A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS E AS IMPLICAÇÕES NA EJA: APONTAMENTOS DESDE MUTUÍPE-BA

Autores

Palavras-chave:

Colégio Julival Rebouças, Covid-19, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade educacional destinada a indivíduos que, por algum motivo, não tiveram acesso, ou não deram continuidade aos estudos na infância ou adolescência por questões relacionadas às condições de vida e de sobrevivência dos seus grupos sociais. Essa modalidade tem sido relegada pelas políticas públicas e seus sujeitos de direito enfrentam uma trajetória de desigualdades socioespaciais. A oferta da EJA se torna ainda mais complexa em face do comportamento espacial do vírus Síndrome Respiratória Aguda Grave do Coronavírus 2 (Sars-CoV-2) e da doença infecciosa causada por ele, a Doença do Coronavírus 2019 (COVID-19). O desdobramento desse processo ensejou a implementação de atividades mediadas ou não pelo uso de tecnologia realizadas fora das instituições de ensino de modo síncrono e assíncrono. O objetivo do presente trabalho é problematizar a oferta da EJA no contexto pandêmico, tomando como referência a cidade baiana de Mutuípe e a realidade concreta do Colégio Dr. Julival Rebouças. Para a realização do estudo, fez-se o levantamento, seleção, leitura e discussão de textos sobre Educação de Jovens e Adultos. Recorreu-se ainda a base de dados do Censo Escolar a partir de aplicativo desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia; ao levantamento, seleção e apreciação dos Decretos expedidos pela Prefeitura Municipal de Mutuípe diante do contexto da pandemia; ao diagnóstico realizado pelo Fórum de Secretários de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá; dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Os resultados apontam que o ensino remoto privilegia os sujeitos com melhores condições socioeconômicas e evidencia a fragilidade do sistema público de ensino na medida em que aflora as desigualdades e demonstra que esforços pontuais não são capazes de permitir a integração dos sujeitos populares no processo de ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

João Raphael Ribeiro Rocha, IF Baiano Campus Santa Inês

Graduando em Licenciatura em Geografia do IF Baiano Campus Santa Inês.

Aline dos Santos Lima, IF Baiano Campus Santa Inês

Doutora em Geografia pela UFBA. Mestre em Cultura, Memória e Desenvolvimento Regional e Licenciada em Geografia pela UNEB. Professora de Geografia, Coordenadora de Área do Pibid (2018-2020) e Coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica pelo IF Baiano Campus Santa Inês. Líder do Grupo de Pesquisa em Questões Agrárias do IF Baiano/NEQA/IF Baiano/CNPq. Pesquisadora do GeografAR/POSGEO/UFBA.

Referências

Ver pdf

Publicado

2023-08-25

Como Citar

Rocha, J. R. R. ., & Lima, A. dos S. . (2023). A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS E AS IMPLICAÇÕES NA EJA: APONTAMENTOS DESDE MUTUÍPE-BA. Cadernos Macambira, 8(3), 25. Recuperado de http://revista.lapprudes.net/index.php/CM/article/view/972