EVASÃO ESCOLAR EM ALUNOS DE ESCOLA DO CAMPO: UMA ANÁLISE DA ENTREVISTA APLICADA EM UMA COMUNIDADE RURAL DO MUNICÍPIO DE RETIROLÂNDIA-BA

Autores/as

DOI:

10.59033/cm.v8iespecial1.1094

Palabras clave:

Educação do Campo, Docência no Campo, Evasão Escolar

Resumen

A educação do campo é um conjunto de ações que, ao longo dos anos, foram se aprimorando a partir das lutas dos movimentos sociais de luta pela terra, na busca de uma garantia de educação de qualidade direcionada ao povo que vive nas áreas rurais sem desvinculá-los da sua realidade campesina. Com base em um questionário aplicado, via entrevista, a um professor de educação no campo, este resumo expandido objetiva debater a respeito de duas questões contempladas na entrevista, na busca de fatores que levam ao acentuado índice de evasão escolar e desinteresse ao ambiente educacional em alunos do campo. Com auxílio de embasamentos teóricos, a partir de artigos científicos e livros que tratem da temática, o desfecho deu-se que essa baixa perspectiva de futuro acadêmico em alunos do campo se dá por conta da falta de políticas públicas que garantam estrutura minimamente adequada para que haja a desenvoltura de um ambiente escolar, bem como falta de auxílio à escola na busca dessa identificação de alunos campesinos no material didático e nas práticas educacionais em sala de aula.

Biografía del autor/a

Angelo Neto da Silva Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Serrinha.

Licenciando em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Serrinha. Realiza pesquisa na área de educação do campo e da astrobiologia como instrumento educacional no ensino de biologia.

Cassiana Mendes dos Santos Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Serrinha

Mestra em Educação do Campo - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. Especialista em Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial do Semiárido Brasileiro- Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Docente efetiva da área de Educação do Campo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), Campus Serrinha. Exerceu o cargo de Diretora Acadêmica do Campus Serrinha - IF Baiano, entre fevereiro de 2020 a abril de 2023. Tem experiência nas áreas de: Educação do Campo, Educação Ambiental, Gestão e Políticas Públicas.

Citas

CAMACHO, R. S. A Educação do Campo em Disputa: Resistência versus Subalternidade ao Capital. Educação & Sociedade, v. 38, n. 140, p. 649-670, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/Mf7pXW3vnZSjtxhCC3yYfnB/?lang=pt. Acesso em: 11 out. 2023.

MARQUES, G. L. Monitorando a Evasão Escolar na Zona Rural dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro: Um estudo da contribuição do Programa Caminho da Escola. Revista de Pesquisa em Políticas Públicas, n. 1, p. 68-81, 2018. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rp3/article/view/11626/10230. Acesso em: 11 out. 2023.

MEDEIROS, E. A.; AGUIAR, A. L. O. Educação do/no campo: história, memória e formação. Educação: Teoria e Prática, v. 25, n. 48, p. 6-18, 2015. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8901. Acesso em: 11 out. 2023.

Publicado

2023-12-07

Cómo citar

Ferreira, A. N. da S. ., & Almeida, C. M. dos S. (2023). EVASÃO ESCOLAR EM ALUNOS DE ESCOLA DO CAMPO: UMA ANÁLISE DA ENTREVISTA APLICADA EM UMA COMUNIDADE RURAL DO MUNICÍPIO DE RETIROLÂNDIA-BA. Cadernos Macambira, 8(especial1), 50–54. https://doi.org/10.59033/cm.v8iespecial1.1094