BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE RECUPERAÇÃO DE NASCENTES

Autores

Palavras-chave:

Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Sustentabillidade

Resumo

As são nascentes são fontes de águas subterrânea concentradas em falhas geológicas do solo que surgem em pontos mais frágeis, as nascentes poder ser de acúmulo de água, dando origem a pequenos lagos ou sem acúmulo dando origem a riachos que desaguam em outros rios. No entanto, fatores antrópicos podem atuar para a degradação das nascentes provocando, entre outros efeitos, voçorocas. O objetivo deste trabalho é explanar tais ações antrópicas e os principais meios disponíveis para evitar e/ou conter os impactos negativos sobre os corpos hídricos. A metodologia compreendeu a visita in loco de áreas e nascentes degradas e a revisão da literatura. Dentre as medidas exequíveis e com resultados comprovados, o reflorestamento e o isolamento de nascentes, com a manutenção deste, são contribuições significativas para o sucesso do objetivo. Somado a isso, ainda há a manutenção da observância da legislação e o processo contínuo de conscientização dos proprietários de terras e de rebanhos que atuam próximos a nascentes. 

Biografia do Autor

Marivania Sousa Lima, Instituto Federal Baiano - campus Serrinha

Instituto Federal Baiano – campus Serrinha.

Rafael Rodrigo Ferreira de Lima, IFBaiano

Esp. Em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (IFBaiano), mestrando no Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais do Instituto Federal Baiano (IFBaiano).

Publicado

2024-02-29

Como Citar

Sousa Lima, M., & Ferreira de Lima, R. R. (2024). BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE RECUPERAÇÃO DE NASCENTES. Cadernos Macambira, 9(2), 12. Recuperado de http://revista.lapprudes.net/index.php/CM/article/view/911