RELATO DE EXPERIÊNCIA: O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO IF BAIANO CAMPUS SANTA INÊS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

Palavras-chave:

Biologia, Ensino remoto, Formação docente

Resumo

Em março de 2020, a COVID-19, doença infecciosa causada pelo coronavírus, foi caracterizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma pandemia, ocasionando alterações nos diversos setores da sociedade. A educação sofreu com a crise sanitária e as aulas foram paralisadas. Como alternativa para não prejudicar por completo o ano letivo, as aulas foram retomadas no formato remoto emergencial. O objetivo deste trabalho é apresentar aspectos gerais do desenvolvimento das atividades desenvolvidas no Programa Residência Pedagógica neste contexto pandêmico. As ações do Programa, com interação dos residentes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas conjuntamente com a professora de Biologia, desenvolveram-se no IF Baiano Campus Santa Inês, na turma do 2º ano do Ensino Médio integrado ao Curso Técnico em Alimentos. As aulas de Biologia aconteceram com atividades síncronas e assíncronas. Para iniciar as práticas na turma, a professora regente fez a introdução dos conteúdos programáticos: reprodução, sexualidade, desenvolvimento embrionário, genética, evolução e ecologia. Seguindo a construção do conhecimento a partir dos temas supracitados, os licenciandos utilizaram metodologias distintas para compilar as informações já transcritas e, nesse sentido, realizaram-se várias dinâmicas: roda de conversa para discutir sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs); jogo de perguntas e respostas através de uma plataforma de sorteio, o Flippity, na abordagem de sexualidade e embriogênese; utilização de recursos digitais, em Genética e Evolução, sendo possível analisar como ocorre o processo de mutação em simuladores online; jogo didático sobre os conceitos de Ecologia e o uso da fotografia feita pelos estudantes para relacionar com o tema abordado. Com as observações das atividades, percebe-se que o uso de diferentes métodos torna eficaz a construção de uma aula mais lúdica e dinâmica, contribuindo significativamente no aprendizado do educando.

Biografia do Autor

Deise Maiana Oliveira dos Santos, IF Baiano Campus Santa Inês

Estudante do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e bolsista residente do Programa Residência Pedagógica (2020-2022) pelo IF Baiano Campus Santa Inês.

Adeilson Argolo de Jesus, IF Baiano Campus Santa Inês

Estudante do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e bolsista residente do Programa Residência Pedagógica (2020-2022) pelo IF Baiano Campus Santa Inês

Edilaine Andrade Melo, IF Baiano Campus Santa Inês

Doutora em Botânica. Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente. Licenciada em Ciências Biológicas. Tem experiência nas áreas de Ecologia Vegetal, Etnobiologia, Educação Ambiental e Ensino de Ciências/Biologia. É professora EBTT do IF Baiano Campus Santa Inês e atuou como preceptora no Programa Residência Pedagógica (2020-2022).

Referências

Ver pdf

Publicado

2023-08-25

Como Citar

Santos, D. M. O. dos ., Jesus, A. A. de ., & Melo, E. A. . (2023). RELATO DE EXPERIÊNCIA: O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO IF BAIANO CAMPUS SANTA INÊS EM TEMPOS DE PANDEMIA. Cadernos Macambira, 8(3), 89–90. Recuperado de http://revista.lapprudes.net/index.php/CM/article/view/1000

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)