ANÁLISE DE pH E PROPRIEDADES FÍSICAS DE UM SOLO EXPERIMENTAL NA REGIÃO DE FEIRA DE SANTANA - BA

Autores

  • Luiz Gustavo de Jesus Alves Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Tatiana Silva Ribeiro Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Michelle Santana de Almeida Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Rosalvo Santana da Cruz Universidade Estadual de Feira de Santana

Palavras-chave:

Acidez, Disponibilidade, Fertilidade, Manejo, Nutrientes

Resumo

Os estudos das propriedades físicas dos solos são muito utilizados para fazer prognósticos sobre o seu comportamento em ambientes naturais e alterados pelos diversos usos. São mecanismos físicos, que atuam em processos químicos e biológicos, e auxiliam a determinar o tipo de solo (LEPSCH, 2011; BRADY; WEIL, 2013). Já o estudo do pH tem relação direta com a disponibilidade de nutrientes, assim pH > 7 indica solos alcalinos e < 5,5 solos ácidos (EMBRAPA, 2017). A área estudada pertence à Unidade Experimental de Plantas Medicinais, na Universidade Estadual de Feira de Santana. Foram coletadas 20 subamostras, e homogeneizadas para compor uma amostra composta em uma área inferior a 1ha. Seguindo a recomendação da EMBRAPA (2017), foi pesado 10g de solo TFSA (terra fina seca ao ar) e adicionado 25mL de água destilada, após descanso de 45 min, foi feita a medida do pH com um phmetro portátil. Quanto às propriedades físicas, foram feitos testes tátil-visuais, da queda da bola, cordão e rolo. O solo apresenta cor 10YR 4/2 brown, quando seco, e 10YR 4/2 grayish brown quando úmido, consistência quebradiça, pouca pegajosidade, não plástico e estrutura granular. Foram estimados 60% de areia, 23% de argila e 17% de silte, classificando-o como franco arenoso. O pH encontrado é de 4,9 (fortemente ácido). A acidez do solo infere na química, fertilidade e desenvolvimento das plantas, 6 e 6,5 é o ideal para as plantas Medicinais. O solo franco arenoso possui macroporos, com fácil permeabilidade, e rápida transferência de fluidos, perda de umidade, menor retenção de agregados. Esses dados sugerem que a área necessita de um manejo adequado, e necessidade de análise química para que as devidas medidas sejam tomadas de forma correta, para melhorar fertilidade desse solo.

Biografia do Autor

Luiz Gustavo de Jesus Alves, Universidade Estadual de Feira de Santana

Estudante de Bacharelado em Agronomia, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, Bahia. 

Tatiana Silva Ribeiro, Universidade Estadual de Feira de Santana

Professora Ms. do Departamento de Ciências Exatas (DEXA/UEFS), Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, Bahia.

Michelle Santana de Almeida, Universidade Estadual de Feira de Santana

Estudante de Bacharelado em Agronomia, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, Bahia. 

Rosalvo Santana da Cruz, Universidade Estadual de Feira de Santana

Estudante de Bacharelado em Agronomia, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, Bahia. 

Referências

BRADY, N. C.; WEIL, R. R. Elementos da natureza e propriedades dos solos. São Paulo: Bookman Editora LTDA, 2013.

EMBRAPA. Manual de métodos de análise de solo. 3. ed. rev. e ampl. – Brasília, DF: Embrapa, 2017. 573 p. Embrapa Solos.

LEPSCH, I. F. Dezenove (19) lições de pedologia. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.

MATOS, F. J. A. Plantas medicinais - guia de seleção e emprego de plantas medicinais do Nordeste do Brasil. Fortaleza: IOCE, 1989.

Publicado

2024-03-06

Como Citar

Alves, L. G. de J. ., Ribeiro, T. S., Almeida, M. S. de ., & Cruz, R. S. da . (2024). ANÁLISE DE pH E PROPRIEDADES FÍSICAS DE UM SOLO EXPERIMENTAL NA REGIÃO DE FEIRA DE SANTANA - BA. Cadernos Macambira, 8(especial2), 44. Recuperado de https://revista.lapprudes.net/CM/article/view/1280