OS OBSTÁCULOS ENCONTRADOS NO ENSINO REMOTO DO CMAFS EM MEIO A PANDEMIA DA COVID – 19

Autores

Palavras-chave:

Desigualdades, Equipamentos, Habilidades, Impressão

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar as dificuldades encontradas no ensino remoto do Colégio Municipal Aurino Fausto dos Santos (CMAFS), Povoado de Jenipapo, município de Ubaíra, durante a pandemia da COVID 19. Para tanto, tomamos como referência as reflexões que vem sendo abordadas a partir das experiências que estão sendo vivenciadas por professores e estudantes do CMAFS e licenciados do Curso de Geografia do IF Baiano, Campus Santa Inês. Metodologicamente recorremos a estudo de textos sobre a Educação na pandemia, e no ensino remoto. Para o CMAFS as dificuldades no período pandêmico se apresentaram como em todo o ensino público brasileiro, com o agravante se ser uma escola do/no campo. Muitos dos estudantes desta escola vivem em uma situação pouco propícia à modalidade de ensino remoto, já que muitos moram em regiões nas quais o alcance aos meios de comunicação não é uma realidade e não há acesso à internet para todos os discentes. A mediação da educação nos tempos pandêmicos no CMAFS foi realizada de duas formas: a) elaboração e entrega de atividades escritas/impressas; b) aulas online na plataforma Google Meet. Em 2021, foram elaborados sete kits de atividades para serem entregues aos pais/responsáveis e resolvidas pelos alunos em casa, sendo devolvidas para correção pelos docentes. A repentina transformação causada pela pandemia, trouxe impactos mais severos às pessoas socialmente vulneráveis, e pode acabar por aprofundar o contexto da desigualdade já existente. No contexto brasileiro, podemos observar disparidades no acesso à internet, na oportunidade de aquisição de habilidades digitais e na acessibilidade a equipamentos.

Biografia do Autor

Maria Avanilda Novaes de Santana, IF Baiano Campus Santa Inês

Licencianda em Geografia, bolsista Pibid (2020-2022) e bolsista do Programa Residência Pedagógica (2022-2024) pelo IF Baiano Campus Santa Inês.

Ana Lúcia de Jesus Santos, IF Baiano Campus Santa Inês

Discente da Licenciatura em Geografia pelo IF Baiano Campus Santa Inês.

Ana Paula de Jesus Santos, IF Baiano Campus Santa Inês

Discente da Licenciatura em Geografia pelo IF Baiano Campus Santa Inês.

Carlos Alberto Damasceno da Silva, IF Baiano Campus Santa Inês

Discente da Licenciatura em Geografia pelo IF Baiano Campus Santa Inês.

Emilina Isabel da Costa Neta Souza, Colégio Municipal Aurino Fausto dos Santos

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Educacionais (2008) e Licenciada em Geografia pela Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia (2009). Atualmente, é professora do Colégio Municipal Aurino Fausto dos Santos em Jenipapo, Ubaíra-BA. Tem Experiência na área de Geografia. Atuou como professora supervisora do Pibid pelo IF Baiano Campus Santa Inês (2018-2020 e 2020-2022).

Referências

Ver pdf

Publicado

2023-08-25

Como Citar

Santana, M. A. N. de ., Santos, A. L. de J. ., Santos, A. P. de J. ., Silva, C. A. D. da ., & Souza, E. I. da C. N. . (2023). OS OBSTÁCULOS ENCONTRADOS NO ENSINO REMOTO DO CMAFS EM MEIO A PANDEMIA DA COVID – 19. Cadernos Macambira, 8(3), 62–63. Recuperado de http://revista.lapprudes.net/index.php/CM/article/view/993

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)