EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE SERRINHA-BA

Autores

  • Gabriel Carneiro Araújo Oliveira biel25.ichu@gmail.com
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Serrinha
  • Maria Eduarda da Silva Carvalho meduarda16@outlook.com.br
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Serrinha
  • Richard Silvestre Silva Santos ricxs75@gmail.com
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Serrinha
  • Maria Auxiliadora Freitas dos Santos maria.santos@ifbaiano.edu.br
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Serrinha
  • Gilberto Ferreira da Silva Neto sedhamserrinha@gmail.com
    Secretaria de Meio Ambiente do município de Serrinha Bahia

Palavras-chave:

Educação ambiental, Ações, Conscientização

Resumo

O despertar na educação ambiental é importante para a conscientização no contexto da aprendizagem, no qual auxiliará na formação de um cidadão consciente. O ambiente escolar consiste em um dos espaços que promovem estas reflexões. Nesta perspectiva, Silva (2011) ressalta que os educadores podem estimular o ensino e as reflexões quanto às questões sobre os recursos naturais sob uma perspectiva interdisciplinar. Neste contexto, o projeto intitulado “Educação Ambiental em espaços escolares”, tem como objetivo fomentar reflexões sobre temas que norteiam a preservação ambiental em três escolas da rede municipal de ensino localizado no município de Serrinha, tendo como público participante discentes dos 6º, 8º e 9º anos do ensino fundamental II.  A escolha deste público justifica-se pela necessidade de estimular os jovens quanto à realidade do ambiente em diferentes dimensões, fomentando assim, novos enfrentamentos quanto às questões socioambientais existentes e as que estão por vir.  As ações são executadas a partir de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Conselho Municipal de Meio Ambiente, IF Baiano campus Serrinha e apoio do Projeto Horizonte Verde. A realização das etapas foi: identificação e mobilização das instituições escolares parceiras, visitas às unidades escolares e discussão sobre temáticas ambientais a partir de estratégias metodológicas participativas, avaliação processual e final das etapas concluídas. As primeiras oficinas buscaram, utilizando-se a ferramenta do mapa mental, proporcionar a troca de saberes entre os discentes e os executores do projeto, sobre o conceito de meio ambiente. Com as discussões levantadas, foram (re)construídos noções sobre o tema, desmistificando seu caráter puramente biológico e antropocêntrico. Em seguida foram levantadas discussões sobre os impactos ambientais negativos oriundos de uma sociedade cada vez mais consumista. Em uma das unidades escolares foi confeccionada uma horta escolar suspensa, envolvendo alunos e docentes, utilizando como ferramenta materiais reaproveitáveis. E em outra escola foi realizada uma Caravana Agroecológica em que foram discutidos temas diversos associados às questões ambientais no âmbito do semiárido. Posteriormente foram realizadas avaliações com todos os atores sociais envolvidos, respeitando-se as especificidades locais. Assim, devido à ampliação dos problemas ambientais, urge a necessidade de promover ações em escolas a partir da Educação Ambiental a fim de que o sujeito possa ter ou desenvolver uma visão crítica do meio ao qual encontrasse inserido.  

Biografia do Autor

Gabriel Carneiro Araújo Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Serrinha

Estudante do curso técnico em Agroecologia.

Maria Eduarda da Silva Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Serrinha

Estudante do curso técnico em Agroecologia.

Richard Silvestre Silva Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Serrinha

Estudante do curso técnico em Agroecologia.

Maria Auxiliadora Freitas dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Serrinha

Mestre em Engenharia Ambiental - Saneamento Ambiental (UEFS).

Gilberto Ferreira da Silva Neto, Secretaria de Meio Ambiente do município de Serrinha Bahia

3Secretario de Meio Ambiente do Município de Serrinha-Ba.

Referências

BORTOLON, Brenda; MENDES, Marisa Schmitt Siqueira. A Importância da Educação Ambiental para o Alcance da Sustentabilidade. Disponível em: <https://www.univali.br/graduacao/direito-itajai/publicacoes/revista-de-iniciacaocientifica-ricc/edicoes/Lists/Artigos/Attachments/984/Arquivo%206.pdf>. Acessado em: 15 de Setembro de 2019.
DEMOLY, Karla Rosane do Amaral; SANTOS, Joceilma Sales Biziu dos. Aprendizagem, Educação Ambiental e Escola: Modos de En-agir na Experiência de Estudantes e Professores. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414753X2018000100301&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acessado em: 15 de Setembro de 2019.

Downloads

Publicado

2020-04-10

Como Citar

Oliveira, G. C. A., Carvalho, M. E. da S., Santos, R. S. S., Santos, M. A. F. dos, & Neto, G. F. da S. (2020). EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE SERRINHA-BA. Cadernos Macambira, 5(1), 30–31. Recuperado de https://revista.lapprudes.net/index.php/CM/article/view/306

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>