ATRIBUTOS FÍSICOS DO SOLO PARA O CULTIVO DE MANDIOCA

Autores

  • Pedro Schmidt de Brito Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Deorgia Tayane Mendes de Souza Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Taise Bomfim de Jesus Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Heder Bispo de Freitas Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Luciana da Luz Silva Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Tainã Cádija Almeida de Mamede Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Palavras-chave:

Características edáficas, Física do solo, Mandiocultura

Resumo

O sucesso da atividade agrícola está atrelada de forma direta ao nível de fertilidade do solo onde é realizado o cultivo, o que implica na análise de alguns atributos edáficos da área onde se deseja implantar uma determinada cultura (Neves et al., 2007). Portanto, é preciso levar em consideração quais são as características biológicas, químicas e físicas do solo, para que se consiga alcançar bons níveis de produtividade nas lavouras, já que sob a ótica da fitotecnia, tanto o crescimento quanto o desenvolvimento vegetativo dependem essencialmente dessas propriedades, principalmente as químicas que se relacionam diretamente com a nutrição e fisiologia das plantas (Corassa et al., 2018; Taiz; Zeiger, 2013). Todavia, é necessário ressaltar a importância dos atributos físicos para as culturas de raízes e tubérculos, como a mandioca (Manihot esculenta Crantz), considerando especialmente a resistência mecânica do solo à penetração que afeta o crescimento de raízes tuberosas (Rós; Tavares Filho; Barbosa, 2013). Além disso, também deve ser levado em conta a porosidade total, a macro e a microporosidade, bem como a umidade gravimétrica do solo, já que para as culturas de raízes deve-se ter um cuidado com o risco de encharcamento que é um fator ambiental favorável ao surgimento de podridão radicular (Cravo; Smyth; Souza, 2016). Sendo assim, é pertinente que profissionais da área agronômica que prestam serviços de assistência técnica, orientem os agricultores para o plantio da mandioca em talhões cujo solo apresenta textura média ou arenosa, por se tratarem de solos mais “soltos” ou aerados, que facilitam o crescimento das raízes tuberosas e pelo fato de apresentarem boa drenagem, diminuem a condicionante ambiental que torna as culturas de raízes e tubérculos mais suscetíveis às podridões.

Biografia do Autor

  • Pedro Schmidt de Brito, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

    Mestrando em Ciências Ambientais do PPG em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente (PPGM), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, Bahia.

  • Deorgia Tayane Mendes de Souza, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

    Professora Drª do PPG em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente (PPGM/UEFS), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, Bahia.

  • Taise Bomfim de Jesus, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

    Professora Drª do PPG em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente (PPGM/UEFS), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, Bahia.

  • Heder Bispo de Freitas, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

    Graduando em Agronomia, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, Bahia. 

  • Luciana da Luz Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

    Doutoranda em Ciências Ambientais do PPG em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente (PPGM), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, Bahia.

  • Tainã Cádija Almeida de Mamede, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

    Doutoranda em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa, Minas Gerais. Professora do Departamento de Ciências Exatas (Área de Geociências/DEXA), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, Bahia.

Referências

CRAVO, M. S.; SMYTH, T. J.; SOUZA, B. D. L. Calagem e adubação para a cultura da mandioca. In: MODESTO JÚNIOR, M. S.; ALVES, R. N. B. Cultura da mandioca: aspectos socioeconômicos, melhoramento genético, sistemas de cultivo, manejo de pragas e doenças e agroindústria. Brasília: Embrapa, 2016.

CORASSA, G. M. et al. Soil chemical attributes restricting grain yield in Oxisols under no-tillage system. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v. 53, n. 11, p. 1203–1212, nov. 2018.

NEVES, C. M. N.; SILVA, M.L.N.; CURI, C.; CARDOSO, E. L.; MACEDO, R. L. G.; FERREIRA, M. M.; SOUZA, F. S. de. Atributos indicadores da qualidade do solo em sistema agrossilvopastoril no noroeste do estado de Minas Gerais. Scientia Forestalis, n. 74, p. 45– 53. Piracicaba, 2007. Disponível em: https://www.ipef.br/publicacoes/scientia/nr74/cap05.pdf. Acesso em: 11 jun. 2023.

RÓS, A. B.; TAVARES FILHO, J.; BARBOSA, G. M. D. C. Propriedades físicas de solo e crescimento de batata-doce em diferentes sistemas de preparo. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 37, n. 1, p. 242–250, fev. 2013.

TAIZ, L.; ZEIGER, E. Fisiologia vegetal. 5. ed. Artmed, 2013. 918 p.

Publicado

2024-03-06

Como Citar

ATRIBUTOS FÍSICOS DO SOLO PARA O CULTIVO DE MANDIOCA. (2024). Cadernos Macambira, 8(especial2), 56-57. https://revista.lapprudes.net/CM/article/view/1289