Impactos ambientais e socioeconômicos causados pela instalação do complexo eólico Alto Sertão I - em Morrinhos/ Guanambi - BA

Autores

  • Lucidalva de Assunção Santos Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi
  • Raimundo Francisco dos Santos Filho Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi

Palavras-chave:

Tabela Periódica Interativa, Elementos Químicos, Oficina Online, Contextualização Química

Resumo

O Nordeste se destaca no processo de produção de energia eólica, como sendo a região com o maior índice de energia elétrica gerada por aerogeradores instalados no Brasil, isso ocorre devido a maior quantidade de parques situados na região. Este estudo consiste em analisar os impactos ambientais e socioeconômicos causados pela instalação do Complexo Eólico Alto Sertão I na região de Morrinhos-Guanambi-BA, por meio da percepção dos moradores e comerciantes da comunidade. Para tanto, utilizou-se o método de pesquisa quanti-qualitativo, de cunho descritivo-exploratório, por meio da aplicação de dois questionários destinado aos moradores e aos comerciantes do distrito. Os principais impactos ambientais detectados foram uma diminuição e morte de aves em torno do parque eólico, degradação do solo (erosão em algumas partes), redução de vegetação em torno dos empreendimentos eólicos, e a geração de ruídos. Já do ponto do ponto de vista socioeconômico, a instalação do parque eólico gerou emprego e renda para a população.

Biografia do Autor

Lucidalva de Assunção Santos, Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi

Licencianda em Química. Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi

Raimundo Francisco dos Santos Filho, Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi

Doutor em Química Orgânica. Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi

Referências

AOR, F. Gestão do ambiente sonoro de parques eólicos: alternativas para a avaliação e mitigação de impacto acústico. 2014. 97 p. Projeto de Graduação. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2014.

AZEVEDO, J. P. M.; NASCIMENTO, R. S.; SCHRAM, I. B. Energia eólica e os impactos ambientais: um estudo de revisão. Revista UNINGÁ, v. 51, p. 101-106, 2017. DOI: https://doi.org/10.46311/2318-0579.51.eUJ1340.

COSTA, M. A. de S.; COSTA, M. de S.; COSTA, M. M. de S., LIRA, M. A. T. Impactos socioeconômicos, ambientais e tecnológicos causados pela instalação dos parques eólicos no Ceará. Revista Brasileira de Meteorologia. v. 34, n. 3, p.399 411, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-778634304.

COSTA, R. F.; FIGUEIREDO, F. F. Identificação dos impactos ambientais na instalação de um parque eólico. 2019. Revista Lider, v. 21, n. 34, 2019, p. 84-108. Disponível em: https://revistaliderchile.ulagos.cl/index.php/liderchile/article/view/2473/3417. Acesso em:

LIMA, A. R. de. Energia Eólica e o meio ambiente: o estudo das implicações sócio espaciais no alto Sertão Baiano. 2020. 38 p. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal de Alagoas Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, 2020.

PORCIÚNCULA, K. R. DA; Análise dos impactos ambientais causados pela energia eólica: um estudo de caso no Parque Eólico Cerro Chato de Santana do Livramento - RS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. Santana do Livramento: Universidade Federal do Pampa, 2019.

TAVARES, P. R.; VERDUM, R.; VIEIRA, L. F. S. Impactos ambientais na avifauna associados às transformações da paisagem no Parque Eólico Tramandaí - Rio Grande do Sul. 2020. Dissertação (Pós-Graduação em Geografia). Universidade Federal do Rio Grande Do Sul, 2020.

Publicado

2024-09-20

Como Citar

Santos, L. de A., & Santos Filho, R. F. dos. (2024). Impactos ambientais e socioeconômicos causados pela instalação do complexo eólico Alto Sertão I - em Morrinhos/ Guanambi - BA. Cadernos Macambira, 9(3), 171–177. Recuperado de https://revista.lapprudes.net/CM/article/view/1511