Análises físico-químicas da qualidade da água no IF Baiano campus Guanambi

Autores

  • Samuel Costa Rodrigues Silva Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi
  • Isabela Martins Souza Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi
  • Enoc Lima do Rego Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi

Palavras-chave:

Água Potável, Parâmetros, Qualidade da Água

Resumo

Este estudo apresenta os resultados decorrentes da avaliação dos parâmetros físico-químicos da água utilizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Guanambi. Foram coletadas três amostras de água, sendo uma proveniente do bebedouro, outra do purificador e a terceira do laboratório 04 (quatro), com o objetivo de avaliar algumas variáveis da potabilidade das águas disponíveis para consumo humano, com ênfase na comparação da qualidade entre essas amostras e a água proveniente da torneira. Os resultados da análise revelaram que os valores de pH oscilaram entre 5,65 e 6,98. A dureza da água variou de 53,4 a 86,7 mg/L de CaCO3, enquanto a condutividade elétrica abrangeu a faixa de 66,3 a 172,5 µS/cm. Em relação à turbidez, os valores variaram de 0,104 a 1,360 NTU, com uma média de 11,708 mg/L de CaCO3. Esses resultados oferecem uma compreensão dos parâmetros físico-químicos avaliados, os dados obtidos sugerem que a água é adequada para o consumo, uma vez que os parâmetros analisados estão em conformidade com os padrões estabelecidos. No entanto, é fundamental salientar que, apesar dessas constatações, ainda não se dispõe de informações suficientes para afirmar de maneira definitiva a adequação dessa água para o consumo humano.

Biografia do Autor

Samuel Costa Rodrigues Silva, Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi

 Licenciando em Química. Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi.

Isabela Martins Souza, Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi

Licencianda em Química. Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi.

Enoc Lima do Rego, Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi

Doutor em Química. Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi

Referências

ARAÚJO, M. C. et al. Análise da qualidade da água do riacho Cavouco - UFPE. Recife, PE. 2012/2013.

BRASIL. Portaria GM/MS Nº 888, de 4 de maio de 2021. Dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.

DAGILDO, D.M. et al. Avaliação da qualidade físico-química e microbiológica da água de bebedouros de uma creche em Teresina. Revista Internacional Interdisciplinar, v 7, n. 1, p. 93-100, jan. fev. mar. 2014.

ESTEVES, F. A. Fundamentos de limnologia. Interciência, FINEP, p. 248, 1998.

RICHTER, C. A. Água: métodos e tecnologias de tratamento. São Paulo: Blucher, 2009.

SBARAINI, P.C. et al. Pegada hídrica da produção de cana-de-açúcar no Paraná de 2010 a 2020. Política Agrícola, 2023.

Publicado

2024-09-20

Como Citar

Silva, S. C. R., Souza, I. M., & Rego, E. L. do. (2024). Análises físico-químicas da qualidade da água no IF Baiano campus Guanambi. Cadernos Macambira, 9(3), 102–106. Recuperado de https://revista.lapprudes.net/CM/article/view/1499