A interdisciplinaridade no ensino superior: Integralização curricular para a formação docente

Autores

  • Bárbara Katharinne Alves Borges Lessa Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi
  • Emanoela Batista Neves Neves Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi.

Palavras-chave:

Abordagens na Licenciatura, Formação Inicial de Professores, Interdisciplinaridade

Resumo

O estudo em questão buscou abordar aspectos relativos à interdisciplinaridade no Ensino Superior e como esta prática se insere nos cenários formativos da formação inicial de professores. Constituído por uma metodologia descritiva qualitativa, originou-se de uma prática interdisciplinar planejada pelas professoras autoras, nas disciplinas Didática e Escola e Currículo do 2º semestre da Licenciatura em Ciências Biológicas do IF Baiano, Campus Guanambi. Pelos dados obtidos evidencia-se que a integração curricular sinaliza ganhos significativos para os licenciandos, posto que os aproximaram da prática interdisciplinar. Ao mesmo tempo em que discutiam teoricamente a interdisciplinaridade, vivenciaram-na em todas as suas vicissitudes, tendo-a como ação possível de ser reproduzida.

Biografia do Autor

Bárbara Katharinne Alves Borges Lessa, Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi

Mestra em Educação. Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi

Emanoela Batista Neves Neves, Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi.

Mestra em Educação. Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi.

Referências

BONATTO, A. et. al. Interdisciplinaridade no ambiente escolar, 2012.

JORGE, N. da S.; PEREIRA, F. N. Jr. A Interdisciplinaridade na e para a formação docente: uma perspectiva de ensino aprendizagem para as ciências naturais e matemática. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, Cajazeiras, v. 1, Ed. Especial, 73 - 79, set/dez. de 2016. DOI: https://doi.org/10.24219/rpi.v1iEsp.65.

KLEIMAN, A. B.; MORAES; S. E. Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da escola. Campinas: Mercado de Letras, 2009.

MAGALHÃES, C. A. de O. Jr; PIETROCOLA, M. Análise de propostas para a formação de professores de ciências do Ensino Fundamental. ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.3, n.2, p.31-58, jul. 2010.Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38098/29073. Acesso em: 26 de out. de 2022.

PIERSON, A. HC; NEVES, M. R. Interdisciplinaridade na formação de professores de ciências: conhecendo obstáculos. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 1, n. 2, p. 120-131, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4168/2733. Acesso em: 26 de out. de 2022.

Publicado

2024-09-20

Como Citar

Lessa, B. K. A. B. ., & Neves, E. B. N. (2024). A interdisciplinaridade no ensino superior: Integralização curricular para a formação docente. Cadernos Macambira, 9(3), 20–26. Recuperado de https://revista.lapprudes.net/CM/article/view/1412