CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA DO PÓ DE ROCHAS CARBONÁTICAS DE IRECÊ-BA

Autores

  • Sonaly da Silva Pedrosa Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Tatiana Silva Ribeiro Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Lázaro Pinheiro de Brito Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Emily Santos Barbosa Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Deorgia Tayane Mendes de Souza Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Francielle Nascimento dos Santos Universidade Estadual de Feira de Santana

Palavras-chave:

Correção do solo, Fertilidade, Fluorescência de Raios X

Resumo

O uso de pó de rochas carbonáticas para corrigir o pH do solo é benéfico, sustentável e reduz a dependência de insumos importados (RICHARDI et al., 2023). Também considerado como remineralizadores, este material é obtido a partir da moagem de rochas calcíticas e dolomíticas. A fim de conhecer seu percentual de elementos químicos, o presente trabalho tem por objetivo analisar a composição química do pó de rochas calcíticas e dolomíticas do município de Irecê-BA, onde a empresa INCONSOL atua e comercializa seus produtos, sendo a fornecedora das amostras para estudo. Nas Análises químicas convencionais fornecidas pela empresa, as propriedades periódicas do pó de rochas calcíticas e dolomíticas foram: Poder de Neutralização- 85,59%-98,85%; Reatividade- 77,5%-84,55% e Poder de Neutralização Total 66,33%-66,33%, ambos apresentam ideal atividade neutralizante e boa reatividade. Nas análises realizadas com a Fluorescência de Raios X portátil dos atributos químicos, os macro e micronutrientes presentes nas amostras de pó de rochas calcíticas foram (%): P:0,71, Ca:13,30, Mg:4,50, S:1,13, Fe:0,28, Cu:628ppm, Al:2,01, Si:4,06), das amostras de pó de rochas dolomíticas (%): P:0,86, Ca:4,58, Mg:5,30, S:1,18, Fe:0,14, Cu:638ppm, Al:1,54, Si:3,95. Os dados analíticos demonstram a presença dos macronutrientes essenciais, como P, Ca, Mg e S, com exceção do K nos dois tipos de rochas. Entretanto, o calcário dolomítico apresenta maiores concentrações de P e Mg. Em ambas as rochas o Si está presente, podendo atuar como um elemento benéfico. Já os teores de Cu, que é um micronutriente, possuem alta concentração e precisam ser monitorados. No entanto, ambos materiais possuem bons potenciais para correção do solo e aumento gradativo da fertilidade.

Biografia do Autor

  • Sonaly da Silva Pedrosa, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

    Estudante de Agronomia, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, Bahia

  • Tatiana Silva Ribeiro, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

    Professora Ms. do Departamento de Ciências Exatas (DEXA/UEFS), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, Bahia

  • Lázaro Pinheiro de Brito, Universidade Estadual de Feira de Santana

    Engenheiro Agrônomo, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, Bahia.

  • Emily Santos Barbosa, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

    Estudante de Agronomia, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, Bahia.

  • Deorgia Tayane Mendes de Souza, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

    Professora Drª do PPG em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente (PPGM/UEFS), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, Bahia.

  • Francielle Nascimento dos Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana

    Estudante de graduação em Agronomia, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, Bahia

Referências

RICHARDI, M. M et al. Uso de rocha carbonática e microrganismos como suprimento alternativo de fósforo- Nativa, Sinop, v.11, n.1, p 82, Cuiabá- Universidade Federal do Mato Grosso, 17 mar. 2023.

Publicado

2024-03-06

Como Citar

CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA DO PÓ DE ROCHAS CARBONÁTICAS DE IRECÊ-BA. (2024). Cadernos Macambira, 8(especial2), 79. https://revista.lapprudes.net/CM/article/view/1305