PERCEPÇÃO DA CAATINGA: UM ESTUDO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMUNITÁRIA

Autores

  • Daise Oliveira Carneiro daiseducacaoambiental@gmail.com
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Serrinha
  • Maria Auxiliadora Freitas dos Santos dorafreitas2004@yahoo.com.br
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Serrinha

Resumo

A ênfase dada nesse trabalho compreende em abordar à Educação Ambiental na perspectiva da educação não formal (GOHN,2010), da percepção ambiental da caatinga relacionado a isso com a produção agrícola da localidade do estudo. Cumpre aqui o ensejo em apresentar parte de uma pesquisa-ação desenvolvida no Curso de Pós-Graduação Latu Sensu em Educação do Campo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Serrinha. Nesta perspectiva o estudo da percepção ambiental enquanto campo de pesquisa aliada à Educação Ambiental permite identificar a visão do grupo envolvido no processo de sensibilização em relação ao seu meio ambiente e a partir deste proporcionar ampliação ou mudança frente às potencialidades e problemas ambientais (OLIVEIRA, 2009).

Biografia do Autor

Daise Oliveira Carneiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Serrinha

Pós-graduanda em Inovação Social.

Maria Auxiliadora Freitas dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Serrinha

Mestre em Engenharia Civil e Ambiental, bióloga, docente do IF Baiano Campus Serrinha.

Referências

OLIVEIRA, Laryssa Abílio. Estratégias de Educação Ambiental para promoção do manejo sustentável dos sistemas de captação de água de chuva em comunidades rurais do Cariri-PB. Capina Grande. Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade Estadual da Paraíba. Dissertação de Mestrado. 2009.Disponível em:<www.pos-graduacao.uepb.edu.br>. Acessado em: 30 de junho de 2017.

Downloads

Publicado

2020-04-19

Como Citar

Carneiro, D. O., & Santos, M. A. F. dos. (2020). PERCEPÇÃO DA CAATINGA: UM ESTUDO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMUNITÁRIA. Cadernos Macambira, 4(1), 86–87. Recuperado de https://revista.lapprudes.net/index.php/CM/article/view/426

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>