FAMACHA: DIAGNÓSTICO E CONTROLE DE VERMES HEMATÓFAGOS NO TERRITÓRIO DO SISAL E BACIA DO JACUÍPE

Autores

  • Jamile Santos da Silva jamilessagrufba@yahoo.com.br
    Centro Estadual de Educação Profissional do Semiárido
  • Geovana de Oliveira Carvalho geovanaoliveira8122@gmail.com
    Centro Estadual de Educação Profissional do Semiárido
  • Taína de Jesus Cunha macieltaina62@gmail.com
    Centro Estadual de Educação Profissional do Semiárido
  • Fêlix Geliel de Oliveira de Souza felix.souza2@aluno.enova.educacao.ba.br.gov.br
    Centro Estadual de Educação Profissional do Semiárido
  • Alisson Oliveira de Lima alissonlimazagueiro12@gmail.com
    Centro Estadual de Educação Profissional do Semiárido
  • Vitória Moreira Silva Xavier vm7175993@gmail.com
    Centro Estadual de Educação Profissional do Semiárido

Palavras-chave:

H. contortus, Ovinocaprinocultura, Sisal

Resumo

O método FAMACHA é um recurso importante no controle de H. contortus e sua vantagem mais significativa é a redução do número de tratamentos, o que auxilia na diminuição do desenvolvimento de resistência aos vermífugos. É um método de tratamento seletivo, ou seja, objetiva vermífuga somente os animais do rebanho que apresentam anemia, facilmente visualizada na mucosa ocular dos ovinos e caprinos. O método se baseia em informações científicas normalmente ignoradas pelo método de vermifugação tradicional, onde somente parte do rebanho necessita realmente da vermifugação. O trabalho objetivou entrevistar 09 agricultores familiares (produtores) e incentivar os produtores rurais a fazer escrituração zootécnica; estudar o uso do método famacha no controle de verminose na ovinocaprinocultura local e regional; Identificar as condições das instalações zootécnicas; Promover a sanidade animal no território do Sisal e Bacia do Jacuípe no estado da Bahia. Os nove produtores entrevistados são da cadeia produtiva da ovinocaprinocultura, que trabalham com a produção de leite e/ou carne no território do Sisal e Bacia do Jacuípe, para a entrevista de campo foi aplicado de um questionário com perguntas de múltipla escolha, posteriormente foi feita uma avaliação quantitativa com os dados coletados em campo para a sanidade animal e o controle de vermes hematófagos principalmente o H. contortus agente causal de mortes em pequenos ruminantes. Ainda foi distribuída aos produtores rurais a caderneta de escrituração zootécnica para que os mesmos possam fazer o controle do seu rebanho. Após a realização da entrevista detectou-se que apenas 33,3% desses produtores já fizeram o teste Famacha , dado alarmante por ser de fundamental importância para o controle de vermes hematófagos. A falta de manejo sanitário estende a precariedade das instalações sendo que 66,6% fazem rotação de pasto, 88,8%não possuem área de quarentena nem área de isolamento. Entretanto, 77% vermífuga os animais, apenas 55% mudam de medicamento, 45% têm ATER e fazem a escrituração zootécnica, cerca de 77,7% nunca realizaram o exame de OPG. Essa ineficiência reflete diretamente na baixa produtividade e na alta mortalidade chegando a 45%, no período seco o índice de verminose é de 55%.

Biografia do Autor

Jamile Santos da Silva, Centro Estadual de Educação Profissional do Semiárido

Engenheira Agrônoma.

Geovana de Oliveira Carvalho, Centro Estadual de Educação Profissional do Semiárido

Técnico em Agropecuária.

Taína de Jesus Cunha, Centro Estadual de Educação Profissional do Semiárido

Técnico em Agropecuária.

Fêlix Geliel de Oliveira de Souza, Centro Estadual de Educação Profissional do Semiárido

Técnico em Agropecuária.

Alisson Oliveira de Lima, Centro Estadual de Educação Profissional do Semiárido

Técnico em Agropecuária.

Vitória Moreira Silva Xavier, Centro Estadual de Educação Profissional do Semiárido

Técnico em Agropecuária.

Referências

MALAN, F. S.; VAN WYK, J. A.; WESSELS, C. D. Clinical evaluation in sheep: early trials. Onderstepoort Journal Veterinary Research, v. 68, p. 165-174, 2001.
MOLENTO, M. B.; SEVERO, D. Famacha. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2004.4 p. (Folheto técnico).
MOLENTO, M. B.; TASCA, C.; GALLO, A.; FERREIRA, M.; BONONI, R.; STECCA, E. Método Famacha como parâmetro clínico individual de infecção por Haemonchus contortus em pequenos ruminantes. Ciência Rural, v. 34, p. 1139-1145, 2004.

Downloads

Publicado

2020-04-09

Como Citar

Silva, J. S. da, Carvalho, G. de O., Cunha, T. de J., Souza, F. G. de O. de, Lima, A. O. de, & Xavier, V. M. S. (2020). FAMACHA: DIAGNÓSTICO E CONTROLE DE VERMES HEMATÓFAGOS NO TERRITÓRIO DO SISAL E BACIA DO JACUÍPE. Cadernos Macambira, 5(1), 42–43. Recuperado de http://revista.lapprudes.net/index.php/CM/article/view/313

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)