MORTALIDADE DE ANIMAIS DE INTERRESSE ZOOTÉCNICO EM PROPRIEDADES AGRÍCOLAS DO MUNICÍPIO DE SERRINHA-BA

Autores/as

  • Eduardo Epifânio dos Santos eduardoepifanio1@hotmail.com
  • Eduarda Santos de Sena eduardassena16@gmail.com
  • Thon Jovita Farias thon.farias@ifbaiano.edu.br

Resumen

A criação de animais de interesse zootécnico é de grande importância para  produção de alimentos e geração de renda para pequenos produtores no  semiárido nordestino. No município de Serrinha-Ba a avicultura, ovinocultura, caprinocultura, bovinocultura e suinocultura fazem parte das principais  atividades pecuárias nas propriedades agrícolas, boa parte oriunda da  agricultura familiar. Grande parte das dificuldades nestas propriedades estão  relacionadas com a mortalidade na criação destes animais, já que a taxa de  mortalidade de um rebanho é um parâmetro importante do ponto de vista de  produtividade, pois ela se reflete diretamente no lucro líquido do produtor, e  mostra de maneira objetiva, o nível de produtividade de um rebanho.

Uma das principais causas de mortalidade está ligada a estacionalidade das  plantas forrageiras, na qual diminuem sua produção e qualidade nutricional no  período seco e os produtores não reservam alimento para este período  ocasionando desnutrição e mortes no rebanho.

Este trabalho tem como objetivo avaliar as taxas de mortalidade nas propriedades agrícolas, as  principais causas de mortalidade e contribuir com informações cientificas sobre  o tema para auxiliar os criadores da região.

Publicado

2020-04-07

Cómo citar

Santos, E. E. dos, Sena, E. S. de, & Farias, T. J. (2020). MORTALIDADE DE ANIMAIS DE INTERRESSE ZOOTÉCNICO EM PROPRIEDADES AGRÍCOLAS DO MUNICÍPIO DE SERRINHA-BA. Cadernos Macambira, 3(2), 5–7. Recuperado a partir de http://revista.lapprudes.net/index.php/CM/article/view/272

Artículos más leídos del mismo autor/a