IMPORTÂNCIA DA PRODUÇÃO ACADÊMICA / CIENTÍFICA PARA O MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS

Autores

Palavras-chave:

Revista Macambira, Cadernos Macambira, Repositório, LaPPRuDes

Resumo

Um dos objetivos pelos quais foram criados os programas de pós-graduação stricto sensu profissionais, conforme estabelecido no artigo 2º da portaria n° 382 de 2017 do Ministério da Educação, é “transferir conhecimento para a sociedade, atendendo demandas específicas e de arranjos produtivos com vistas ao desenvolvimento nacional, regional ou local” (MEC, 2017). Esta transferência de conhecimento ocorre, principalmente a partir dos produtos acadêmicos sejam eles técnicos, tecnológicos e/ou científicos. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é o orgão responsável pelo fomento, regulação e avaliação dos programas no Brasil, tendo dentre os critérios de avaliação a produção acadêmica de docentes, discentes e egressos, considerando os indices de qualidade, quantidade e diversidade estabelecidas pelo orgão. Para a avaliação dos programas a CAPES estabelece os quesitos programa, formação e impacto na sociedade. No quesito formação, para profissionais, diferentes dos programas acadêmicos, é dado maior peso (65%) a avaliação de produções técnicas /tecnológicas (aderente ao programa) de discentes e egressos (até 5 anos) e menor (35%) as produções bibliográficas, especialmente a produção de artigos. O relatório do Grupo de Trabalho de Produção Técnica da CAPES, publicado em 2019 (CAPES, 2019) apresenta definições e orienta sobre a produção, relevância, critérios de avaliação de 21 de produtos técnicos que considerados como frutos de resultados obtidos pelas pesquisas desenvolvidas pelos programas de pós-graduação. No quesito impacto na sociedade, as palestras e cursos ministrados em eventos científicos locais, regionais ou nacionais de reconhecida qualidade e as premiações recebidas por docentes e discentes vinculados ao Programa, são as produções acadêmicas que mais contrubuem com a avaliação positiva do programa (CAPES, 2019). Por fim, o Laboratório de Politícas Públicas, Ruralidades e Desenvolvimento Territorial (LaPPRuDes), tem buscado contribuir e a produção e divulgação de produções acadêmicas/ científicas no IF Baiano, no Estado da Bahia, no Brasil e no Mundo, por meio da divulgação de produções acadêmicas/ científicas, como Revista Macambira, Cadernos Macambira e do Repositório de Livros, e-books e outras produções, que podem alavancar e/ou dar suporte e visibilidade a produções do Mestrado Profissional em Ciências Ambientais.

Biografia do Autor

Erasto Viana Silva Gama, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Serrinha

Instituto Federal Baiano – campus Serrinha

Referências

CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Produção Técnica. Relatório de Grupo de Trabalho. Brasília, 2019. 81p. Disponivel em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/10062019-producao-tecnica-pdf. Acesso em: 20 abr. 2023.

MEC, Ministério da Educação. Portaria nº 388, de 23 de março de 2017. Diário Oficial da União - Seção 1. Nº 58, sexta-feira, 24 de março de 2017, p. 61. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/24032017-portaria-no-389-de-23-de-marco-de-2017-pdf. Acesso em: 20 abr. 2023.

Publicado

2024-02-29

Como Citar

Gama, E. V. S. (2024). IMPORTÂNCIA DA PRODUÇÃO ACADÊMICA / CIENTÍFICA PARA O MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS. Cadernos Macambira, 9(2), 42–43. Recuperado de http://revista.lapprudes.net/index.php/CM/article/view/1257

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>