Experienciando a inclusão no espaço escolar através da pedagogia da diversidade

Autores

  • Vânia da Silva Ferreira vaniaferreira1209@gmail.com
    UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - UFSCar
  • Luzia da Silva Neta Novais luzia.neta@ifba.edu.br
    INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA), campus Barreiras

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Pedagogia da diversidade, Deficiência

Resumo

Este relato de experiência tem o intuito de refletir sobre a inclusão e diversidade, em contexto escolar, através dos paradigmas que permeiam a prática pedagógica na escola, entre outros aspectos relacionados à inclusão das pessoas com deficiência na percepção dos docentes da sala regular e do Atendimento Educacional Especializado, buscando também despertar a discussão a respeito da diversidade e das atitudes necessárias para o desenvolvimento de uma prática pedagógica menos preconceituosa e segregacionista. As reflexões foram pautadas nas experiências vivenciadas em ambiente escolar mediante a necessidade de se compreender como a inclusão vem ocorrendo na prática, destacando a necessidade de que a escola seja um espaço para a expressão das diferenças. Através desse relato, foram conjecturadas questões que contribuem para a implementação de ações educacionais necessárias para que a inclusão aconteça verdadeiramente, considerando a perspectiva de vários autores e das práticas relatadas por a professora de AEE e coordenadora do núcleo de inclusão escolar, bem como dos docentes que ministravam aulas para 26 estudantes com deficiência ou necessidades especiais de aprendizagem, no período de dezembro de 2019 à novembro de 2021. Foi possível perceber a importância do acolhimento das singularidades e da diversidade em contexto escolar e o quanto o papel de uma pedagogia que atenda a diversidade é fundamental para o desenvolvimento e consolidação de novos saberes através das relações sociais estabelecidas na aprendizagem, motivada pelos colegas, pelo ambiente escolar e pelos próprios professores.

Biografia do Autor

Vânia da Silva Ferreira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - UFSCar

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Bacharel em Psicologia pelo Centro Universitário São Francisco de Barreiras (UNIFASB), Especialista em Psicologia Escolar e Inclusiva e mestranda em Educação Especial na Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.

Luzia da Silva Neta Novais, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA), campus Barreiras

Graduanda em Letras/ Libras pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (Uniasselvi). Tradutora e Intérprete de Libras, Coordenadora do Núcleo de Apoio a Pessoa com Necessidades Específicas (NAPNE) no Instituto Federal da Bahia, campus Barreiras.

Referências

COSTA, Osvaldo Neto Sousa. Pedagogia da diversidade. 1ª edição. Sobral, INTA, 2015.

MANTOAN, Maria Teresa Égler Igualdade e diferenças na escola como andar no fio da navalha. Educação (PUC/RS), Porto Alegre / RS, v. XXIX, n. 1(58), p. 55-64, 2006.

MENDES, Enicéia Gonçalves. A política de educação inclusiva e o futuro das instituições especializadas no Brasil. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 27(22). 2019.

MRENCH, Leny Magalhães (Universidade de São Paulo) - A Educação Especial no Brasil. São Paulo: Sarvier, 2000.

PIERUCCI, Antonio Flávio. Ciladas da diferença. São Paulo: Editora 34, 1999.

SACRISTÁN, José Gimeno. A construção do discurso sobre a diversidade e suas práticas. Porto Alegre, Artmed, 2001.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: Construindo uma sociedade para todos. 5ed. Rio de Janeiro: WVA, 1997.

Publicado

2023-01-30

Como Citar

Ferreira, V. da S. ., & Novais, L. da S. N. . (2023). Experienciando a inclusão no espaço escolar através da pedagogia da diversidade. Cadernos Macambira, 7(3), 275–281. Recuperado de http://revista.lapprudes.net/index.php/CM/article/view/819