Adaptação de materiais didáticos para o ensino médio integrado: uma proposição para o ensino-aprendizagem de língua inglesa (LI)

Autores

  • Sinézio Cotrim Guimarães Júnior Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi

Palavras-chave:

Adaptação de material didático, Ensino médio integrado, Língua Inglesa, Livro didático

Resumo

Buscou-se, neste estudo, conhecer e analisar sistematicamente as razões que provocam a desmotivação dos estudantes na aprendizagem de inglês na terceira série do ensino técnico integrado ao ensino médio. O estudo foi realizado com um grupo amostral de catorze estudantes e dez professores do Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi. A complexidade dessa situação incita a (re) pensar o contexto da sala de aula e pesquisar ações propositivas que possam repercutir na conquista de motivação da aprendizagem da língua inglesa -LI pelos estudantes. Perspectivou-se uma possível ressignificação desse processo de ensino-aprendizagem com os referidos grupos de estudantes através do diálogo proposto com eles e, também, com outros docentes afins, para que sejam consideradas temáticas/assuntos que são relevantes na trajetória de formação desses estudantes, e, a partir daí, procedeu-se à adaptação e à suplementação de materiais didáticos para o ensino de língua inglesa. Elaborou-se um Manual de oficinas pedagógicas para professores(as) de língua inglesa de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, com orientações direcionadas à adaptação e suplementação de materiais didáticos no contexto da sala de aula, como uma aposta que contempla a concepção do texto em sua autenticidade, uma vez que contempla as práticas cotidianas vivenciadas pelos alunos e pode ser efetivada a partir de suas preferências em relação à temática a ser abordada. Assim, trata-se de um estudo que se inclina à reflexão e à problematização do livro didático de LI no contexto dos cursos técnicos integrados ao ensino médio dos Institutos Federais.

Biografia do Autor

Sinézio Cotrim Guimarães Júnior, Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi

Mestre em Educação. Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi

Referências

CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 1991.

LIMA, D. Cândido de (Org.). Inglês em escolas públicas não funciona? Uma questão, múltiplos olhares. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1986.

Publicado

2024-09-20

Como Citar

Guimarães Júnior, S. C. . (2024). Adaptação de materiais didáticos para o ensino médio integrado: uma proposição para o ensino-aprendizagem de língua inglesa (LI). Cadernos Macambira, 9(3), 27–34. Recuperado de https://revista.lapprudes.net/CM/article/view/1414