Práticas sustentáveis na educação ambiental e sustentabilidade: vasos autoirrigáveis e hortas com materiais recicláveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59033/cm.v10i2.1678

Palavras-chave:

Vasos Irrigados, Hortas Recicláveis, Educação Ambiental, Sustentabilidade, Resíduos

Resumo

Este relato de experiência apresenta uma proposta educativa com foco em sustentabilidade e educação ambiental por meio da confecção de vasos autoirrigáveis e hortas utilizando materiais recicláveis, como garrafas PET. A atividade foi desenvolvida no componente de Educação Ambiental do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UNEB, com estudantes do 4º semestre. A proposta buscou sensibilizar os participantes sobre o uso consciente da água, a redução de resíduos sólidos e a importância de práticas sustentáveis no cotidiano objetivando demonstrar a partir de meios ecológicos e econômicos alternativas sustentáveis que contribuam para a redução de resíduos. Os resultados indicaram que ações simples, de baixo custo e fácil replicação, promovem significativa conscientização ambiental e fortalecem a relação entre teoria e prática. A iniciativa reforça a educação ambiental como ferramenta transformadora e interdisciplinar.

Biografia do Autor

  • Claudio Roberto Meira de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia

    Doutor em Botânica pela Universidade Federal de Viçosa. Professor da Universidade do Estado da Bahia e IF Baiano (Guanambi). 

  • Alana Silva Araújo, Universidade do Estado da Bahia

    Estudante de Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia - Campus VI e bolsista de Iniciação Científica/ CNPq do projeto de pesquisa de Avaliação da Deposição de Material Particulado em Plantas da Caatinga.

  • Maria Eduarda Silva Rocha, Universidade do Estado da Bahia

    Estudante de Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia - Campus VI e bolsista de Iniciação Científica/ CNPq do projeto de pesquisa de Avaliação da Deposição de Material Particulado em Plantas da Caatinga.

  • Kellyane Carvalho Santos, Universidade do Estado da Bahia

    Estudante de Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia - Campus VI e voluntária de Iniciação Científica/ CNPq do projeto de pesquisa de Avaliação da Deposição de Material Particulado em Plantas da Caatinga.

  • Charles Neris Moreira, Universidade do Estado da Bahia

    Professor da Universidade do Estado da Bahia, Campus VI. Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), mestre em Biotecnologia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e doutorando em Genética pela Wageningen University Research (WUR - Holanda), com curso temporariamente pausado.

Referências

BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 28 abr. 1999. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em: 17 jun. 2025.

CAPRA, F. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 2006.

CARVALHO, I. C. M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

COMISSÃO MUNDIAL SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO. Nosso futuro comum. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1987.

GADOTTI, M. Educação para a sustentabilidade: uma pedagogia Gaia. São Paulo: Cortez, 2008.

GÜNTHER, W. R. Educação ambiental e gestão de resíduos sólidos. Ambiente & Sociedade, v. 7, n. 2, p. 1-13, jul./dez. 2004.

JACOBI, P. R. Educação ambiental, o exercício da cidadania e a questão da sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, n. 118, p. 189-205, mar. 2003.

LEFF, E. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

LIMA, I. dos S.; OLIVEIRA, C. R. M. de; SILVA, L. P. da; OLIVEIRA, D. dos S. C. de; BOMFIM, A. O. Produção de mudas a partir da reutilização de recipientes descartáveis. Cadernos Macambira, v. 9, n. 1, p. 1-10, 2024. Disponível em: https://revista.lapprudes.net/CM/article/view/1589. Acesso em: 10 jul. 2025.

LOPES, F. M; NUNES, A. N. Reutilização de materiais recicláveis para incentivo à Educação Ambiental e auxílio ao ensino didático de ciências em um colégio estadual de Anápolis-GO. Revista de Educação, v. 13, n. 15, p. 87-103, 2010. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Flavio-Lopes-7/publication/277254067_Reutilizacao_de_materiais_reciclaveis_para_incentivo_a_Educacao_Ambiental_e_auxilio_ao_ensino_didatico_de_ciencias_em_um_colegio_estadual_de_Anapolis-GO/links/5595458708ae21086d1fc72f/Reutilizacao-de-materiais-reciclaveis-para-incentivo-a-Educacao-Ambiental-e-auxilio-ao-ensino-didatico_de_ciencias_em_um_colegio_estadual_de_Anapolis-GO.pdf. Acesso em: 13 jul. 2025.

LOUREIRO, C. F. B. Educação ambiental e a questão da sustentabilidade: um debate necessário. Rio de Janeiro: UFRJ, 2004.

MANUAL URBANO. Vasos com auto irrigação feitos com material reciclado. Manual Urbano, 13 jul. 2023. Disponível em: https://manualurbano.com/vasos-com-autoirrigacao-feitos-com-material-reciclado/. Acesso em: 15 jul. 2025.

REIGOTA, M. Meio ambiente e representação social. São Paulo: Cortez, 2007.

REUTILIZAÇÃO sustentável de garrafas PET na construção de horta suspensa. Revista FT, 11 set. 2023. Disponível em: https://revistaft.com.br/reutilizacao-sustentavel-de-garrafas-pet-na-construcao-de-horta-suspensa/. Acesso em: 15 jul. 2025.

SAUVÉ, L. Educação ambiental: possibilidades e limites. Porto Alegre: Artmed, 2005.

SILVA, J. A.; OLIVEIRA, S. C.; SOUZA, R. P. Horta vertical com garrafas PET: uma alternativa sustentável para a agricultura urbana. Revista de Extensão e Cultura, v. 3, n. 1, p. 10-20, 2018.

SUZUKI, D. The sacred balance: rediscovering our place in nature. Vancouver: Greystone Books, 2005.

Publicado

2025-12-31

Como Citar

Práticas sustentáveis na educação ambiental e sustentabilidade: vasos autoirrigáveis e hortas com materiais recicláveis. (2025). Cadernos Macambira, 10(2), e010021678. https://doi.org/10.59033/cm.v10i2.1678