Parábolas: conceitualização e aplicações no cotidiano

Autores

  • Islan Nilton de Oliveira Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi
  • Bianca de Oliveira Reis Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi
  • Djalma Meira Gomes Junior Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi

Palavras-chave:

Aplicações, Equação reduzida, Parábolas

Resumo

O seguinte trabalho é fruto da disciplina Geometria Analítica e Cálculo Vetorial-GACV ofertada no terceiro semestre do curso de Licenciatura em Química, no qual se buscou estudar as parábolas e suas utilizações presentes no dia a dia das pessoas. Desse modo, nosso objetivo, neste trabalho, é trazer o conceito e como se analisa as variadas formas que as parábolas estão presentes em nosso cotidiano e a identificá-las. Para atingir esse objetivo foram feitas análises de dissertação de mestrado, artigos e livros, utilizando também o aplicativo de construção de gráficos – GeoGebra. A análise levou em conta abordar a forma de construção das parábolas a partir de sua equação reduzida. Como muitas vezes estamos constantemente em contato com as parábolas, mas, não percebemos sua utilização e desconhecemos sua utilidade, almejamos a partir deste trabalho abrir novos horizontes para as pessoas, bem como elas podem interpretar em seu cotidiano de maneira a identificá-las e a construi-las.

Biografia do Autor

Islan Nilton de Oliveira, Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi

Licenciando em Química. Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi

Bianca de Oliveira Reis, Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi

Licenciando em Química. Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi

Djalma Meira Gomes Junior, Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi

Mestre em Matemática. Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi.

Referências

CHOMEN, G. Parábolas: as curvas misteriosas. Unicentro - Paraná. 2016. Disponível em: https://www3.unicentro.br/petfisica/2016/03/30/parabolas-as-curvas-misteriosas/. Acesso em: 18 set. 2023.

CHUNG, K. A parábola, sua propriedade refletora e aplicações. Dissertação. Departamento de Matemática da Universidade Federal Rural de Pernambuco. 32p. 2013. Disponível em: http://dm.ufrpe.br/sites/dm.ufrpe.br/files/tcc_kenji_chung_saldanha.pdf. Acesso em: 5 out. 2023.

PAIVA, M. Matemática. São Paulo. 3 ed. Editora Moderna, 1995.

SANTOS. J. C. C. dos. Parábolas e suas aplicações no Ensino Médio. Dissertação de Mestrado - Universidade Federal de Alagoas. Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Maceió- AL. pg. 97. 2016. Disponível em: https://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6213. Acesso em: 28 set. 2023.

WAGNER, E. Porque as antenas são parabólicas? RPM 33, pp. 11-15, 1997.

Publicado

2024-09-20

Como Citar

Oliveira, I. N. de, Reis, B. de O., & Gomes Junior, D. M. (2024). Parábolas: conceitualização e aplicações no cotidiano. Cadernos Macambira, 9(3), 72–77. Recuperado de https://revista.lapprudes.net/CM/article/view/1461