Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • Não há informações/ referências que possam revelar a identidade dos autores.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em DIRETRIZES AOS AUTORES.
  • Os autores transferem os direitos sob o arquivo e seus metadados adicionais a Revista Macambira.
  • Os autores concordam em conceder a Revista Macambira o direito de primeira publicação dos artigos submetidos;
  • Os autores concordadam que caso seja aceito para publicação o trabalhao submetido passa a ser licenciado sob uma Licença Internacional (Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional) do tipo Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), sendo garantido o acesso aberto a todo o seu conteúdo, sem restrições, desde que seja respeitada a lincença concedida.

Diretrizes para Autores

ORIENTAÇÕES GERAIS
Os trabalhos enviados à Revista Macambira, digitados em formato .doc ou .docx do Template, deverão conter a seguinte formatação:
  1. Fonte Times New Roman;
  2. Tamanho 12 (título, subtítulo (se houver), tópico e corpo do texto); Palavras estrangeiras e títulos de obras devem ser escritos em itálico (itálico);
  3. Espaçamento entre linhas de 1,5; todas as margens (esquerda, direita, superior e inferior) de 2 cm;
  4. As figuras (desenhos, ilustrações e fotos) e tabelas serão inseridas em ordem crescente, logo após sua menção no texto, e não devem ultrapassar a margem da página. As fotografias deverão estar em alta resolução (mínimo de 300 dpi). As legendas das figuras e tabelas deverão ser inseridas logo acima das imagens/tabelas. Em todos os casos as legendas devem ser autoexplicativas, de forma que a visualização da figura ou tabela pelo leitor seja suficiente para sua completa compreensão. A finalização da legenda deve constar Cidade, Ano. Logo após a figura/tabela deve ser inserida informação Fonte e ano. Para os casos de figura elaboradas pelos autores ou terceiros informar a Elaboração e ano. (No caso de imagens de terceiros, a responsabilidade de cumprimento das leis de direitos autorais é dos autores).
  5. Citações com até 3 linhas devem aparecer referenciadas no corpo do texto e conter aspas;
  6. Citações com mais de 3 linhas deverão ser escritas sem aspas e ter recuo de 4 cm da margem esquerda, além de não apresentar recuo na margem direita e ter espaçamento simples em relação ao corpo do texto;
  7. O tamanho da fonte da citação deve ser menor que o corpo do texto (tamanho 10) e o espaçamento entre as linhas deve ser simples;
  8. Tempo verbal - uniformizar, sempre que possível, mediante o emprego preferencial do tempo presente;
  9. Pessoa gramatical - uniformizar a pessoa, permitindo aos autores o uso da primeira a pessoa do singular; primeira pessoa do plural ou terceira pessoa do singular, sem utilizar as duas formas;
  10. A chamada de autores no texto deverá ser feita pelo sistema AUTOR, data.
  11. Deve se evitar anexos, porém quando estes forem necessários, devem ser incluídos em arquivos separados na seção metadados do artigo.
  12. As notas de rodapé ou notas no final do texto devem ser evitadas.
  13. Os agradecimentos a auxílios recebidos pelo(s) autor(es) podem ser mencionados ao final do texto.
  14. Os trabalhos submetidos a Revista Macambira serão submetidos a sistema de avaliação por pares duplamente cega.
  15. Os serviços de revisão textual são contratados e de responsabilidade dos autores.
ARTIGO
Serão aceitos artigos com mínimo de 10 e máximo de 20 páginas, incluindo referências.
a) os trabalhos devem apresentar a seguinte sequência: 1) Título e subtítulo (se houver), respectivamente, em português, inglês e/ou espanhol; 2) nome(s) do(s) autor(es), seguidos da filiação, da biografia resumida e do link de cadastro no ORCID (https://orcid.org/); 3) Resumo informativo (de 100 a 250 palavras), na língua do texto, com Palavras-chave (no mínimo 03 e no máximo 05 palavras, separadas por vírgula); 4) resumo em língua estrangeira, em inglês (Abstract com Keywords) e/ou em espanhol (Resumen com Palabras clave); 5) Texto - os textos deverão seguir a seguinte ordem: Introdução, Material e Métodos ou Metodologia, Resultados e Discussão, que opcionalmente podem ser apresentados separados e Conclusão e ou Considerações Finais; 5.1. ocasionalmente os autores podem denominar as seções do texto com nomes diferentes, desde que siga a mesma lógica de organização textual; 6) Notas explicativas devem ser evitadas; 7) Agradecimentos: os artigos podem conter agradecimentos a agências de fomentos e/ou colaboradores não autores, mas não existe a obrigatoriedade; 8)Referências: Devem seguir normas ABNT vigentes.. Após o nome do(s) autor(es), no parágrafo seguinte, o breve currículo deve conter: nome da instituição, curso (ou departamento, no caso do orientador) e e-mail.

Resumo na língua do texto deve apresentar, de forma concisa, os objetivos, a metodologia e os resultados alcançados, não devendo ultrapassar 250 palavras nem conter citações. Além disso, deverá apresentar o resumo principal, escrito na língua do artigo, e o resumo secundário em um idioma estrangeiro (inglês e/ou espanhol). Em caso de o artigo ser escrito em língua estrangeira, fica o articulista obrigado a escrever o resumo secundário em Língua Portuguesa.

Palavras-chave como elemento obrigatório, figurando logo abaixo de cada resumo (na língua do artigo e estrangeira), cujo número de palavras não deve exceder a 5 e não ser inferior a 3, separados por vírgula. Atentar para não repetir palavras do título.

COMUNICAÇÃO TÉCNICA AGROECOLÓGICA
As COMUNICAÇÕES TÉCNICAS AGROECOLÓGICAS deverão ter no mínimo de 06 e máximo de 10 páginas, incluindo referências.
1) os trabalhos devem apresentar a seguinte sequência: 1) Título e subtítulo (se houver), respectivamente, em português, inglês e/ou espanhol; 2) nome(s) do(s) autor(es), seguidos da filiação institucional, da biografia resumida e do link de cadastro no ORCID (https://orcid.org/); 3) Resumo de apresentação da técnica (de 200 a 400 palavras), na língua do texto, com Palavras-chave (no mínimo 03 e no máximo 05 palavras, separadas por vírgula); 4) resumo em língua estrangeira, em inglês (Abstract com Keywords) e/ou em espanhol (Resumen con Palabras clave); 5) Texto - os textos deverão seguir a seguinte ordem: Introdução (contendo contextualização, objetivos e relevância), Desenvolvimento (contendo material e Métodos ou Metodologia, Resultados e Discussão / Aplicabilidade e Recomendações e Considerações Finais; 5.1. ocasionalmente os autores podem denominar as seções do texto com nomes diferentes, desde que siga a mesma lógica de organização textual; 6) Agradecimentos são opcionais (agências de fomentos e/ou colaboradores não autores) 8) Referências: Devem seguir normas ABNT vigentes.

RESENHA CRÍTICA
As resenhas deverão seguir as seguintes instruções:
a) não devem ultrapassar o limite de três (03) páginas;
b) publicações editadas no Brasil e/ou no exterior há, no máximo, 02 e 04 anos, respectivamente;
c) deverão apresentar a seguinte sequência: 1) Referência completa da obra: Autor(es). Título: subtítulo (se houver). Local de publicação: Editora, ano. nº de páginas; 2) Nome do resenhista, seguida de uma breve biografia e link de cadastro no ORCID (https://orcid.org/); 3)Instituição a que pertence; 4) Texto (revisão crítica da publicação).

ORIENTAÇÕES FINAIS
a) Os pareceristas e revisores poderão fazer alterações nos trabalhos, no sentido de melhorar sua textualidade, sem alteração de sentido e autoria, aproximando-os das características textuais referentes a uma publicação acadêmica;
b) Não é vetado o envio de trabalhos cujos autores e/ou coautores sejam membros efetivos do conselho editorial deste periódico;
c) O envio do trabalho implica a aceitação de todas as normas descritas neste documento e a concessão dos direitos sobre o texto à Revista Macambira;
d) Os casos omissos serão resolvidos pelo Conselho Editorial.

Dossiê: “Bastardos” do nosso tempo: reflexões sobre a estigmatização às diferenças

Aqui devem ser submetios artigos para dossiês em aberto.

Artigos de fluxo contínuo

Nesta seção serão publicados artigos submetidos em fluxo contínuo.

Dossiê: Desenvolvimento Sustentável no Semiárido

Esse dossiê é fruto da parceria estabelecida entre o LaPPRRuDes e o Curso de Especialização em Desenvolvimento Sustentável no Semiárido com Ênfase em Recursos Hídricos -- DSSERH. 

A submissão de artigos para este dossiê foi finalizada. Por gentiliza, realize sua submissão em outras seções. 

 

Dossiê: Memórias, Família e Ancestralidade no campo/roça

A proposta do referido Dossiê é o registro memorialístico das raízes identitárias fincadas no passado que, embora não tenha sido escolhido por nossa liberdade, representa uma importante herança existencial de forte significação para as possibilidades de ser/tornar-se pessoa na sociedade. Tem-se, aqui, o objetivo de tomar a família como uma categoria privilegiada na compreensão da relação entre a ancestralidade situada no campo/roça (objetividade) e as subjetividades de quem, mesmo vivendo fora do campo/roça, sente-se vinculado/a ao “tronco” dos/as predecessores/as, responsáveis por abrir caminhos para o que nos tornamos. A justificativa para a reunião de tais temáticas em um Dossiê, incide na relevância da escrita implicada que, pretendendo retomar o plano do vivido, refletido no pertencimento e convívio singular junto da família/familiares, acaba por vocalizar a palavra de quem foi esquecido/a por uma história que não nos contou sobre os povos do campo/roça.

Podem ser submetidos para o "Dossiê: Memórias, Família e Ancestralidade no campo/roça" artigos científicos, artigos de revisão, comunicações técnicas, resenhas, entrevistas e relatos de experiência.

Periodo de submissão: 15 de abril à 15 de julho de 2022.

Agroecologia

Submissão de artigos científicos, artigos de revisão, comunicações técnicas, resenhas, entrevistas e relatos de experiência que apresentem contribuições relevantes para a Agroecologia nas suas diversas vertentes.

Educação e Ensino

Submissão de artigos científicos, artigos de revisão, comunicações técnicas com ênfase em propostas pedagógicas, resenhas, entrevistas e relatos de experiência que apresentem contribuições ao debate contemporâneo acerca da Educação e do Ensino.

Estudos Agrários

Submissão de artigos científicos, artigos de revisão, comunicações técnicas, resenhas, entrevistas e relatos de experiência que apresentem contribuições relevantes para os estudos agrários.

Economia Solidária e Cooperativismo

Submissão de artigos científicos, artigos de revisão, comunicações técnicas, resenhas, entrevistas e relatos de experiência que apresentem contribuições relevantes para a Economia Solidária e Cooperativismo.

Educação do Campo

Submissão de artigos científicos, artigos de revisão, resenhas, entrevistas e relatos de experiência que apresentem contribuições relevantes para a Educação do Campo.

Trabalho e Educação

Submissão de artigos científicos, artigos de revisão, resenhas, entrevistas e relatos de experiência que apresentem contribuições relevantes para o campo Trabalho e Educação.

Dossiê: Sequências didáticas no ensino de ciências

Prezados e Prezadas,

 

A REVISTA MACAMBIRA torna pública a chamada de artigos para o Dossiê: Sequências didáticas no ensino de ciências: Diferentes contextos e novas possibilidades 

 

Sobre o Dossiê

A proposta deste Dossiê consiste em discutir e publicizar aspectos e pressupostos que norteiam o planejamento das aulas de ciências tendo como referencial a elaboração de sequências didáticas enquanto instrumento de organização do trabalho docente.  Desta forma, visando agregar as pesquisas e trabalhos realizados sobre esta temática, emerge esta iniciativa de modo a contribuir, com ações presentes e futuras no tocante à educação pautada a partir deste conteúdo.

Organizadore(a)s

Profa. Ma. Maria Auxiliadora Freitas dos Santos

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA/UFPE. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IF BAIANO (LaPPRuDes / Núcleo de Estudos em Agroecologia).

Profa. Ma. Cassiana Mendes dos Santos Almeida

Mestra em Educação do Campo - UFRB. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IF Baiano.

 

Prof. Dr. Marco Antonio Leandro Barzano

Doutor em Educação - Universidade Estadual de Campinas. Professor da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (Grupo de Pesquisa RIZOMA) -

 

E-mail para contato:

maria.santos@ifbaiano.edu.br

cassiana.almeida@ifbaiano.edu.br

malbarzano@uefs.br

revistamacambira.lapprudes@gmail.com

 

Cronograma

30.04.2022 – Início do recebimento dos artigos. A submissão deverá ser realizada exclusivamente via site. O artigo deve atender aos parâmetros estabelecidos pela REVISTA MACAMBIRA, que podem ser consultados nas diretrizes aos autores/as:

http://revista.lapprudes.net/index.php/RM/about/submissions

30 de junho de 2022 – Término do recebimento dos artigos.

 

Ciências Ambientais

Submissão de artigos científicos, artigos de revisão, comunicações técnicas, resenhas, entrevistas e relatos de experiência que apresentem contribuições ao debate contemporâneo das Ciências Ambientais.

Políticas Públicas

Submissão de artigos científicos, artigos de revisão, resenhas, entrevistas e relatos de experiência que apresentem contribuições relevantes para os estudos de políticas públicas relacionadas, prioritariamente, com a questão agrária e territoriais, trabalho e renda, agroecologia e segurança alimentar.  

Estudos Territoriais

Submissão de artigos científicos, artigos de revisão, comunicações técnicas, resenhas, entrevistas e relatos de experiência que apresentem contribuições relevantes para a Agroecologia nas suas diversas vertentes.

Educação Ambiental

Submissão de artigos científicos, artigos de revisão, comunicações técnicas, resenhas, entrevistas e relatos de experiência que apresentem contribuições relevantes para a Educação Ambiental. 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros, exceto aquelas informações constantes no artigo.