References

ANFOPE. Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação. Documento Norteador para a Elaboração das Diretrizes Curriculares para os Cursos de Formação de Professores. Brasília: MEC, 2000.

BELLANDA, M.; CAVALARI, M. Inclusão escolar e social. Caderno Multidisciplinar de Pós-Graduação da UCP, Pitanga, v. 1, n. 3, p. 178-88, 2010.

ENGUITA, Mariano F. Educar em Tempos Incertos. Porto Alegre, Arte Médicas. 2003.

GATTI, B. A. Formação de Professores no Brasil: Características e Problemas. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-79, out./dez. 2018.

KUZUYABO, M. Dificuldade da inclusão divide professores e especialistas. 2016. Disponível em: http://www.revistaeducacao.com.br/inclusao-na-pratica/. Acesso em: 12 abr. 2018.

MAGALHÃES, R.C.B.P. (Org.). Reflexões sobre a diferença: uma introdução à educação especial. 2. ed. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2003.

MANTOAN, M.T.E. A Integração de pessoas com deficiência: contribuições para uma reflexão sobre o tema. São Paulo: Memnon, 2004.

MARQUES, S.C.M. O processo de inclusão e as dificuldades do professor na sua aplicabilidade em sala de aula. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar) – Universidade de Brasília, Brasília, 2011.

OMS. Organização Mundial de Saúde. CIF: Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. São Paulo: EDUSP; 2003.

SASSAKI, R.K. Inclusão, Construindo uma Sociedade para Todos. Rio de Janeiro: WVA, 2006.

Published

2023-01-30

How to Cite

Moura, J. de P. da S. ., & Silva, C. B. da . (2023). Educação Especial Inclusiva e a formação inicial em pedagogia na visão de profissionais da área. Cadernos Macambira, 7(3), 131–139. Retrieved from http://revista.lapprudes.net/index.php/CM/article/view/799