ENSINO REMOTO DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA: UM ESTUDO DE CASO

Autores/as

Palabras clave:

Atividades didáticas, Ensino de Ciências, Ensino remoto, Pibid

Resumen

O presente estudo objetiva apresentar e analisar atividades didáticas de Ciências elaboradas e implementadas, no contexto da pandemia gerada pelo SARS-CoV-2, no Colégio Municipal Natur de Assis Filho, situado em Ubaíra - BA, vinculadas ao PIBID do IF Baiano Campus Santa Inês. Foram realizadas observações, discussões e análises da práxis pedagógica de Ciências em 04 turmas do 6º ano do Ensino Fundamental II, as quais subsidiaram a proposição de atividades. Os resultados se constituíram na elaboração e aplicação de atividades didáticas. Dentre elas, destacam-se: seis kits pedagógicos contendo textos introdutórios, ilustrações e questões diversificadas sobre temas distintos. Os kits pedagógicos foram encaminhados a todos os alunos matriculados (n=107) de forma impressa e/ou digital, enquanto as demais atividades foram mediadas virtualmente. Em média, 30% dos alunos receberam os kits pedagógicos digitalmente, participaram das atividades virtuais e apresentaram melhor pontualidade e desempenho. Cerca de 56% dos alunos receberam os kits pedagógicos em formato impresso e aproximadamente 15% não tiveram acesso às atividades (digitais ou impressas). É importante destacar que a disponibilização de materiais impressos possibilitou a inclusão da maioria dos alunos ao processo educativo e ‘minimizou’ os prejuízos causados pela suspensão das atividades presenciais letivas ocasionadas pela pandemia. O melhor rendimento apresentado pelos alunos que tiveram acesso às aulas online indica: a importância do contato entre o professor e o aluno, mesmo mediado com o uso da tecnologia (virtual); a assertividade na combinação metodológica entre as atividades impressas e virtuais. As atividades contribuíram para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos da Educação Básica, bem como para a formação docente inicial de licenciandos do Curso de Ciências Biológicas do IF Baiano Campus Santa Inês - BA. Por fim, este estudo denuncia a necessidade de planejamento, desenvolvimento e, principalmente da manutenção de políticas públicas de inclusão digital para a escola pública.

Biografía del autor/a

Naiara Costa Ribeiro, IF Baiano Campus Santa Inês

Possui Formação Inicial e Continuada em Educação Especial, Licencianda em Ciências Biológicas e bolsista Pibid (2020-2022) pelo IF Baiano Campus Santa Inês.

Cássia da Paixão Costa, IF Baiano Campus Santa Inês

Licencianda em Ciências Biológicas, bolsista Pibid (2020-2022) e bolsista do Programa Residência Pedagógica (2022-2024) pelo IF Baiano Campus Santa Inês.

Jamile Oliveira de Jesus, IF Baiano Campus Santa Inês

Licencianda em Ciências Biológicas, bolsista Pibid (2020-2022) e bolsista do Programa Residência Pedagógica (2022-2024)  pelo IF Baiano Campus Santa Inês.

Girleda Silva Brandão, Colégio Municipal Natur de Assis Filho

Bacharel em Filosofia (2001) pela UCSal. Licenciada em Biologia (2010) e Especialista em Gestão e Educação Ambiental (2011) pela Faculdade de Ciências Educacionais. Pós-graduada em História da África, da Cultura Negra e do Negro no Brasil (2014) pela UFRB. Tem experiência na docência do ensino fundamental, ensino médio e EJA. Atualmente, é professora efetiva das prefeituras de Mutuípe-BA e Ubaíra-BA. Atuou como supervisora do  Pibid (2020-2022) vinculada ao IF Baiano Campus Santa Inês.

Rosineide Braz Santos Fonseca, IF Baiano Campus Santa Inês

Professora Supervisora Pibid.

Simone Varela, IF Alagoas Campus Maceió

Doutora em Educação pela Universidade Tiradentes de Sergipe (2017). Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2004). Especialista em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (2002). Graduada em História pela Universidade Estadual de Londrina (2000) e Pedagogia pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (1999). Tem experiências na docência do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior e Pós-Graduação. Foi professora efetiva do IF Baiano Campus Santa Inês (2016-2022) e Coordenadora de Área do Pibid (2020-2022). Atualmente, é professora efetiva do IFAL Campus Maceió e participa do Grupo de Pesquisa e Estudos Interdisciplinar em Formação Humana, Representações e Identidades da UFPE.

Citas

Ver pdf.

Publicado

2023-08-25

Cómo citar

Ribeiro, N. C. ., Costa, C. da P. ., Jesus, J. O. de, Brandão, G. S. ., Fonseca, R. B. S. ., & Varela, S. . (2023). ENSINO REMOTO DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA: UM ESTUDO DE CASO. Cadernos Macambira, 8(3), 43–44. Recuperado a partir de http://revista.lapprudes.net/index.php/CM/article/view/981