Formação e aprendizagem na monitoria de educação inclusiva: um relato de experiência

Autores

  • Elenice Rabelo Costa elenicerabelocosta@gmail.com
    INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - Câmpus Goiânia
  • Cleide Araújo Machado cleidi.letras@ifg.edu.br
    INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - Câmpus Goiânia

Palavras-chave:

Monitoria Acadêmica, Educação Inclusiva, NAPNE

Resumo

Este relato descreve a formação e aprendizagem vivenciadas em uma Monitoria Acadêmica de Educação Inclusiva, realizada no Instituto Federal de Goiás, Câmpus Goiânia, no período de 04 de abril a 09 de julho de 2022, por meio de um edital de oferta pública aos discentes do Curso de Letras - Língua Portuguesa.  Os principais resultados desta experiência foram os seguintes: formação teórica crítica sobre a inclusão escola e a legislação pertinente, prática de atendimento com alunos neurodiversos, profissionalização e acompanhamento por meio da supervisão acadêmica e por fim o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), do Câmpus Goiânia como lugar de integração e promoção da Educação Inclusiva.

Biografia do Autor

Elenice Rabelo Costa, INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - Câmpus Goiânia

Mestre em Educação e Ensino pelo Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) (2015-2017); Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM) em Limoeiro do Norte, Ceará (2009-2014); Graduanda em Letras-Língua Portuguesa pelo Instituto Federal de Goiás-Campus, Goiânia (2020); Experiência em Iniciação Científica, Monitoria e projetos de extensão. Atuou como professora na Educação Básica nas cidades de Limoeiro do Norte (Ceará) e Goiânia (Goiás) nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.

Cleide Araújo Machado, INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - Câmpus Goiânia

Possui graduação em Letras Português/Espanhol pela Universidade Federal de Goiás (2003) e mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2006). Atualmente é professora de português/espanhol no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

Referências

CONTE, E.; HABOWSKI, A. C. Educação inclusiva: diferentes configurações, olhares e mundos possíveis. Revista Diálogo Educacional, [S. l.], v. 21, n. 70, 2021. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/26340. Acesso em: 3 jun. 2022.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? por quê? Como fazer? / São Paulo : Moderna , 2003. (Coleção cotidiano escolar)

INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS. EDITAL 04 DG/Câmpus Goiânia/IFG, de 07 de março de 2022. Goiânia: 05 mar. 2022.

Publicado

2023-01-30

Como Citar

Costa, E. R. ., & Machado, C. A. . (2023). Formação e aprendizagem na monitoria de educação inclusiva: um relato de experiência. Cadernos Macambira, 7(3), 298–301. Recuperado de http://revista.lapprudes.net/index.php/CM/article/view/822