Trajetória do PIBID e sua influência na formação de licenciandos

Autores

  • Paloma Dias Gomes Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi
  • Greice Kelly Silva Cotrim Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi
  • Naiara Pereira Araújo Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi
  • Angeli Silva Sousa Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi
  • Alynne Gomes de Jesus nstituto Federal Baiano, Campus Guanambi-BA
  • Jane Geralda Ferreira Santana Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi-BA

Palavras-chave:

Bolsistas, Docência, Química

Resumo

Este trabalho aborda a trajetória do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e sua implementação no IF Baiano, Campus Guanambi, com o objetivo de caracterizar a participação/colaboração da escola-campo, Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães de Guanambi/BA (CMLEM) para o PIBID/IF Baiano, com destaque para os projetos desenvolvidos. Coletaram-se os dados, por meio de pesquisas e de entrevistas, comparados e transcritos. O CMLEM iniciou a parceria com o PIBID, no ano de 2012, dentre os (05) cinco editais, colaborou em (04) quatro, realizando, nesse período, diversificadas atividades, como, aulas de reforço, oficinas de química, revitalização do laboratório, aulas temáticas e gincanas. No município de Guanambi- BA, devido à carência de professores na área da Química, instituiu-se o PIBID para motivar o licenciando a seguir na carreira docente, e adquirir novas experiências em sua formação. Dessa forma, o CMLEM colabora, de modo ativo com o programa, e envolve estudantes em projetos e iniciativas que beneficiam tanto os bolsistas quanto os alunos da escola.

Biografia do Autor

  • Paloma Dias Gomes, Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi

    Licencianda em Química. Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi.

  • Greice Kelly Silva Cotrim, Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi

    Licencianda em Química. Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi.

  • Naiara Pereira Araújo, Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi

    Licencianda em Química. Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi.

  • Angeli Silva Sousa, Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi

    Licenciando em Química. Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi.

  • Alynne Gomes de Jesus, nstituto Federal Baiano, Campus Guanambi-BA

    Professora de Biologia Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães e Supervisora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi-BA. Mestra em Produção Vegetal no Semiárido.

  • Jane Geralda Ferreira Santana, Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi-BA

    Mestra em Educação Agrícola. Docente e Coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi-BA

Referências

BATISTA, H. S.; SANTANA, J. G. F. Iniciação à docência: a licenciatura em química e o ensino de ciências. 1 ed. Salvador: EDUFBA, 2017.

BRASIL. CAPES, 2014. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Disponível em: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid. Acesso em: 4 out. 2023.

BRASIL. Decreto nº 6.755/2009. Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, disciplina a atuação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES no fomento a programas de formação inicial e continuada, e dá outras providências. Brasília, DF, 2009. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6755.htm. Acesso em: 4 out. 2023.

BRASIL. Decreto n° 7.219/2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e dá outras providências. Brasília, DF, 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7219.htm. Acesso em: 4 out. 2023.

CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Formação de professores receberá mais de 31 mil bolsas. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/formacao-de-professores-recebera-mais-31-mil-bolsas. Acesso em: 4 out. 2023.

Publicado

2024-09-20

Como Citar

Trajetória do PIBID e sua influência na formação de licenciandos. (2024). Cadernos Macambira, 9(3), 78-82. https://revista.lapprudes.net/CM/article/view/1462