Trajetória do PIBID e sua influência na formação de licenciandos

Autores

  • Paloma Dias Gomes Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi
  • Greice Kelly Silva Cotrim Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi
  • Naiara Pereira Araújo Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi
  • Angeli Silva Sousa Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi
  • Alynne Gomes de Jesus nstituto Federal Baiano, Campus Guanambi-BA
  • Jane Geralda Ferreira Santana Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi-BA

Palavras-chave:

Bolsistas, Docência, Química

Resumo

Este trabalho aborda a trajetória do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e sua implementação no IF Baiano, Campus Guanambi, com o objetivo de caracterizar a participação/colaboração da escola-campo, Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães de Guanambi/BA (CMLEM) para o PIBID/IF Baiano, com destaque para os projetos desenvolvidos. Coletaram-se os dados, por meio de pesquisas e de entrevistas, comparados e transcritos. O CMLEM iniciou a parceria com o PIBID, no ano de 2012, dentre os (05) cinco editais, colaborou em (04) quatro, realizando, nesse período, diversificadas atividades, como, aulas de reforço, oficinas de química, revitalização do laboratório, aulas temáticas e gincanas. No município de Guanambi- BA, devido à carência de professores na área da Química, instituiu-se o PIBID para motivar o licenciando a seguir na carreira docente, e adquirir novas experiências em sua formação. Dessa forma, o CMLEM colabora, de modo ativo com o programa, e envolve estudantes em projetos e iniciativas que beneficiam tanto os bolsistas quanto os alunos da escola.

Biografia do Autor

Paloma Dias Gomes, Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi

Licencianda em Química. Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi.

Greice Kelly Silva Cotrim, Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi

Licencianda em Química. Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi.

Naiara Pereira Araújo, Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi

Licencianda em Química. Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi.

Angeli Silva Sousa, Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi

Licenciando em Química. Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi.

Alynne Gomes de Jesus, nstituto Federal Baiano, Campus Guanambi-BA

Professora de Biologia Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães e Supervisora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi-BA

Jane Geralda Ferreira Santana, Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi-BA

Mestra em Educação Agrícola. Docente e Coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi-BA

Referências

BATISTA, H. S.; SANTANA, J. G. F. Iniciação à docência: a licenciatura em química e o ensino de ciências. 1 ed. Salvador: EDUFBA, 2017.

BRASIL. CAPES, 2014. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Disponível em: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid. Acesso em: 4 out. 2023.

BRASIL. Decreto nº 6.755/2009. Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, disciplina a atuação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES no fomento a programas de formação inicial e continuada, e dá outras providências. Brasília, DF, 2009. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6755.htm. Acesso em: 4 out. 2023.

BRASIL. Decreto n° 7.219/2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e dá outras providências. Brasília, DF, 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7219.htm. Acesso em: 4 out. 2023.

CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Formação de professores receberá mais de 31 mil bolsas. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/formacao-de-professores-recebera-mais-31-mil-bolsas. Acesso em: 4 out. 2023.

Publicado

2024-09-20

Como Citar

Gomes, P. D., Cotrim, G. K. S., Araújo, N. P., Sousa, A. S., Jesus, A. G. de, & Santana, J. G. F. (2024). Trajetória do PIBID e sua influência na formação de licenciandos. Cadernos Macambira, 9(3), 78–82. Recuperado de https://revista.lapprudes.net/CM/article/view/1462