JORNAL DA QUÍMICA COMO FACILITADOR NO ENSINO-APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO IF BAIANO GUANAMBI

Autores/as

Palabras clave:

Ensino Remoto, Jornal da Química, Prática pedagógica

Resumen

Em virtude da pandemia causada pelo novo coronavírus as aulas presenciais foram suspensas, devido ao isolamento social imposto para evitar a contaminação pelo SARS-CoV2. Diante dessa nova realidade tornou-se necessário refletir sobre as práticas pedagógicas e adaptar o ensino com metodologias que protagonizem o aluno e o auxilie em sua aprendizagem. O objetivo desse trabalho é relatar o desenvolvimento de uma atividade que consiste na elaboração de um jornal da química para trabalhar os conteúdos de soluções, propriedades coligativas e estequiometria. Para isso dividiu-se as turmas do 2º ano do ensino médio no IF Baiano Campus Guanambi em equipes de 6 integrantes e, a partir dessa formação, iniciaram a construção do jornal sob orientação dos residentes. A proposta resultou em trabalhos diversificados e criativos, dos quais pôde-se constatar que, apesar das dificuldades enfrentadas pelos estudantes com a inserção do ensino remoto durante o período pandêmico, a confecção do jornal trouxe resultados positivos propiciando uma ótima interação dos estudantes com os residentes em busca pelo conhecimento. Desse modo, é possível detectar através desse relato de experiência que os estudantes, residentes e professores conseguiram manter a troca de ideias e o compartilhamento de saberes, ressaltando ainda a importância da adaptação e dos avanços das práticas pedagógicas para o processo de ensino no modo remoto. Nesta perspectiva, o jornal como recurso didático, torna-se um importante instrumento no processo de ensino-aprendizagem, visto que no enfoque CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) abre um leque de possibilidade de despertar no estudante a curiosidade bem como o espírito crítico e investigativo oportunizando uma postura transformadora da sua realidade.

Biografía del autor/a

Aline Almeida Pereira, IF Baiano Campus Guanambi

Licenciada em Química, Pós-Graduanda em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, bolsista do Pibid (2017-2019) e bolsista do Programa Residência Pedagógica (2020-2022) pelo IF Baiano Campus Guanambi.

Anne Karoline de Abreu Silva, IF Baiano Campus Guanambi

Graduanda em Licenciatura em Química, bolsista do Pibid (2017-2019) e bolsista do Programa Residência Pedagógica (2020-2022) pelo IF Baiano Campus Guanambi.

Fábio Jonas de Souza Soares, IF Baiano Campus Guanambi

Licenciado em Química, bolsista do Pibid (2017-2019) e bolsista do Programa Residência Pedagógica (2020-2022) pelo IF Baiano Campus Guanambi. Mestrando em Química/Área de concentração em Química Analítica pela UESB Campus Jequié.

Geiselane da Silva Ramos, IF Baiano Campus Guanambi

Graduada em Licenciatura em Química, bolsista Pibid (2017-2019) e bolsista do Programa Residência Pedagógica (2020-2022) pelo IF Baiano Campus Guanambi.

Luzia Rocha Santos, IF Baiano Campus Guanambi

Graduanda em Licenciatura em Química, bolsista (2018-2019) do Pibid e bolsista do Programa Residência Pedagógica (2020-2022) pelo IF Baiano Campus Guanambi.

Hilma Conceição Fonseca Santos, IF Baiano Campus Guanambi

Licenciada em Química (2008) pela UNEB. Mestra em Química (2011) e Doutora com período sanduíche em Université de Poitiers (2017) em Química pela UFBA. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química. Atuou como supervisora do Pibid (2018-2019) e como preceptora do Programa Residência Pedagógica pelo IF Baiano Campus Guanambi.

Citas

Ver pdf.

Publicado

2023-08-25

Cómo citar

Pereira, A. A. ., Silva, A. K. de A. ., Soares, F. J. de S. ., Ramos, G. da S. ., Santos, L. R. ., & Santos, H. C. F. . (2023). JORNAL DA QUÍMICA COMO FACILITADOR NO ENSINO-APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO IF BAIANO GUANAMBI. Cadernos Macambira, 8(3), 45–46. Recuperado a partir de http://revista.lapprudes.net/index.php/CM/article/view/982