Mel de abelhas na alimentação de estudantes e servidores do IF Baiano campus Governador Mangabeira

Autores

DOI:

10.35642/rm.v4i1.463

Palavras-chave:

Nutrição, Apis melífera, Alimentação saudável

Resumo

Dos produtos fornecidos pelas abelhas, o mel é o mais conhecido e difundido. Foi um dos primeiros alimentos do homem, e praticamente todas as civilizações antigas o utilizaram como alimento e recurso medicinal. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a utilização do mel de abelhas, por estudantes e servidores do Campus do IF Baiano de Governador Mangabeira e sensibilizar os mesmos sobre a importância do uso do mel. A coleta de dados ocorreu entre novembro de 2018 e março de 2019, através da aplicação de entrevistas estruturadas com 100 pessoas. Foi possível diagnosticar que 68% dos estudantes e 62% dos servidores informaram ter o hábito do consumo do mel, sendo que utilizam com maior frequência quando estão doentes. No Brasil o consumo per capita anual de mel é de apenas 300g. Quando foi questionado sobre o que motivaria esse baixo consumo, os estudantes (43%) indicaram que a falta de costume do uso do mel seria o motivo para essa realidade. Já 50% dos servidores informaram que a falta de conhecimento sobre a importância do mel seria a principal razão. Em relação às atividades de sensibilização no Campus foram realizadas 11 palestras, uma oficina para a preparação de receitas à base de mel e a produção de uma cartilha informativa sobre mel. Todas essas ações foram muito positivas e acredita-se que contribuíram para um aumento no consumo do mel, que é um alimento altamente nutritivo, e que pode substituir os adoçantes industrializados com a mesma eficiência de sabor e de forma muito mais saudável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marília Dantas e Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Governador Mangabeira

Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Governador Mangabeira. Doutora em Ecologia.

Ana Paula Oliveira Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Governador Mangabeira

Estudante do Curso Técnico em Cozinha, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Governador Mangabeira.

Cristiane Oliveira Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Governador Mangabeira

Nutricionista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Governador Mangabeira.

Referências

BERTOLDI, C. R. C. Meliponicultura uma alternativa sustentável. Embrapa. 2008. Disponível em https://www.embrapa.br/embrapa/imprensa/noticias/2008/agosto/2a-semana/meliponicultura-uma-alternativa-sustentavel. Acesso em: 03 maio. 2018.
BIZZARIA, D. K.; FILGUEIRAS, C. T. 2003. Análise microbiológica de mel de abelha, consumido no município de Campo Grande-MS. Hig. Alim., v. 17, p. 104-105.
BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Instrução Normativa 11, de 20 de outubro de 2000, Regulamento técnico de identidade e qualidade do mel. Disponível em: http://www.agricultura. gov.br/das/dipoa/anexo_intrnorm11. htm. Acesso em: 03 maio. 2018.
CAMPOS, G.; MODESTA, R. C. D. 2000. Diferenças sensoriais entre mel floral e mel de melato. Rev. Inst. Adolfo Lutz, v. 59, n. 1-2, p. 7-14.
CARVALHO, C. A. L.; SOUZA B. .; SODRÉ, G. S.; MARCHINI, L.C.; ALVES, R. M. O. 2005. Mel de abelhas sem ferrão: contribuição para a caracterização físico-química - Cruz das Almas: Universidade Federal da Bahia/SEAGRI-BA. Série Meliponicultura, 32 p.
IBGE. Panorama Governador Mangabeira, Bahia, Brasil. Censo 2010. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/governador-mangabeira/panorama. Acesso em: 20 out. 2019.
NOGUEIRA-NETO, P. 1997. Vida e criação de abelhas indígenas em ferrão. São Paulo: Editora Nogueirapis. 446p.
PEROSA, J., ARAUCO, E., SANTOS, M. ALBARRACIN, V. 2004. Parâmetros de competitividade do mel Brasileiro. Revista Informações Económicas, Vol. 34, nº3, pp. 41-48.
RIBEIRO, B. M.; FERNANDES, A.; MATOS, A. CABO, P. 2010. Produtos Locais: o consumo de mel no distrito de Bragança, Portugal. Congresso de Estudos Rurais Mundos Rurais em Portugal – Múltiplos Olhares, Múltiplos Futuros Universidade de Aveiro, 4 a 6 de Fevereiro de 2010.
SILVA, R. A.; MAIA, G. A.; SOUSA, P.H. M.; COSTA, J. M. C. 2006. Composição e propriedades terapêuticas do mel de abelha. Alim. Nutr., Araraquara v.17, n.1, p.113-120, jan./mar.
VILCKAS, M., GRAMACHO, K., GONÇALVES, L., MARTELLI, D. (2001). Perfil do Consumidor de Mel e o Mercado de Mel. Mensagem Doce, Vol. 64, pp. 5-17.
ZAMBERLAN, L.; SANTOS, D. M. Santos. O comportamento do consumidor de mel: um estudo exploratório. Revista de Administração e Ciências Contabeis do Ideau. 2010. 21p.

Downloads

Publicado

2023-07-04

Como Citar

SILVA, M. D. e; LIMA, A. P. O.; COSTA, C. O. Mel de abelhas na alimentação de estudantes e servidores do IF Baiano campus Governador Mangabeira. Revista Macambira, [S. l.], v. 4, n. 1, p. e041001, 2023. DOI: 10.35642/rm.v4i1.463. Disponível em: http://revista.lapprudes.net/index.php/RM/article/view/463. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos