SENSORIAMENTO PROXIMAL APLICADO A DIFERENTES GRANULOMETRIAS E TEORES DE CARBONO ORGÂNICO
Keywords:
Espectrorradiometria, Matéria Orgânica, Pedometria, TexturaAbstract
O processo de acúmulo de carbono no solo é lento, entretanto a liberação para a atmosfera ocorre de forma rápida e ocasiona danos ao solo visto que este é um importante indicador de qualidade (GUO et al., 2019). O comportamento espectral encontra-se associado a características físicas, químicas e biológicas do solo, assim faz-se necessário a análise conjunta de tais atributos para compreensão das respectivas assinaturas. Assim, o presente trabalho objetiva analisar a influência da granulometria e de teor CO para o comportamento espectral dos solos. Para tal utilizou-se amostras com profundidade de 0-5cm em solos argilosos e arenosos de Irecê e Ribeira do Pombal, respectivamente. Estas foram submetidas a pré-tratamento e posterior analises espectral, química e física. A partir das leituras, inferiu-se a presença de argilominerais 2:1(Montorilonita), bem como Óxidos de ferro (Goethita) para o solo argiloso, e o arenoso a curva demonstrou características referentes a presença dos mesmos minerais, com acréscimo de argilominal 1:1, (Caulinita). O solo argiloso possuiu teor de CO >4% enquanto o arenoso 1%. Tal comportamento demonstra a importância que granulometria exerce para a proteção dos agregados, assim solos arenosos tendem a maior propensão ao armazenamento de CO. A presença de CO tem como principal característica, o rebaixamento da curva e tendencia a convexidade principalmente nas bandas do Visível, o que foi claro quando comparado as reflectâncias e morfologia de ambas.
References
GUO, L. et al. Prediction of soil organic carbon stock by laboratory spectral data and airborne hyperspectral images. Geoderma, v. 337, p. 32-41, 2019.
SATO, J. H. Métodos para determinação do carbono orgânico em solos do Cerrado. 2013. 90 p. Dissertação de Mestrado. Universidade de Brasília- UnB, Brasília.