Educação especial na Amazônia: análise das adaptações curriculares em uma escola pública em Belém - PA

Autores

  • Renato do Vale Modesto renatomodesto80@gmail.com
    IFSULDEMINAS
  • Rosimeire Bragança Cerveira rosimeirecerveira@gmail.com
    IFSULDEMINAS

Palavras-chave:

Adaptações Curriculares, Currículo, Educação especial

Resumo

O presente resumo expandido consiste em uma pesquisa cujo objetivo é analisar as adaptações curriculares de grande porte no Instituto de Educação do Estado do Pará (IEEP), sob a justificativa de identificar de que forma a instituição está adaptada para alunos da educação especial. Esse trabalho consiste em uma revisão da bibliográfica sobre a importância do currículo e concepções sobre as adaptações curriculares. Tem como metodologia a análise documental e observação sistêmica. Verificando que apesar da escola dispor de algumas estruturas que viabilizam o acesso de alunos com necessidades especiais, São necessárias adaptações curriculares que garantam o acesso dos alunos em outros ambientes da instituição.

Biografia do Autor

Renato do Vale Modesto, IFSULDEMINAS

Aluno de Pós Graduação (especialização em educação inclusiva), IFSULDEMINAS. Graduado em Geografia pela Universidade do Estado do Pará- UEPA

Rosimeire Bragança Cerveira, IFSULDEMINAS

Professora – IFSULDEMINAS. Mestre em Educação pela Unifal- Universidade Federal de Alfenas- MG.

Referências

ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 9050 – Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro: ABNT, 2020.

ARANHA, Maria. Salete. Fábio. Projeto Escola Viva: garantindo o acesso e permanência de todos os alunos na escola: adaptações curriculares de pequeno porte. Brasília, MEC/SEE, 2000.

CORTELLA, Mario Sergio. A escola e o conhecimento: Reflexão sobre fundamentos epistemológicos e políticos dessa relação. Tese de doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo: São Paulo, 1997.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. Ed. – São Paulo: Atlas/2003.

LOBATO, Vivian da Silva. O Instituto Estadual de Educação do Pará – IEEP na memória de alunas e professoras (1940-1970). Tese de Doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2010.

PAULA, Hulda Iza Gonçalves de. Adaptações curriculares e a inclusão educacional da pessoa em situação de deficiência: um estudo de caso em escolas públicas localizadas no município de Belém/ PA. Dissertação de mestrado. Universidade Federal do Pará (UFPA): Belém, 2016.

Projeto Político Pedagógico IEEP (Instituto de Educação do Estado do Pará) 2012. Não publicado.

SACRISTÁN, J. Gimeno. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. trad. Ernani F. da Rosa- 3. Ed. – Porto Alegre: ArtMed, 2000.

Publicado

2023-01-30

Como Citar

Modesto, R. do V. ., & Cerveira, R. B. . (2023). Educação especial na Amazônia: análise das adaptações curriculares em uma escola pública em Belém - PA. Cadernos Macambira, 7(3), 165–170. Recuperado de http://revista.lapprudes.net/index.php/CM/article/view/803