O ENSINO DE QUÍMICA EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: AS REDES SOCIAIS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA

Autores

Palavras-chave:

Ensino remoto, Instagram, Química, Pibid

Resumo

Em decorrência da suspensão das atividades presenciais provocada pela pandemia da COVID-19, os bolsistas de iniciação à docência (PIBID), subprojeto de Química, do Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi, considerando a implementação da modalidade de Ensino Remoto Emergencial, foram instigados a buscar novas estratégias didáticas, valendo-se das redes sociais, a fim de garantir o fortalecimento do ensino-aprendizagem. Nesse contexto, selecionou-se o Instagram, por ser uma ferramenta amplamente utilizada pelos estudantes, com um design atrativo e de fácil acesso, capaz de promover uma rápida comunicação, aproximando, assim, os conteúdos de Química dos alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho. Essa estratégia didática teve como objetivo potencializar o ensino-aprendizagem de química durante o ensino remoto e contribuir com a prática docente. As atividades postadas foram criadas em consonância com os temas químicos abordados em aula e como forma de revisão para o Exame Nacional do Ensino Médio. Cabe ressaltar que a seleção de conteúdos era feita durante a reunião semanal dos bolsistas com a Supervisora do Núcleo e que, antes da publicação, tais atividades passavam por criteriosa avaliação. As postagens tiveram início no mês de fevereiro de 2021 sempre com, no mínimo, duas publicações semanais, através do perfil intitulado @Luizcomquimica. As publicações consistiram em revisões de conteúdos, dicas de estudos e curiosidades, quizzes de perguntas e respostas e divulgação de oficinas didático-pedagógicas de natureza química realizadas pelos bolsistas no decorrer do ano letivo. Os resultados apontam que o Instagram pode ter possibilitado o estímulo e fortalecimento das relações bolsista/aluno, bem como a construção dos conhecimentos, visto o grande número de acessos e interação por parte dos discentes e comunidade escolar em geral. Vale destacar que esse perfil continua sendo utilizado, mesmo após o retorno das atividades presenciais, e poderá ser empregado por futuros bolsistas do PIBID.

Biografia do Autor

Jaine Costa Cruz , IF Baiano Campus Guanambi

Graduanda em Licenciatura em Química, voluntária (2019-2020) e bolsista  (2020-2022) do Pibid, exerceu a função de monitora no projeto de ensino “Um dia de visita ao IF Baiano Campus Guanambi” e no Laboratório Didático de Química e atua no Programa de Extensão Tecnológica pelo IF Baiano Campus Guanambi.

Rita de Cássia Ramos Queiroz de Freitas, IF Baiano Campus Guanambi

Graduanda em Licenciatura em Química, atuou como bolsista em dois editais do Pibid, foi monitora voluntária em Química e Matemática para alunos do ensino médio e superior, idealizadora/bolsista dos projetos de extensão “Química pelas Mãos” e “Ajuda, precisar?”, realizou estágio voluntário no Laboratório de Química pelo IF Baiano Campus Guanambi. Foi estagiária na Indústrias Nucleares do Brasil. Atualmente, é bolsista no projeto de extensão “QuiMaker Modelagem 3D para o ensino inclusivo de Química” e voluntária nos projetos do CNPq “Independência do Brasil no Sertão da Bahia” e “Semear a Ciência e inovação na formação de jovens e adultos”.

Isabela Martins Souza , IF Baiano Campus Guanambi

Acadêmica do curso de Licenciatura em Química, voluntária (2019) e bolsista  (2020-2021) do Pibid, voluntária do projeto "Química pelas Mãos" do Programa de Extensão Tecnológica e estagiária voluntária no Laboratório Didático de Química pelo IF Baiano Campus Guanambi.

Vaniele Souza Ribeiro , IF Baiano Campus Guanambi

Professora efetiva do IF Baiano Campus Guanambi e atua como Coordenadora de Área do Pibid. Possui graduação em Licenciatura em Química (2009), especialização em Eficiência Energética e Benefícios Ambientais na Produção de Petróleo, Gás natural e Biocombustíveis (2013) e mestrado em Química com área de concentração em Química (2013) pela UFS e doutorado em Química, com área de concentração em Química Analítica (2018) pela UFBA.

Samaia Castro Coelho, Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho

Especialista em Educação Ambiental com ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis (UFBA), também possui especializações em Metodologia no Ensino de Ciências Físicas, Químicas e Biológicas; Tecnologia Educacional: ênfase em comunicação e educação multimídia; Educação especial e inclusiva todos pela INTA. É licenciada em Química pelo IF Baiano Campus Guanambi. Atua como professora da rede estadual da Bahia no Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho em Guanambi-Ba.

Referências

Ver pdf

Publicado

2023-08-25

Como Citar

Cruz , J. C., Freitas, R. de C. R. Q. de ., Souza , I. M. ., Ribeiro , V. S. ., & Coelho, S. C. . (2023). O ENSINO DE QUÍMICA EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: AS REDES SOCIAIS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA. Cadernos Macambira, 8(3), 53–54. Recuperado de http://revista.lapprudes.net/index.php/CM/article/view/984