IDENTIFICAÇÃO MINERALÓGICA DO SOLO POR MEIO DA ESPECTRORRADIOMETRIA

Autores

  • Heder Bispo de Freitas freitasheder190@gmail.com
    Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Deorgia Tayane Mendes de Souza dtmsouza@uefs.br
    Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Sonaly da Silva Pedrosa sonalypedrosa25@gmail.com
    Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Tainã Cádija Almeida de Mamede tcamamede@uefs.br
    Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Wanderson Henryk Rodrigues de Almeida almeida.w.biologia@gmail.com
    Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Palavras-chave:

Análise espectral, Caracterização de solo, Sensoriamento proximal, Textura do solo

Resumo

O conhecimento da textura e mineralogia do solo é crucial para o manejo do solo. As propriedades físicas, como argila, silte e areia, estão ligadas à composição mineral do solo. A espectrorradiometria de reflectância no sensoriamento remoto fornece informações abrangentes sobre o solo, medindo a radiação eletromagnética emitida. Isso revela detalhes sobre a mineralogia e outros atributos do solo, com potencial manejo adequado. Essa técnica se destaca pela eficiência, rapidez e impacto ambiental reduzido (Genú, 2013; Dos Santos, 2019). O presente trabalho tem por objetivo caracterização mineralógica de um Luvissolo háplico localizado na região norte da Bahia, empregando a técnica de espectrorradiometria de reflectância com o auxílio de dados estruturais. A área estudada possui clima predominante semi árido, situada nas coordenadas X-345435 Y-8954573 24S. No horizonte A, a concentração de areia é de 709g/kg, enquanto no horizonte E, apresenta uma menor concentração de areia, de 699g/kg, no entanto, observamos uma maior reflectância do horizonte E devido à presença de matéria orgânica presente no horizonte superficial no A, além disso identificamos a presença da goethita na faixa espectral entre 700 até 1000 nm. Nos horizontes B e C -se a presença de hematita em 860 a 870 nm e argilominerais expansivos no B e C com absorções assimétricas agudas em 1900 e 2205 nm, que remetem à presença da água estrutural, hidroxila e cátion. A presença de minerais 2:1 remete a um grau de intemperização baixo dos solos. Em resumo é observado diferenças na composição mineralógicas e granulométricas de cada horizonte, refletindo nas propriedades espectrais dos mesmos, podendo ser reflexo das condições da formação e intemperização específicas de cada horizonte.

Biografia do Autor

Heder Bispo de Freitas, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Estudante de Agronomia, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, Bahia

Deorgia Tayane Mendes de Souza, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Professora Drª do PPG em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente (PPGM/UEFS), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, Bahia.

Sonaly da Silva Pedrosa, Universidade Estadual de Feira de Santana

Estudante de Agronomia, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, Bahia.

Tainã Cádija Almeida de Mamede, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Doutoranda em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa, Minas Gerais. Professora do Departamento de Ciências Exatas (Área de Geociências/DEXA), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, Bahia.

Wanderson Henryk Rodrigues de Almeida, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Mestrando em Ciências Ambientais do PPG em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente (PPGM), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, Bahia

Referências

DOS SANTOS, Jonathas Jesus et al. Análise bibliométrica da espectrorradiometria e geoestatística de solos: Uma discussão em 10 anos. Geociências, v. 38, n. 4, p. 1097-1104, 2019.

GENÚ, A.M.; DEMATTÊ, J.A.M.; NANNI, M.R. Caracterização e comparação do comportamento espectral de atributos do solo obtidos por sensores orbitais (ASTER e TM) e terrestre (IRIS). Guarapuava - PR. Ambiência, v. 9, n. 2, 2013.

Publicado

2024-03-06

Como Citar

Freitas, H. B. de ., Souza, D. T. M. de, Pedrosa, S. da S. ., Mamede, T. C. A. de, & Almeida, W. H. R. de . (2024). IDENTIFICAÇÃO MINERALÓGICA DO SOLO POR MEIO DA ESPECTRORRADIOMETRIA. Cadernos Macambira, 8(especial2), 54. Recuperado de http://revista.lapprudes.net/index.php/CM/article/view/1287

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>