O USO DO INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE ESTUDO EM MEIO À PANDEMIA DO COVID-19

Autores

Palavras-chave:

Ensino Remoto, Rede social, Residência Pedagógica

Resumo

O Instagram é uma das redes sociais mais acessadas no mundo. Surgiu em 6 de outubro de 2006, criada por Kevin Systrom e pelo brasileiro Mike Krieger. Esta rede social vem se tornando cada vez mais popular e utilizada como ferramenta de trabalho e de estudos. O aplicativo tem intuito de compartilhar momentos através de fotos e vídeos. Isso faz com que pessoas em todo mundo compartilhem em tempo real, ou não, seus momentos. O uso do Instagram como ferramenta de estudos vem se tornando cada vez mais comum. Esse processo tem se ampliado no contexto de pandemia no qual, com as escolas fechadas, os estudantes buscam forma de revisar conteúdo ou até mesmo, assistir vídeos aula. Desta forma, os Residentes do Programa de Residência Pedagógica do Instituto Federal Baiano – Campus Santa Inês, optaram por utilizar o Instagram através do ig @prpbiologia.ifbaiano para compartilhar conteúdos voltado para a área da Biologia. Essa iniciativa fez com que os estudantes dos Cursos Técnicos do Campus conseguissem ter acesso de forma rápida sobre os conteúdos de Citologia, Zoologia, Parasitologia e Botânica. Desta forma, se obteve as seguintes métricas:125 contas alcançadas, cerca de 37,3% em um período de 7 dias, um total de 117 curtidas nas publicações geradas no feed. Neste cenário pandêmico é fundamental buscar todas as formas de levar conteúdo de forma prática e dinâmica, para que possamos alcançar o número máximo de estudantes que necessitam de uma revisão rápida, ou mesmo conhecer um novo conteúdo e suas curiosidades.

Biografia do Autor

Ana Victoria Santos Reis, IF Baiano Campus Santa Inês

Foi estudante do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e bolsista residente do Programa Residência Pedagógica (2020-2022) pelo IF Baiano Campus Santa Inês. Atualmente, faz Graduação em Medicina na UNEB.

Roseane Matos Oliveira, IF Baiano Campus Santa Inês

Estudante do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e bolsista residente do Programa Residência Pedagógica (2020-2022) pelo IF Baiano Campus Santa Inês.

Edilaine Andrade Melo, IF Baiano Campus Santa Inês

Doutora em Botânica. Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente. Licenciada em Ciências Biológicas. Tem experiência nas áreas de Ecologia Vegetal, Etnobiologia, Educação Ambiental e Ensino de Ciências/Biologia. É professora EBTT do IF Baiano Campus Santa Inês e atuou como preceptora no Programa Residência Pedagógica (2020-2022). 

Referências

Ver pdf

Publicado

2023-08-25

Como Citar

Reis, A. V. S. ., Oliveira, R. M. ., & Melo, E. A. . (2023). O USO DO INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE ESTUDO EM MEIO À PANDEMIA DO COVID-19. Cadernos Macambira, 8(3), 61. Recuperado de http://revista.lapprudes.net/index.php/CM/article/view/992

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)