Relato de experiência de revisão teórica sobre atuação do profissional de psicologia frente à construção do PEI para o aluno com autismo

Autores

  • Aurielly dos Santos Gomes UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Palavras-chave:

Plano Educacional Individualizado, Psicologia, Autismo

Resumo

O presente relato de experiência representa um recorte de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre a atuação do profissional de psicologia frente à construção do Plano Educacional Individualizado (PEI) para o aluno do Transtorno do espectro autista. Realizou-se o levantamento em bancos de dados como Capes periódicos, Scielo, google acadêmico, e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Por meio dos resultados encontrados para a construção do referencial teórico da pesquisa, pode-se constatar que dadas às particularidades das pessoas com TEA, é necessário que se elabore estratégias para promoção de desenvolvimento desses sujeitos, principalmente com relação ao processo de ensino e aprendizagem. As dificuldades que se apresentam a essa condição do desenvolvimento reflete a necessidade de enfatizar cada vez mais o trabalho de multiprofissionais, como do profissional de psicologia, que contribuir com estratégias para ensino de comportamentos, como na operacionalização do ensino de habilidades fundamentais no contexto escolar.

Biografia do Autor

Aurielly dos Santos Gomes, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Graduanda em Bacharelado e Licenciatura em Psicologia, na Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Psicologia e Desenvolvimento Humano- GP/PSIDIHN. Membro do Grupo de Estudo e Extensão Universitária em Psicologia Escolar e Educacional em Contexto- GPEEC/UESPI. Monitora do curso de Atendimento Educacional Especializado, ofertado pelo Centro de Formação Antônio Freire- CFAF/UESPI.

Referências

BRASIL, Constituição Federal (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso: 09 de outubro de 2022.

HUDSON, Bruna Cristina da Silva. A percepção de professores (as) sobre a utilização do plano de desenvolvimento individual (PDI) em Minas Gerais. (Dissertação) Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/34699. Acesso: : 09 de outubro de 2022.

MATOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer?. São Paulo: Moderna, 2003. (Coleção cotidiano escolar). Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/211/o/INCLUS%C3%83O-ESCOLARMaria-Teresa-Egl%C3%A9r-Mantoan-Inclus%C3%A3o-Escolar.pdf. Acesso: 09 de outubro de 2022.

RESENDE, Lara Sabrina Gomes et al. Plano de Ensino Individualizado (PEI): um facilitador para a inclusão de alunos autistas nas aulas de língua portuguesa. Trabalho de Conclusão do Curso II (TCC). Licenciatura em Letras Português-EAD, Instituto Federal do Espiríto Santos-campus Vitória, Espiríto Santo, 2021. Disponível em:https://repositorio.ifes.edu.br/bitstream/handle/123456789/1564/TCC_Plano_Ensino_Individualizado_Alunos_Autistas.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 12 de set. 2022.

Publicado

2023-01-30

Como Citar

Gomes, A. dos S. . (2023). Relato de experiência de revisão teórica sobre atuação do profissional de psicologia frente à construção do PEI para o aluno com autismo. Cadernos Macambira, 7(3), 341–347. Recuperado de https://revista.lapprudes.net/CM/article/view/829