OFICINA DE PRODUÇÃO DE SABONETES ARTESANAIS COM PLANTAS MEDICINAIS: APROXIMANDO ESCOLA DA COMUNIDADE

Autores

DOI:

10.35642/rm.v3i2.270

Resumo

Neste artigo, faz-se um relato de experiência e reflexões acerca de oficinas realizadas no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano Campus Uruçuca, sobre produção de sabonetes artesanais com plantas medicinais. As plantas medicinais podem ser usadas na produção de sabonetes artesanais, seja pela sua ação terapêutica, seja pelo aroma. Com viés extensionista, foram realizadas três oficinas para mulheres da comunidade de Uruçuca, com intuito de capacitar a mulher para produzir e vender seu próprio sabonete; e com alunos do nono ano do ensino fundamental, para aproximá-los do IF Baiano e estreitar a relação com a comunidade. Os participantes produziram sabonetes artesanais de arruda, hortelã, erva-cidreira, capim santo, capim citronela e também sabonete líquido. Na oportunidade conheceram o Instituto e cursos disponibilizados. O Projeto possibilitou uma aproximação da escola com a comunidade, sendo necessários outros cursos/oficinas para estreitar ainda mais essa relação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ariana Reis Messias Fernandes de Oliveira, Instituto Federal Baiano, Campus Uruçuca

Engenheira Agrônoma, Doutora em Recursos genéticos vegetais. Docente no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Uruçuca.

E-mail: ariana.oliveira@ifbaiano.edu.br

Adeane dos Santos Oliveira

Discente do Curso Técnico em Agropecuária no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Uruçuca.

Valteneide Pereira Alves, Escola Nossa Senhora da Conceição

Química. Docente da Escola Nossa Senhora da Conceição. E-mail: neidequimica@hotmail.com

Downloads

Publicado

2023-07-04

Como Citar

OLIVEIRA, A. R. M. F. de; OLIVEIRA, A. dos S.; ALVES, V. P. OFICINA DE PRODUÇÃO DE SABONETES ARTESANAIS COM PLANTAS MEDICINAIS: APROXIMANDO ESCOLA DA COMUNIDADE. Revista Macambira, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 5–14, 2023. DOI: 10.35642/rm.v3i2.270. Disponível em: http://revista.lapprudes.net/index.php/RM/article/view/270. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)